terça-feira, 19 de novembro de 2013

47) SÃO SEBASTIÃO

"SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração."Salmos 15:1,2


Comemora-se em 20 de Janeiro

            São Sebastião( Narbonne - França, 12 de Março de 256 – 20 de Janeiro de 288).

             Originário de Narbonne e cidadão de Milão, pois ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou.

            São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar sua fé em Cristo.

            Sebastião era um soldado alistado no exército romano por volta de 283.  Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano,  que o designaram  como capitão de sua guarda pessoal,, a Guarda Pretoriana ,ignorando tratar-se de um  cristão.

            Por volta de 286, a sua conduta para com os prisioneiros cristãos (Ele visitava os cristãos presos e levava ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam)  levou o imperador a julgá-lo como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas.

             Foi dado como morto e atirado em um rio, mas, Sebastião foi Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene).

             Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e se apresentou novamente ao imperador Maximiano, insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos.

            O Imperador ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

            São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado e também como apóstolo dos confessores, que eram aqueles cristãos que eram presos, durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.

            É um dos catorzes “Santos Auxiliares”. (são um grupo de santos invocados pelos cristãos em casos de necessidade especial)

            São Sebastião é considerado o protetor da humanidade contra a peste, a fome e a guerra.

            É considerado protetor de muitas cidades de vários países através do mundo: Brasil; Portugal; Grécia; Filipinas; México; EUA.



ORAÇÃO A S. SEBASTIÃO 

Ó Glorioso mártir S. Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da Cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé de Nosso Senhor Jesus Cristo, do mesmo Senhor alcançai-nos a graça de sermos vencedores dos nossos inimigos: o mundo, o demônio, e a carne, e protegei com a vossa poderosa intercessão os filhos da terra de Santa Cruz: livrai-nos a todos da peste, fome e guerra, sobretudo da peste moral que precipita no abismo tantas almas. Fazei que os ímpios e aqueles que têm a desgraça de serem instrumentos do inferno, se convertam. Que o justo persevere, que a fé se propague e a caridade triunfe.
S. Sebastião, advogado contra a peste, fome e guerra, rogai por nós.

Catedral metropolitana de São Sebastião
Av. Chile 245 - Centro- Rio de Janeiro -  RJ

ORAÇÃO 

ÍNCLITO e glorioso Mártir continuai a lançar vossas vistas benignas sobre este país, e particularmente sobre esta cidade; se todo o tempo vos declarastes sempre o nosso especial advogado, continuai a prodigalizar-nos os benignos impulsos da vossa ardente caridade. Afastai de nós, Ó Santo bendito, os terríveis flagelos da peste, da fome e da guerra; vigiai para que tão medonhas calamidades não venham perturbar o nosso repouso e alcançai-nos daquele Deus, que foi sempre o único objeto das vossas delícias, aquela graça de que necessitamos para que, imitando-vos nas virtudes em que tão eminente fostes sobre a terra possamos no termo dos nossos dias alcançar um feliz trânsito para a eternidade, aonde, participando da bem-aventurança de que gozais, possamos também acompanhar-vos nos louvores que ao Rei da Glória tributais, por todos os séculos sem fim. Assim seja.
Igreja de São Sebastião  dos missionários Capuchinhos
Rua Hadodck Lobo 266 - tijuca Rio- RJ