terça-feira, 10 de setembro de 2013

19) SANTO ANTÔNIO

"Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte. "Salmos 48:14

            Primeiramente pertenceu à Ordem dos Cónegos que seguiam a Agostinho em Lisboa. Em Coimbra, aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura  científica e clássica. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França, retornando posteriormente à Itália, onde encerrou sua carreira. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis, convocado pelo fundador, Francisco de Assis.

            Distinguindo-se em vida como teólogo, místico, asceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo, sua grande fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica apenas 11 meses após a morte. António é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões que deixou O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano. 

            Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: "ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor." Em seguida, faleceu.

            Santo António é o padroeiro principal da cidade de Lisboa sendo também o padroeiro secundário de Portugal (a padroeira principal é Nossa Senhora da Conceição). É igualmente padroeiro da cidade italiana de Pádua.

Fonte: Wikipédia; Cruz Terra Santa. (recomendo)

SÚPLICA A SANTO ANTÔNIO  

Festa em 13 de junho. Comemora-se todo dia 13.

            Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo, vos mereceram
durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.

            Nada vos era impossível, senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.
            A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos.

            Ó bondoso e Santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
        Meu santo Antônio, se me fizer alcançar esta graça ( diga a graça que quer alcançar) ficarei devoto a vós.


Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória ao Pai.


ORAÇÃO AS FORÇAS DE SANTO ANTONIO

            Oh! Beato Santo Antônio, amigo de N. S. Jesus Cristo. Fidelíssimo filho de São Francisco, em Lisboa nascestes e foste batizado, em Roma coroado, vossa mãe guardaste, vosso pai livraste, as causas perdidas achaste, as esquecidas lembraste, assim vos peço meu glorioso Santo Antônio, pelas ondas do mar em que passaste, pela coroa que na vossa cabeça abriste pelo hábito que vestiste, pelo cordão que vos cingiste, pelo Breviário que consagraste, pelas alpargatas que calçaste, pelos 13 dias que no deserto andaste, em busca do Vosso Santo Breviário que perdeste e que no fim deles achaste. Eu vos peço, meu glorioso Santo Antônio por aquela hora em que vos revestiste, pelo altar que subiste, pela Missa que disseste, pela Hóstia que consagraste pelo cálice que pela primeira vez levantaste e o Senhor nele achaste (Aqui se faz o pedido).
            Meu glorioso Santo Antônio pelas 3 horas que repousaste com o meu Jesus Cristo em vosso coração e a Ele perguntaste: Qual foi a Dor maior que tiveste em toda vossa paixão? E ele vos respondeu: Foi aquela lançada que meu deu LONGUINHOS no lado esquerdo do meu peito e que me partiu o coração em partes.
Por tão grande merecimento, meu Santo Antônio, que tiveste do Senhor fazei-me este pedido.
            Pelos sermões que pregaste, pelo aviso que tiveste, que fosses livrar vosso pai que estava sentenciado à forca em Lisboa, vós pediste meu glorioso Santo Antônio que os fieis que escutavam o vosso, sermão, que rezassem 3 Ave Maria (reza-se 3 Ave Maria) e foste livrar o vosso pai e voltastes; falta nenhuma fizeste ao vosso sermão. 
            Espero ser válido meu glorioso Santo Antônio este pedido pelo vosso patrocínio, pelo vosso misericordioso coração, pela benção, de Vossa Mãe e madrinha e pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo.

Reza-se 13 Ave Maria e deposita-se nos pés de Santo Antonio com o pedido. Reza-se 3 dias, ou 30 dias para pedidos difíceis e também reza-se às terças-feiras.


ORAÇÃO AO GLORIOSO SANTO ANTÔNIO

(Para Pedir uma Graça)

            Lembrai-vos O grande Santo Antônio que a morte, as calamidades, o demônio, as doenças contagiosas, fogem por vossa poderosa intercessão, por Vós os doentes recobram a saúde, o mar se acalma, as cadeias dos cativos se quebram, os estropiados recobram os membros, as coisas perdidas voltam a seus donos, os jovens e os velhos que a Vós recorrem são sempre ouvidos, os perigos e as necessidades desaparecem. 
            Mostrai hoje o vosso poder Alcançai-me a graça que tão ardentemente desejo receber das mãos de Deus por meio de vossa poderosa intercessão. Amém. 
Rezam-se: um Pai Nosso, uma Ave Maria, um Glória ao Pai
Glorioso Santo Antônio rogai por nós!


ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

Para pedir Saúde

            Santo Antônio, sabeis quão preciosa é a saúde para que possamos realizar a vontade de Deus no mundo. Olhai por mim, vós que sofrestes e aliviastes o sofrimento dos outros e alcançai-me de Deus a cura do mal que me aflige (ou que aflige outra pessoa) e, se for a vontade de Deus, fazei que eu recupere logo a saúde e com ela louve a Deus e vós que dele me alcançastes.
             Ao mesmo tempo, vos peço me ensineis empregar bem minha saúde, na terra, para que Deus, um dia, conte para minha glória eterna, aquilo que na terra consegui realizar. Amém!



