terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

74) NOSSA SENHORA DAS DORES

"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." Salmos 27:4


DEVOÇÃO ÀS SETE DORES DE NOSSA SENHORA

Costuma a piedade cristã venerar de modo especial as 7 principais dores de Maria Santíssima, que são:

1ª - A profecia de Simeão.

2ª - A perseguição de Herodes e a fuga da Sagrada Família para o Egito.

3ª - A perda do Menino Jesus no Templo de Jerusalém.

4ª - O encontro desta Mãe admirável com Seu Filho, carregando a cruz, no caminho para o Calvário. 


5ª - A crucifixão de Nosso Senhor.

6ª - Quando recebeu nos seus braços o corpo de Jesus Cristo descido da cruz.

7ª - Quando depositou Jesus no sepulcro, ficando Ela em triste solidão.

------- 

Sta. Brígida diz-nos, nas suas Revelações aprovadas pela Igreja, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder 7 graças a quem rezar, em cada dia, sete Ave-Marias em honra das suas Dores e Lágrimas.
Eis as promessas:
* Porei a paz em suas famílias.
* Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
* Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nas suas aflições
* Conceder-lhes-ei tudo o que me peçam, contanto que não às oponha à vontade adorável do Meu Divino Filho e à santificação das suas almas.
* Defendê-las-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão O rosto da Sua Mãe Santíssima.
* Obtive do meu Filho que, os que propaguem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois lhes serão apagados todos os seus pecados e o meu Filho e eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

ORAÇÃO INICIAL 

Virgem Dolorosíssima, seriamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memoria e o culto de vossas Dores. Vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas Dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas Dores e Lágrimas. a graça ....

1ª) Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada de dor transpassaria o vosso coração. Mãe de Deus, ouvi a nossa prece.
Ave-Maria ... Glória ..

2ª) Pela dor que sofrestes quando fugistes para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o salvar das fúrias do ímpio Herodes Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece.
Ave-Maria... Glória ...

3ª) Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias. Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece.

Ave-maria .. Glória ...

4a) Pela dor que sofrestes quando vistes o querido Jesus com a cruz ao ombro. a caminho do Calvário. Virgem Mãe das Dores, ouvi a nossa prece.

Ave- Maria... Glória ..

5ª) Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões,
Mãe da Divina Graça, ouvi a nossa prece.
Ave-Maria .. Glória ...

6ª) Pela dor que sofrestes quando recebestes em vossos braços o corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores ouvi a nossa prece.
Ave-Maria .. Glória..

7ª) Pela dor que sofreste s quando o corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando Vós na mais triste solidão, Senhor de todos os Povos, ouvi a nossa prece.
Ave- Maria ... Glória .

ORAÇÃO FINAL

Dai-nos. Senhora. a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de Vós a «Mãe das Dores>,para que possamos participar de vossos sofrimentos e Vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, Ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia, nos alegrarmos convosco no céu. Amem.

Esta devoção é agradável ao divino Salvador.

 Jesus revelou à B. Verônica Binasco: «Minha filha, as lágrimas derramadas sobre a minha Paixão são, por mim amadas ; mas, como amo com um amor imenso a minha Mãe Maria, é-Me mais agradável a meditação das dores que lhe causou a minha morte».

 À soror Josefa Menendez (1890 a 1923) ao lhe ditar a Via Sacra, Jesus, finalizou assim a 13ª Estação: «Dizei também uma palavra de consolo à minha querida Mãe, que é também vossa».

Da Virgem SSma, à Santa Brígida: «Minha filha. eu passo em revista todos os habitantes da terra. para ver se há entre eles quem pense em meu martírio e se comova ao vê-lo; mas eu encontro muito poucos. E tu, minha filha, não faças como o grande número, não te esqueças de mim. “Considera as minhas dores e chora comigo tanto quanto o podes»

COROA DE NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS

ORAÇÃO INICIAL:

Eis-nos aos vossos pés, ó dulcíssimo Jesus Crucificado, para Vos oferecer as Lágrimas d' Aquela que, com tanto amor, Vos acompanhou no caminho doloroso do Calvário Fazei, ó bom Mestre, que nós saibamos aproveitar a lição que elas nos dão, para que, realizando a vossa santíssima Vontade na terra, possamos um dia Vos louvar por toda a eternidade nos céus. Amém.

Nas contas maiores (do terço):
Vede, ó Jesus, que são as lágrimas d' Aquela que mais Vos amou na terra...
E que mais Vos ama no céu.

E nas menores (do terço) :
Meu Jesus, ouvi os nossos rogos. Pelas lágrimas de Vossa Mãe Santíssima

No final (três vezes) :
Vede, ó Jesus, que são as lágrimas daquela que mais Vos amou na terra e que mais Vos ama no céu.

ORAÇÃO FINAL:

Virgem Santíssima e Mãe das Dores, nós vos pedimos que junteis os vossos rogos aos nossos, a fim de que Jesus, vosso Divino Filho, a quem nos dirigimos, em nome das vossas Lágrimas de Mãe, ouça as nossas preces e nos conceda, com as graças que desejamos, a coroa eterna. Amém.

De modo extraordinário, as jaculatórias acima foram ensinadas à Irmã Amália Aguirre, Missionária de Jesus Crucificado, de Campinas.
Muitas graças têm sido alcançadas por esta coroa, pois Jesus disse nada negar a quem algo Lhe pedir pelas lágrimas de Sua Mãe .

Provérbio:
"Quando tudo nos abandona, abandonemos tudo a Deus." (sta. Madalena Sofia Barat)