quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

72) SANTA PAULINA


"Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus". Salmos 50:23

comemora-se em 9 de Julho

            Amabile Lúcia Visintainer, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil e se se estabeleceu com demais colonos tiroleses naquela que posteriormente seria a cidade catarinense de Nova Trento.

            Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Em três noites consecutivas, Nossa Senhora de Lourdes lhe aparece em sonho e lhe faz um pedido:    – É meu ardente desejo que comeces uma obra

            Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista. Em 1903, deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.

            A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes, que lhe causou várias amputações. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.

            Foi canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. É considerada a primeira santa brasileira, mesmo não sendo nascida no Brasil.

            O Santuário Santa Paulina é um complexo dedicado a primeira Santa do Brasil, localizado em Nova Trento/SC.

Santuário Santa Paulina
rua Madre Paulina 3988 - Vígolo-Nova Tento - SC

"Confiai sempre e muito na Divina Providência. Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários. Novamente vos digo: Confiai em Deus e em Maria Imaculada. Permanecei firmes e adiante!" (Santa Paulina)

ORAÇÃO À MADRE PAULINA

            Ó Madre Paulina, Tu que puseste toda a tua confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, te decidiste ajudar teu povo sofrido. Nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, os religiosos, as religiosas e todo o povo de Deus.
(peça a graça que deseja alcançar)
            Madre Paulina, interceda por nós, junto ao Pai, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo fraterno. Amém



Provérbio:
"Infeliz o homem que não tem nada mais para admirar." (A. Vomar)