sábado, 16 de novembro de 2013

45) SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

"Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles."
Salmos 10:17

            Santa Francisca Xavier Cabríni nasceu em Sant’Angelo de Lódi, na Lombardia, Itália, em 15 de julho de 1850.  Ao seu nome de batismo, Francisca, mais tarde acrescentou Xavier , por veneração ao apóstolo das Indias.

            Tomou votos religiosos em 1877, convertendo-se na Madre Superiora do orfanato Casa da Providência em Codogno, onde também era professora.

            Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em 1877. Colocou sua obra debaixo da proteção de são Francisco Xavier.

            A época era de grandes migrações com destino às Américas, devido às guerras que maltratavam a Itália.  O povo chegava nos novos países com necessidade de apoio, solidariedade e, também, orientação espiritual.

             Por inspiração em São Francisco Xavier, Ela tinha muita vontade de ser missionária na China. Mas o papa Leão 13  lhe disse “não ao Oriente, mas sim ao Ocidente”.  Por isso, Santa Francisca formou missionárias para acompanhar os imigrantes em sua odisseia rumo ao desconhecido. Chegou a Nova York em 1889 para fundar um orfanato, a primeira das 67 instituções que fundou em Nova Iorque, ChicagoSeattleNova OrleansDenverLos Angeles, e outros países da América do Sul e Europa.

           Naturalizou-se cidadã norte-americana em 1909. Madre Cabrini, foi a primeira cidadã norte-americana a ser canonizada.

             Nas terras aonde as Cabrinianas chegavam, elas sempre fundavam hospitais, asilos para os necessitados e escolas para formar pessoas. Elas levavam sempre o calor humano, o amparo, a segurança e o conforto para os imigrantes. Em trinta anos de trabalho intenso, Santa Francisca Cabrini fundou sessenta e sete Casas em países como Itália, França e Américas do Norte e do Sul, inclusive no Brasil. Aquela franzina e frágil professora atravessou oceanos incontáveis vezes. Enfrentou sem medo os perigos, os políticos poderosos, as forças inimigas para defender os imigrantes.

            Madre Cabrini,  faleceu na cidade de Chicago, Estados Unidos, no dia 22 de dezembro de 1917. Sua canonização foi celebrada em 1946. Desde então, passou a ser invocada e festejada no mundo inteiro como padroeira dos Imigrantes.

            Seu corpo está preservado num caixão de vidro no altar do Santuário de Santa Francisca Cabrini, parte da Escola Madre Cabrini, em Manhattan.



NOVENA  EM HONRA DE SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI


V. Deus in adjutorium meum intende.

 R. Domine ad adiuvando me festina.                    Glória Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, que por tua vida

obtiveste o prêmio da Glória no Céu, ouve a
prece que com toda a fé te dirijo e pelos teus
merecimentos faze com que seja por Deus
aceita . Glória Patri.

O Santa Francisca Xavier, tu que na vida

provaste dores e amarguras, olha-me
 complacente que no momento da prova, a ti recorro com fé. Glória Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, que com filial

confiança recorreste a Deus pai onipotente
em todas as tuas necessidades, pela tua intercessão obtém-se a graça que tanto desejo.
                                      Glória Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, tu que dizias 
com o Apóstolo: "Tudo posso n'Aquele que
me dá força", agora que te assentas gloriosa
junto ao teu Esposo celeste, pedi-lhe a graça
que espero obter. Glória Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, que foste enri
quecida pelo Espirito Santo com tantos dotes celestiais, alcança-me também do Divino Consolador as divinas consolações.  Glória Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, que foste guia 
e mestra de tantas almas errantes, impetra-me também aquela fé sem vacilações com a qual tudo se obtém de Deus.    Glória Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, que aos dester
rados deste mundo socorrestes qual Mãe terníssima, concede-me também, compassiva, a tua proteção e tutela. 
                                          GIoria Patri.

Ó Santa Francisca Xavier, que aliviaste os 
enfermos com particular bondade, compadece-te do meu sofrimento e obtém-me logo a graça que te peço com toda fé.  Gloria Patri.

6 Santa Francisca Xavier, que percorreste 
O mundo para levar a tantos corações aflitos o bálsamo de uma caridade inextinguível, empresta-me também o teu auxílio, atendendo a súplica que devotamente confio ao teu coração.  Glória Patri.


     ORAÇÃO
            Ó Santa Francisca Xavier, tu que depuseste toda a tua confiança no Coração de Jesus e n'Ele encontraste o segredo de toda perfeição e a força que te fez apóstola do evangelho no mundo da glória do Céu, vela benignamente por mim com toda a fé recorro à tua intercessão. Tu cujo coração materno suavizou as aflições espirituais e temporais de tantos nossos Irmãos exilados neste mundo, sê também propícia a mim, peregrino no caminho da vida e alcança-me do coração dulcíssimo de Jesus todas as graças espirituais necessárias para chegar à Pátria do Céu.
            Ouve, ó Santa Francisca Xavier, a minha Prece ardente, concede-me a graça de que tanto careço (declara-se a graça desejada) e faze com que eu possa unir-me ao exército de almas que por tua intercessão, louvam, reconhecidas, a Deus.
v. Rogais por nós, Santa Francisca Xavier.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS
Ouvi-nos, ó Deus, nosso Salvador, e concedei que assim como nos alegramos com a festividade de Santa Francisca Xavier, vossa Virgem, também sejamos por ela instruídos na verdadeira devoção.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amem

venerada na igreja de São Joaquim
rua Joaquim Palhares 227 cidade nova - rio de janeiro

Provérbio:
"Faça com que sua felicidade jamais dependa da felicidade dos outros." (Maintenin)