"O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz. "Salmos 29:11
comemora-se em 13 de dezembro |
Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos. Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do século III.
Conta-se que, pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para a romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, de onde voltou com a graça da cura de sua mãe, que tinha uma grave doença, e a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos por que passaria, como Santa Águeda.
Luzia doou aos pobres todos os seus bens materiais. O jovem a quem Luzia fora prometida passa a realizar inúmeras acusações a ela que teve que enfrentar as autoridades perseguidoras do regime de Diocleciano. Luzia foi presa, martirizada e morta por decapitação pelas forças do governo que exigiam que ela renunciasse ao cristianismo e aderisse aos rituais pagãos romanos.
“Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade” (Santa Luzia)
"Santa Luzia foi uma mulher corajosa, que escolheu viver na fé e arriscar sua vida ao assumir a condição de seguidora de Jesus, em um tempo em que isso era considerado crime grave".
Segundo narrativa do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes.
Fato é que desde os primeiros séculos do cristianismo ela passou a ser invocada para curar as doenças da visão. Ela é invocada não apenas contra a cegueira física, mas também contra a cegueira que nos impede de ver a Deus como nossa luz. A inserção de seu nome no cânone da missa confere-lhe lugar importante na história da Igreja.
Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado em Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.
Chiesa dei Santi Geremia e Lucia - Veneza |
1) ORAÇÃO A SANTA LUZIA
Doce Virgem Mártir que, no mundo, por amor de Deus, tanto sofrestes, tende piedade dos pobres pecadores que, confiantes, a Vós recorrem, e prostrados imploram, por vossa intercessão, a divina misericórdia. Ouvi, benigna as nossas súplicas, Vós que tantas vezes tendes restituído a vista aos cegos. E, por piedade, alcançai -nos da Virgem Mãe de Deus a graça que, com tamanha confiança, agora vimos implorar. 5 PN 5 AM e 5 GI. PAIAcolhei miraculosa Virgem e Martyr, este meu pedido, e sêde minha intercessora, para que á hora da morte mereça gozar comvosco a vivificante luz da Eternidade. Amen.