Amabile Lúcia Visintainer, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil e se se estabeleceu com demais colonos tiroleses naquela que posteriormente seria a cidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Em três noites consecutivas, Nossa Senhora de Lourdes lhe aparece em sonho e lhe faz um pedido: – É meu ardente desejo que comeces uma obra…
Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista. Em 1903, deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes, que lhe causou várias amputações. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.
Foi canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. É considerada a primeira santa brasileira, mesmo não sendo nascida no Brasil.
O Santuário Santa Paulina é um complexo dedicado a primeira Santa do Brasil, localizado em Nova Trento/SC.