terça-feira, 26 de novembro de 2013

52) SANTA CLARA


"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. "Salmos 23:2

Comemora-se em 11 de agosto

Clara de Assis (1194-1253) foi uma mulher de família nobre que, vinha sendo preparada, por sua família, para arranjar um bom casamento, como era hábito na época.

 Ela teria ouvido algumas pregações de Francisco e seus companheiros pelas ruas de Assis. Às escondidas, passou a apoiar o grupo, doando alimentos e ajudando-os naquela missão.

 Encantada com o radicalismo de Francisco (1182-1226), decidiu seguir seu exemplo: abandonar a vida de posses e entregar-se ao cuidado com os pobres.

Tinha 18 anos quando fugiu de casa e foi ao encontro de Francisco

 Naquele mesmo dia, Clara deixou que Francisco raspasse sua cabeça e se consagrou totalmente a Deus, para uma vida de absoluta pobreza. Além de amigo fraterno, Francisco tornou-se seu mestre e guia espiritual.

Seguindo os passos de Francisco, ela abraçou a pobreza evangélica absoluta, fundando a chamada inicialmente “Ordem das Damas Pobres", "Como Francisco de Assis, Clara arrastou atrás de si, não apenas familiares, como irmã, mãe e prima, mas também muitas jovens das famílias mais importantes de Assis, desejosas de um novo sentido para suas vidas. Ela e suas companheiras passaram a viver do trabalho de suas mãos e das esmolas que recebiam e distribuíam aos pobres e indigentes.

Ela acabou sendo a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a Ordem de Santa Clara ou Ordem das Clarissas. Que se expandiu rapidamente. No ano da morte de Clara, em 1253, o número havia saltado para 111.

 

"Depois da morte de Francisco [em 1226], Clara continuou a obra fransciscana. Ela era uma mulher muito forte, de fibra, E, por isso mesmo, foi a grande sustentadora do carisma franciscano.

  Sua importância se compara ao papel que teve São Paulo para a difusão do cristianismo.

Durante o assédio dos bárbaros sarracenos contra a cidade de Assis, prevendo o assalto dos soldados ao convento, Clara, embora doente, dirigiu-se ao altar do Santíssimo Sacramento, tomou nas mãos a Custódia com a sagrada hóstia e se apresentou aos assaltantes, que fugiram tomados por um pânico inexplicável.

Santa Clara faleceu aos 60 anos, aos 11 d agosto de 1253, e Seu funeral teve a presença do papa [Inocêncio 4º (1195-1254)] e de cardeais, algo pouco usual naquela época. Está sepultada na Basílica de Santa Clara em Assis – Itália.

Fonte:BBC Brasil ; Livro: O Santo do dia - editora Vozes

Basílica de Santa Clara em Assis – Itália.

ORAÇÃO A SANTA CLARA

Pela intercessão de Santa Clara o Senhor Todo poderoso me abençoe e proteja. Volta para mim os seus olhos misericordiosos. me dê a paz e tranquilidade. Derrame sobre mim suas copiosas graças e depois dessa vida me aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os Santos.

Em nome do Pai. do Filho. do Espírito Santo. Amém.

Fazer os pedidos a Santa Clara 1 de negócio e 2 impossíveis.

Rezar 9 ave-marias durante 9 dias com uma vela acesa durante a oração. Mesmo sem fé seus pedidos serão atendidos. Mande publicar no 9° dia.


edições paulinas

NOVENA A SANTA CLARA


Oh! Santa Clara, que seguistes a Cristo com tua vida de pobreza e oração, faze que entregando-nos confiantes a previdência do Pai Celeste no inteiro abandono, aceitemos serenamente sua. divina vontade.
Oh! Santa Clara, bela e formosa iluminai os meus caminhos para a glória, e para a vitória. Livrai-me dos inimigos e dos problemas. Eu peço a milagrosa Santa Clara para cobrir a minha cabeça com o seu manto sagrado e defender os meus negócios e a minha vida em todos os momentos de aflições e dores. Amém.

Orar 9 Ave Marias, durante 9 dias. Acender uma vela na hora que estiver orando. Depois pode apaga-la.