sábado, 9 de novembro de 2013

40) SÃO JOSÉ

"Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo". Salmos 5:7

Comemora-se em 19 de março

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos, São José, puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais ouviu-se dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção e implorado a vosso socorro e não fosse por vós consolado.
Com esta confiança,venho à vossa presença e a vós,fervorosamente, me recomendo.
Oh! Não desprezeis as minhas súplicas pai adotivo do redentor, mas dignai-vos de  acolhe-las piedosamente. Amém

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ: (do livro de orações da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M.)

São José, nosso lar governai,
e as bençãos celestes derramai
sobre nossa comunidade reunida,
para que, em Cristo, se conserve unida.

Que a paz e a alegria nos alentem
e o temor de Deus nos sustente;
para nossa estrada ao céu conduzir
e a virtude ornar nosso agir.

Peço-vos, hoje, de coração:
entre nós ficai em união!
Dou-vos agora, com alegre olhar,
a chave da ventura do lar.
Da casa suplico-vos afastar
o que lhe possa dano causar.

Encerrai em mim e aos meus,
no coração de Jesus, nosso Deus;
para vivermos aqui, ó São José,
como vós na casa de Nazaré.

Súplicas eficacíssimas

Para serem recitadas em estado de graça, a fim de se alcançar aquilo de que se tem mais necessidade.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.


1. São José, protetor e advogado nosso, a vós é que recorro para que me alcanceis a graça que me traz a vossos pés gemendo e suplicando. Sim, é verdade que os desgostos presentes, as amarguras que 
me cruciam e as desolações que me circundam, são o justo castigo dos meus pecados. Reconheço que sou culpado de tantos erros, mas perderei então a esperança de ser ajudado por Deus e desesperar-me-ei?

“Não, certamente não, míseros pecadores, .exclama Santa Teresa, a vossa maior devota e propagadora de vossas glórias, em qualquer necessidade, por mais grave que seja, recorrei à eficaz. intercessão do patriarca São José; procura i-o com fé verdadeira, e vossas súplicas certamente serão atendidas”.

Confiante, pois, me prostro ante vosso glorioso trono e de vos imploro piedade e misericórdia.


Ah! São José, fazei tudo quanto está em vosso poder para aliviar as minhas tribulações.
A minha fraqueza supri-a vós! Poderoso como sois, fazei que, obtendo por vossa piedosa intercessão a graça ardentemente desejada, possa eu alegre e contente achegar-me de vosso altar para, agradecido, render-vos homenagens de gratidão e em vossa honra cantar, jubiloso, hinos de louvor e agradecimento.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.


2. Não vos esqueçais, Ó glorioso São José, que jamais pecador algum, recorrendo a vós, ficou iludido na fé e esperança que pôs em vós. Numerosíssimas são as graças que fulgem e os favores que brilham, alcançados aos pobres aflitos por Vossa intercessão. Doentes de todo gênero, infelizes de toda espécie, oprimidos, caluniados, traídos, abandonados de todo conforto humano, miseráveis necessitados 
de pão e de amparo, de todos que recorrem à vossa real proteção, são ouvidas as súplicas.

Ah! não permitais, ó grande santo, que entre tantos beneficiados seja eu o único que, chorando e aflito, fique privado da graça que vos pedi. Mostrai-vos também para comigo poderoso e liberal, e minha língua, meu coração e minha alma agradecendo-vos hão de cantar: «Viva eternamente o pai adotivo do Verbo Encarnado, o gloriosíssimo São José".


Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.


3. Ó chefe excelso da Sagrada Família, eu vos venero profundamente e de coração vos invoco. Já a milhares de almas aflitas, que vos invocaram antes de mim, concedestes conforto, paz, graças e favo
res. Dignai-vos consolar também a minha alma atribulada que não encontra descanso no meio das angústias que a oprimem.
Sapientíssimo santo, bem conheceis em Deus todas as minhas necessidades, mesmo antes que vos suplique, portanto conheceis perfeitamente quanta necessidade tenho da graça que vos peço.
Nenhum coração humano pode consolar-me. Por vós quero ser consolado, e por vós mesmo, ó gloriosíssimo santo.
Se me concedeis a graça que vos peço com tanta insistência hei de propagar vossa devoção, ajudar a sustentar as obras que surgem em vosso nome para alívio de tantos infelizes.Ó São José, consolador dos aflitos, compadecei-vos de minha dor.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Ladainha de São José

 Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo. ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, tende piedade-de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós,
São José,
De Davi ilustre descendente,
Luz dos patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Guarda puríssimo da Virgem,
Nutrício do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Cristo,
Chefe da Sagrada, Família.
José justíssimo,
José, castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo.
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Glória da vida doméstica,
Guarda das virgens,
Amparo das famílias,
Consolador dos aflitos,
Esperança dos enfermos,
Padroeiro dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, perdoai-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados
do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os, pecados
do mundo, tende piedade de nós.
V. O Senhor o fez dono de sua casa.
R. . E administrador de todos os seus bens.
Oremos. - o Deus que por inefável providência vos dignastes escolher o bem aventurado José para esposo de vossa Mãe Santíssima, concedei-nos, nós vo-lo pedimos, que, venerando-o aqui na terra como protetor, mereçamos tê-lo no céu como intercessor: vós que viveis e reinais nos séculos dos séculos.
 R.. Amém.
Ajuntem-se mais estas breves súplicas, às pessoas adoráveis da Santíssima Trindade.
Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José que entre todos o escolhestes para ser vosso representante aqui na terra, tende piedade de mim.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Eterno Divino Filho, pelo amor que tendes a São José, vosso fidelíssimo guarda na terra, tende piedade de mim.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Eterno Divino Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José. que com tanta solicitude guardou a Maria Santíssima, vossa esposa predileta, tende piedade de mim.
 Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.
Termina-se com as seguintes invocações:
Ó excelso Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus, pelo tesouro de vossa perfeitíssima obediência a Deus, tende compaixão de mim.
Pela vossa santa vida cheia de méritos, ouvi-me.
Pelo vosso poderosíssimo nome, ajudai-me.
Pelo vosso clementíssimo coração, favorecei-me.
Pelas vossas santas lágrimas, tende com paixão das minhas.
Pelos vossos dolorosos suspiros, tende piedade do meu sofrer.
Pelas vossas sete dores, tende compaixão de mim.
Pelos vossos sete gozo, consolai-me o coração.
São José, ouvi-me!
São José, atendei-me!
São José, tende compaixão de mim!
De todo mal da alma e do corpo, livrai- me!
Socorrei-me com a vossa santa proteção, e na vossa misericórdia e poder alcançai-me do Senhor aquilo que me é necessário e especialmente a graça que necessito. 
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
Finalmente, com grande devoção e convicção diga-se o "CREDO".



ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

            Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
            Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
            Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão, Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
            São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

    São José, rogai por nós que recorremos a vós.



E AGORA, JOSÉ? 
(Frei Betto, coluna Espiritualidade, do Jornal O Globo em 18/03/17)

   São José merece duas festas no ano litúrgico: l9 ou 20 de março, dependendo do lugar,

 e 1º de maio, celebração de São José Operário. Pouco se sabe do homem que criou Jesus. Evangelhos e textos apócrifos registram que ele exercia a profissão de operário da construção civil, era viúvo e pai de vários filhos antes de se unir a Maria.
   No português, seu ofício foi resumido para carpinteiro. Ora, José não trabalhava apenas com
madeira. Também com cantaria, pedras, Sabia construir uma casa feita dos dois materiais.
   Há indícios de que José trabalhou em Séforis, antiga capital da Galileia, distante apenas 7km de Nazaré, onde morava.
Talvez tenha também participado da edificação da nova capital, Tiberíades, às margens do lago de Genesaré. Foi construída por ordem do governador Herodes Antipas, 0 mesmo que
degolou João Batista e a quem Jesus qualificou de "raposa” (Lucas 13. 32].

 Recebeu o nome de Tiberíades em homenagem ao imperador Tibério César, sob cujo reinado Jesus nasceu, viveu e morreu executado na cruz.
   Detalhe curioso é que os evangelhos registram o périplo de Jesus e seus discípulos por
cidades e povoados às margens do lago também conhecido como Mar da Galileia, e nenhuma vez se noticia que ele teria entrado em Tiberíades. No entanto, esteve várias vezes em cidades muito próximas, como Cafarnaum e Magdala.
Supõe-se que rejeitava a cidade por ter, quando jovem, ajudado seu pai nas edificações suntuosas da nova capital.
   De José, sabemos que namorou Maria, que aparece grávida quando ainda não se haviam casado.
E agora, José? Foi sofrido para ele suportar tamanha surpresa.

 Poderia tê-la denunciado por adultério. Se o fizesse, Maria não teria como se defender. Tal direito em negado às mulheres. e ela poderia receber sentença de morte por apedrejamento, como adúltera cuja vida Jesus salvou no momento extremo (João 8, 1-11).
   Por amor a Maria, José preferiu abandoná-la. Porém, Deus o fez. entender, na fé, que a gravidez era obra do Espírito Santo.
   Deus entrou na história humana pela porta dos fundos. Escolheu uma simples camponesa
e um operário como sua família. Habitavam uma aldeia tão insignificante, Nazaré, que jamais é citada no Antigo Testamento. Não abrigava mais de 400 habitantes.
   José descendia "da casa de Davi" (Lucas 1, 27), ou seja. Tinha família em Belém.
Segundo os relatos evangélicos, um recenseamento o fez subir de Nazaré a Belém para ali se inscrever. Seus familiares o rejeitaram. Como aceitá-lo. se não estava casado conforme as leis judaicas e se fazia acompanhar por uma jovem grávida?
   Na iminência do parto, o casal buscou abrigo ao ocupar uma propriedade rural. Tomou uma choça como casa e um cocho como berço, cercado de animais e estrume.
   Deus se insere na historia humana pela via dos oprimidos. Não conhecemos a reação do
dono da propriedade, se fez vista grossa ou se deixou de enxotar o Casal ao constatar que a
moça tinha o ventre muito dilatado.
   Ali nasceu Jesus, como hoje nascem crianças em acampamentos de sem-terra, campos de refugiados. abrigos de moradores de rua, prisões e localidades bombardeadas pela guerra.
   O rei Herodes. que governava a Palestina, conhecia a profecia de Isaías de que o Messias, esperado pelos judeus, haveria de nascer em Belém. E chegou-lhe aos ouvidos que isso acabara de ocorrer. Tratou de enviar uma tropa a Belém e, segundo o evangelista Mateus, todos os bebes da Cidade de Davi foram passados ao fio da espada. Contudo, José e Maria já haviam partido com o menino para o exílio no Egito, de onde retornaram após a morte de Herodes.
   Sem exageros, a Jesus, Deus feito homem no qual nós cristãos cremos e procuramos seguir, se aplicam atributos que envergonham abastados e presunçosos: filho de uma suposta adúltera; de um casal de trabalhadores manuais; de vitimas da tirania; de excluídos do núcleo familiar; de refugiados e exilados.
   Alguma dúvida de que Deus, como enfatiza o papa Francisco, fez opção pelos condenados da Terra?

Provérbio:
" A fé e a oração desafiam a alma a ir além do que ela pode ver." (William Clarke)