Comemora-se em 27 de outubro |
Santo Elesbão (Ela Asba;Elasboas) foi
um rei do Império de Axum (Etiópia) que reinou entre 493-531.
É um santo da Igreja Católica, venerado no dia 27 de outubro.
Representado como um rei negro da Etiópia,
a veneração de Elesbão teve muita difusão no Brasil colonial entre
os escravos africanos .
Segundo a tradição, era descendente do rei Salomão e da rainha de Sabá. No século VI, Elesbão conseguiu expandir o reino cristão da Etiópia através do Mar Vermelho até a Península Arábica e o Iêmen, convertendo árabes e judeus à fé cristã.
Aproximadamente em 523, Dunaas, um rei judeu do Reino Himiarita (atual Iêmen), lançou uma rebelião contra Elesbão. Dunaas massacrou os cristãos do seu reino. Com o apoio do imperador bizantino Justino I, Elesbão reage e consegue vencer Dunaas numa guerra, possivelmente em 524/525, restabelecendo a fé e colocando no trono do reino de Dunaas um rei cristão, Esimifeu ( 525–531).
No fim da vida, Elesbão abdicou do trono em favor do seu filho e repartiu suas riquezas entre os pobres. Em Jerusalém depositou sua coroa na Igreja do Santo Sepulcro e passou a viver como eremita. Morreu no ano de 555.
No Brasil colonial, a Igreja Católica utilizou a vida de santos africanos de cor negra, particularmente São Benedito, São Elesbão e Santa Efigênia, para promover a religião católica entre os escravos.
Santo Elesbão é o protetor dos viajantes de Terra e mar ; também é invocado para se conseguir a casa própria.
ORAÇÃO A SANTO ELESBÃO
(PROTETOR DOS MARÍTIMOS)Ó Grande e Santo Elesbão, que na vossa vida nas terras longínquas, ardentes e pagas da Abissínia, soubestes, de um modo admirável e constante, cumprir os preceitos da lei cristã; com vosso admirável exemplo atraístes muitos de vossos súditos à luz da fé, vencestes os inimigos de Cristo, implantastes em vosso reino o conhecimento do verdadeiro Deus, e limpastes o mar vermelho de todos os piratas que assaltavam duplamente a vida do corpo e da alma, sede, pois, nosso defensor e nosso guia, ó grande imperador, no mar tempestuoso desta vida, para que, lutando sob as falanges do Leão de Judá, conquistemos os louros da vitória eterna. Assim seja.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai
Igreja de Santo Elesbão e Santa Efigênia: rua da Alfândega 219 - centro Rio de Janeiro visitação: seg a sexta - 8.30 h as 17 hs |