domingo, 1 de setembro de 2013

12) SÃO MATEUS

"Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá." Salmos 101:6

Dido Santo 21 dSetembro
            Entre os primeiros seguidores e apóstolos de Jesus, Mateus                               (também chamado Levi) é mencionado.
            Durante a ocupação romana, que iniciou em 63 a.C Mateus coletava impostos do povo hebreu para Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Sua coletoria estava localizada em Cafarnaum. Judeus que enriqueciam desta maneira eram desprezados e considerados párias.
            Foi neste cenário, que Jesus convidou Mateus para ser um dos Doze Apóstolos. Após o chamado, Mateus convidou Jesus para um banquete em sua casa. Ao ver isto, os escribas e os fariseus criticaram Jesus por cear com coletores de impostos e pecadores. A provocação fez Jesus responder, «Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.» (Lucas 5:29).
            Como discípulo, ele seguiu Cristo e foi uma das testemunhas da Ressurreição e da Ascensão.
            Mateus pregou por quinze anos o Evangelho em hebraico para a comunidade judaica na Judeia  e para outras províncias romanas, e espalhou os ensinamentos de Jesus entre os etíopes, macedônios, persas e partos.
             Tanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa sustentam a crença tradicional de que ele tenha morrido mártir na Etiópia, defendendo Santa Ifigênia da Etiópia

ORAÇÃO A SÃO MATEUS:

            São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição.
            Vós que ouvistes do Mestre as palavras: "Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!" Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos.
            Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem os ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Amém.


Igreja Matriz de: SÃO MATEUS 
        Rua Pinto de Campos, 57 
     Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

Provérbio:
"O mundo não precisa de muros que nos separam, precisa de pontes para gerar unidade." ( São João Paulo II)