sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

75) SÃO PEDRO GONÇALVES

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias."Salmos 51:1


               Pedro Gonçalves Telmo, também conhecido como Santelmo ou Corpo Santo foi um sacerdote católico castelhano da Ordem dos Dominicanos, onde se distinguiu pela sua retórica e capacidade de pregação. Foi capelão do rei Fernando III de Leão e Castela antes de ser nomeado prior do Convento de São Domingos de Guimarães. 
            É o santo padroeiro dos homens do mar e dos barqueiros tendo cedo desfrutado de grande devoção popular. É o santo padroeiro ainda da cidade de Tui ( é um município da Espanha que se encontra na comarca do Baixo Minho, província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza), onde se celebra a sua festa na segunda-feira da segunda semana da Páscoa.
De família distinta, estudou na Universidade de Valencia e foi ordenado sacerdote graças à proteção de um tio, bispo de Astorga.
            Ocupou o posto de capelão militar, ofício em que o seu dom de oratória chamou a atenção do rei Fernando III, que o convocou para a sua Corte. Como confessor do rei, incentivou-o a renunciar às hostilidades contra a Andaluzia, e acompanhou-o na campanha de conquista de Córdoba e Sevilha.
             No regresso da campanha, abandonou a Corte para pregar nas Astúrias e na Galiza. É nesta fase de sua vida que a tradição popular lhe atribuiu a realização de diversos milagres, em particular os relacionados com a vida dos pescadores e marinheiros da Galiza, a quem teria dedicado muito das suas pregações.
catedral de Tui


            Já sexagenário, retirou-se para Tui. Na na Páscoa de 1246, veio a falecer durante uma peregrinação a Santiago de Compostela. Está sepultado na Catedral de Tui. Foi canonizado pelo Papa Benedito XIV em 1741.


SÃO PEDRO GONÇALVES TELMO - Padroeiro dos homens do mar - venerado na igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares  -rua Primeiro de Março 36 - Centro - Rio de Janeiro - RJ (tel 2506-7600)


ORAÇÂO:
            Ó Deus que apresentais a Obra extraordinária do bem-aventurado Pedro, para nós que estamos entre os perigos do mar, concedei por intercessão dele, que resplandeça sempre o farol da vossa graça nas tempestades desta vida, a fim de que possamos chegar ao porto da eterna salvação.
Assim Seja