segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

76) SANTA FILOMENA


"Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. "Salmos 54:2

comemora-se dia  10 de Agosto 

            Segundo os relatos dos historiadores da vida de Santa Filomena, havia na Grécia um rei que não tinha descendentes por sua esposa ser estéril.

            Um médico cristão convenceu a família do rei, que era considerado ateu, a se converter ao cristianismo, sugerindo que fizessem um pedido a Jesus Cristo para lhes fazer um milagre de se tornarem pais.

            No dia 10 de agosto nascia Lumena (luz da fé) para alegria dos pais. No batismo foi acrescentado o nome Filo tornando-se Filomena.

            A vida e o coração daquela menina a levou para uma decisão intima como mulher. Muito cedo fez seus votos de castidade e se declarou como “esposa de Jesus”.

            O Imperador Deoclesiano que tomava conta daquela região onde moravam, declarou guerra, o que acabaria com os moradores e bens dos pais de Filomena. O rei, acompanhado de sua família foi a Roma pedir a paz ao imperador. O Imperador ao ver a bela moça que se tornara Filomena, pediu para desposa-la. Seu pai concordou, achando que tinha conquistado a paz
mas Filomena não aceitou devido aos seu voto de castidade.

            Contrariado, o Imperador Deoclesiano a mandou para o cárcere. Filomena foi torturada. Durante 37 dias sofreu grandes tormentos,

            Mas também aconteceram verdadeiros milagres, como a aparição de Nossa Senhora a ela, curando-a de suas chagas sofridas no cárcere. A Mãe de Jesus lhe disse que ela sofreria mais alguns dias, e depois seu Filho Jesus a levaria ao céu. Um dos fatos descritos pelos estudiosos da vida de Santa Filomena, é que até o carrasco que a martirizou se converteu ao cristianismo.

            O Imperador mandou flecha-la, mas não a acertaram; mandou aquecer flechas no fogo e atirar nela, mas as flechas voltaram e mataram seis flecheiros. mandou jogá-la no rio Tibre com uma ancora ao pescoço; veio um anjo e cortou a corda e a âncora foi para o fundo.

            A multidão que presenciava estes prodígios se convertia ao cristianismo e glorificava a Deus. Então o imperador tirano deu ordens para que fosse decapitada.
            Assim a alma de Filomena voou gloriosamente para o céu, no dia 10 de agosto, numa sexta-feira, às três horas da tarde, como seu Divino Esposo Jesus também passou nessa hora pelo sacrifício da cruz.


            O corpo de santa Filomena só foi encontrado nas escavações das catacumbas de Priscila, em Roma, no dia 25 de maio de 1802. A sepultura estava intacta, fato realmente raríssimo, e foi aberta na presença de autoridades civis, religiosos da Igreja e peritos leigos. Durante as escavações, ainda encontraram: três placas de terracota, com as seguintes inscrições: “Paz te Cum Fi Lumena”, ou seja, “A paz esteja contigo, Filomena”. O caixão tinha os entalhes de uma palma, três flechas, uma âncora, um chicote e um lírio, indicando a forma de seu martírio e morte no século IV. 

            Assim, finalmente, foram encontradas as relíquias da jovem mártir santa Filomena, que ficaram sob os cuidados da Igreja Católica. Essas relíquias  estão no seu santuário em Mugnano el Cardinale, onde muitas graças e milagres foram alcançados por intercessão da santa, bem como ocorreram em muitas outras partes do mundo cristão. O seu santuário tornou-se um centro de intensa e frequente peregrinação.

Santuário de Sta Filomena - Mugnano del Cardinale - Avellino - Campagna - Itália

            Muitos pontífices declararam-se fiéis devotos de santa Filomena, entre eles o papa Leão XII, que a proclamou “a grande milagrosa do século XIX”. Foi o papa Gregório XVI que a nomeou “Padroeira do Rosário Vivente” e escolheu o dia 10 de agosto para a sua festa.

ORAÇÃO A SANTA FILOMENA

            Ó gloriosa Virgem mártir, que fostes tão amada por Deus, Santa Filomena, eu me regozijo convosco pelo grande poder que Deus vos conferiu para a glorificação do seu santo Nome, para a edificação da Igreja e para honrar os merecimentos da vossa vida e da vossa morte. Alegro-me por ver-vos tão grande, tão pura, tão generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, tão magnificamente recompensada por Ele no Céu e na Terra.
             Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho de imitar-vos, pela fuga do mal e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos de Deus.
            Ajudai-me, pois, grande Santa, com a vossa poderosa intercessão! Alcançai-me sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade que não recuse a Deus nenhum sacrifício, e um amor forte como a morte pela fé de Jesus Cristo, pela santa Igreja Romana, pelo Sumo Pontífice, pai comum de todos os fiéis.
            Eu vos saúdo, ó inocente Filomena, que por amor de Jesus conservastes imaculado o lírio da virgindade. - Eu vos saúdo, ó ilustre Filomena, que vertestes tão generosamente vosso sangue em defesa da fé. - Eu vos saúdo, ó celeste Filomena, arca da salvação, que operastes tantos e tão grandes prodígios.

LADAINHA DE SANTA FILOMENA

composta pelo Santo Cura D'Ars, São João Batista Maria Vianney - (Para uso particular)

Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, ouvi-nos !
Jesus Cristo, atendei-nos!
Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós!
Filho de Deus, Redentor do mundo, tende piedade de nós!
Espírito Santo, que sois um só Deus, tende piedade de nós!
Trindade Santa, que sois um só Deus, tende piedade de nós !
Santa Maria, Rainha das virgens, rogai por nós !


Santa Filomena,     • Rogai por nós! (repetir após cada invocação, até o final)
Santa Filomena, cheia de abundantes graças desde o berço,
Santa Filomena, fiel imitadora de Maria,
Santa Filomena, modelo das virgens,
Santa Filomena, templo da mais perfeita humildade,
Santa Filomena, abrasada no zelo da glória de Deus,
Santa, Filomena, vítima do amor de Jesus,
Santa Filomena, exemplo de força e de perseverança,
Santa Filomena, atleta invencível da castidade,
Santa Filomena, espelho das mais heroicas virtudes,
Santa Filomena, firme e intrépida em face dos tormentos,
Santa Filomena, flagelada como o vosso Divino Esposo,
Santa Filomena, trespassada por uma saraivada de dardos,
Santa Filomena, consolada pela Mãe de Deus, quando agrilhoada,
Santa Filomena, milagrosamente curada na prisão,
Santa Filomena, amparada pelos. Anjos no meio dos tormentos,
Santa Filomena, que preferistes as humilhações da morte 

aos esplendores do trono
Santa Filomena, que convertestes as testemunhas do vosso martírio,
Santa Filomena, que cansastes os algozes,
Santa Filomena, protetora dos inocentes,
Santa Filomena, padroeira da juventude,
Santa Filomena, asilo dos desventurados,
Santa Filomena, saúde dos enfermos,
Santa Filomena, nova luz da Igreja militante,
Santa Filomena, que confundis a impiedade do século,
Santa Filomena, cujo nome é glorioso no céu e terrível para o inferno,
Santa Filomena, ilustre pelos mais esplêndidos milagres,
Santa Filomena, poderosa junto de Deus,
Santa Filomena, que reinais na glória,
Cordeiro de Deus que apagais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que apagais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que apagais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor! 

V _ - Rogai por nós, Santa Filomena!
R_ - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

ORAÇÃO

Nós vos suplicamos, Senhor, que nos concedais o perdão dos nossos pecados, pela intercessão de Santa Filomena, virgem e mártir, que foi sempre agradável aos vossos olhos pela sua eminente castidade e pelo exercício de todas as virtudes. Amém.

Estas orações servem admiravelmente para fazer uma novena que se pode concluir com a Sagrada Comunhão.

O QUE PENSAM OS PAPAS SOBRE A DEVOÇÃO A SANTA FILOMENA 


Gregório XVI -(governou a Igreja de 1831 a 1846)- chamava Santa Filomena "A grande Santa", a "Taumaturga do século XIX", e mandou ao Santuário uma magnífica Lâmpada de ouro e prata.

Pio IX - (1846) a 1878) - o Papa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, pois coroou a fronte de sua Mãe do céu com o incomparável diadema do dogma da Imaculada - foi milagrosamente curado pela Santa Filomena. Mais tarde, quando Papa, fez uma peregrinação ao seu Santuário. Celebrou a santa Missa no altar da Santa e, como gratidão, deixou os seus paramentos ao Santuário.

Leão XIII - (1878 a 1903) ,- o Papa da famosa encíclica "Rerum Novarum", a Paz Social, ou melhor: o grande Papa dos operários, ainda quando Cardeal fez duas peregrinações ao Santuário da Santa e, como recordação, deixou o seu Báculo e Mitra. Mais tarde, quando Papa, mandou uma bela cruz ao Reitor do mesmo Santuário.

Pio X - (1903 a 1914) - O Papa da SS. Eucaristia e do santo Rosário, era grande devoto de santa Filomena e gostava de ouvir enaltecer os seus louvores. Enviou várias dádivas para o seu Santuário; entre outras, um anel lindíssimo de ouro, ornado de pedra preciosa.

Santa Filomena é a primeira "Filha de Maria".

É impossível ler a vida da Santa sem sentir uma grande fé no poder de sua intercessão.
Santa Filomena cura os doentes, consola os aflitos e alcança favores de toda espécie.
Santa Filomena é a padroeira dos estudantes.
Santa Filomena obtém para as mães grande felicidade no nascimento de seus filhos.

Em Leopoldina, (Minas Gerais, Brasil) encontra-se à veneração dos fiéis, uma importante relíquia de Santa Filomena. Também a sua imagem é encontrada em algumas igrejas da Diocese.

Provérbio:
"Somos todos anjos de uma asa só. E só podemos voar quando abraçados uns aos outros." (Luciano de Crescenzo)