TRÊS PEDIDOS A SANTO ANTONIO

            Meu glorioso S. Antônio. , que abrandastes as feras bravias dos campos,
os ventos furiosos e os mares tempestuosos. apresentai ao meu bom Jesus, este pedido meu.
              Padre Nosso. Ave Maria. Salve Rainha  
imagem do meu acervo

            Meu glorioso S. Antônio. pelos 13 dias que andastes em busca do vosso Santo Breviário, pela agonia que tivestes quando o perdestes. pela alegria que sentistes quando o achastes. intercedei pelo pedido meu.
               Padre Nosso. Ave Maria. Salve Rainha 

            Meu glorioso S. Antônio. pelo anúncio que o anjo vos deu da hora da morte do vosso Pai. pela alegria que tivestes quando o livrastes. intercedei pelo pedido meu.

               Padre Nosso. Ave Maria. Salve Rainha 

ORAÇÃO A SANTO ANTONIO


     Em qualquer dificuldade que esteja passando, peça a intercessão de
Santo Antônio cujo o espírito de caridade pra com todos é muito forte.
            Santo Antônio, eu sei que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. 
É o sacramento do amor, comparado ao amor que Cristo tem para com a Igreja.
                Eu me sinto chamada ao casamento: por isto, Santo Antônio, ajuda-me a  encontrar um namorado bom, amável, sério e sincero, que tenha os mesmos 
sentimentos de afeto que eu sinto. Faze que nos completemos um ao outro e 
formemos uma união abençoada por Deus, para que nós dois, juntos,
sejamos capazes de vencer possíveis problemas familiares e conservemos 

sempre vivo o nosso amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia
familiar.
    Santo Antônio, abençoa-nos a mim e a meu namorado; acompanha-nos até o altar e conserva-nos unidos pelo resto da nossa vida.
    Santo Antônio, rogai por nós.
             Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai. 

13 PEDIDOS A SANTO ANTÔNIO

    O glorioso Santo Antônio concedei-me estas graças
 que de todo  coração imploro: 

 1.- Ajudai-me a salvar Minh ‘alma;
2.- Convertei os pecadores,
3.- Pacificai a minha família,
4.- Dai-me sorte nos negócios,
5.- Devolvei-me as coisas perdidas,
6.- Preservai-me dos defeitos físicos,
7.- Curai-me das doenças,
8.- Não me deixes cair em dúvidas de fé,
9.- Defendei-me dos acidentes,
10.- Fornecei pão aos pobres,
11.- Fazei que eu seja bom católico,
12.- livrai-me da morte repentina,
13.- Atendei a este pedido
Muito obrigado meu bondoso
SANTO ANTONIO . 

ORAÇÃO EFICAZ A SANTO ANTONIO

"O Protetor dos Namorados e Auxílio para se encontrar objetos perdidos" 

            Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, de que, nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que têm recorrido a vós e implorado a vossa proteção, tenha sido por vós abandonado. Animado de igual confiança, venho a vós fiel consolador e amparador dos aflitos. Gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés, e pecador como sou, ouso a me apresentar diante de vós.
             Não rejeiteis pois, a minha súplica (fazer o pedido ), vós que sois tão poderoso junto ao Sagrado Coração de Jesus, escutai este meu pedido favoravelmente e dignai-vos a atendê-lo ... Amém! 
             Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.

CINCO MINUTOS DIANTE DE SANTO ANTONIO

                Há quanto tempo te esperava, ó alma devota,
 pois bem conheço as graças de que necessitas
 e que queres que eu peça ao Senhor.
                 Estou disposto a fazer tudo por ti; mas, filho
dize-me uma a uma todas as tuas necessidades,
 pois desejo ser o intermediário entre tua 
alma e Deus com o fim de suavizar teus males. 
                Sinto a aflição de teu coração e quero unir-me às tuas amarguras. 
                Desejas o meu auxílio no teu negócio ... queres a minha proteção para restituir a paz na tua família ... , tens desejo de conseguir algum emprego ... , queres ajudar alguns pobres ... , alguma pessoa necessitada... desejas que cesse alguma tribulação ... , queres a tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? 
    Coragem, que tudo obterás.
    Agradam-me também as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas; eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes.
    Tem fé que não tardará a hora em que hás de obtê-la.
    Uma coisa, porém, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo ao santíssimo Sacramento; mais devoto para com a nossa Mãe, Maria Santíssima; quero me propagues a minha devoção e ajudes meus pobres. Oh! quanto isso me agrada ao coração! não sei negar nenhuma graça aqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio.
    Quantos, com viva fé, têm recorrido a mim com o pão dos pobres na mão e são atendidos! Invocam-me para ter êxito feliz em um negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor dos meus pobres, cuja miséria está a meu cargo, obtenho de Deus tudo o que pedem e ainda muito mais.
    Temes que eu não faça outro tanto por ti? Não penses nisso porque prezo muito as prerrogativas concedidas por Deus de ser - o santo dos milagres. 

    Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem pedir-me, pensando que me importunam.
    Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei .remédio: hei de obter as graças; não temas.
    Agora, volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei; vem sempre procurar-me, porque eu te espero; tuas visitas me hão de ser sempre agradáveis, porque amigo afeiçoado como eu, não acharás.
    Deixo-te no coração sagrado de Jesus e também no de Maria e no de São José.
              Reze em seguida 1 Pai-nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
  

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

            Deus vos salve meu glorioso Santo Antônio, sacrário do divino Espírito santo, alcançai-me Dele os dons e o auxilio de sua graça. 
                Deus vos salve meu glorioso Sto. Antônio, amantíssimo Filho de Maria Santíssima: tornai-me digno de tão soberana Mãe. 

                Deus vos salve, meu glorioso Sto. Antônio, reclinatório do Deus Menino:
 consegui-me Dele a Inocência daquela Idade. 
                eu glorioso e amabilíssimo Santo Antônio, eu vos ofereço estes suspiros e orações em honra e veneração das vossas heroicas virtudes e santidade admirável e vos peço humildemente que me alcanceis de Deus Senhor nosso e de sua Mãe Maria Santíssima uma resolução firme de seguir os vossos exemplos e de imitar as vossas ações, para que dirigindo os meus passos pala exemplo de vossas santas virtudes, caminhe com segurança por este vale de lágrimas à eterna felicidade. 
                Rogo-vos também que me consigas do Senhor o remédio de todas as minhas necessidades espirituais e corporais. Por vosso intermédio espero alcançar estes benefícios do Altíssimo e fico muito certo de que não faltareis com a vossa proteção a quem tanto confia. como eu, no vosso amparo.
                Peço-vos que me valhais também na hora de minha morte, para que saindo com vitória dos combates Infernais e livre o meu espírito das prisões desta vida mortal vá lograr para sempre a perfeita liberdade dos filhos de Deus, gozando da sua vista em vossa companhia. Amém.

RESPONSÓRIO DE SANTO ANTONIO

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: - Recupera-se o.perdido ...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte.
E torna· se o enfermo são.

Repete-se: - Recupera-se o perdido •••

Glória ao Padre, e ao Filho, e ao Espirito Santo.

Repete-se: - Recupera-se o perdido •••

V. - Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.
R - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS
    Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos.

 Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

    A vós recorremos, ó milagroso santo Antônio, cujo coração se abrasou nas chamas sublimes da caridade para com Deus e os pobres. 
    A vós que merecestes receber nos braços o menino Jesus que quis nascer pobre, cheios de confiança voltamos para vós para que rogueis ao bom Jesus de ter compaixão de nós no meio de todas as atribulações.
 Obtende-nos a graça de ....
Nós a pedimos humildemente. Se a obtiver para nós Ó glorioso santo, ofereceremos pão para os pobres a quem tanto amastes na terra.
               1 Pai Nosso, 1 Ave-maria e 1 Glória ao Pai.


BENÇÃO DE SANTO ANTONIO

    "Eis aí a cruz do Senhor! Afastai-vos para longe de mim, vós, oh inimigos da salvação; venceu o leão da tribo de Judá, descendentes de Davi."


S. ANTONIO DI PADOVA

1) Preghiera

O Dio, Padre buono e misericordioso, che hai scelto S. Antonio come testimone del Vangelo e messaggero di pace in mezzo al tuo popolo, ascolta la preghiera che ti rivolgiamo per sua intercessione.
Santifica ogni famiglia, aiutala a crescere nella fede; conserva in essa l’unità, la pace, la serenità. Benedici i nostri figli, proteggi i giovani.
Soccorri quanti sono provati dalla malattia, dalla sofferenza e dalla solitudine.
Sostienici nelle fatiche d’ogni giorno, donandoci il tuo amore.
Per Cristo nostro Signore, Amen.

MESSAGGERO DI S. ANTONIO
Basilica del Santo - 35123 PADOVA - CCP. 5355
Basilica del Santo, Statua lignea di S. Antonio di Padova

2)Preghiera:

Dio onnipotente ed eterno, che in sant’Antonio di Padova
hai dato al tuo popolo un insigne predicatore
e un patrono dei poveri e dei sofferenti,
fa che per sua intercession
 seguiamo gli insegnamenti del
Vangelo e sperimentiamo nella prova
 il soccorso della tua misericordia.
Per il nostro Signore Gesù Cristo, tuo Figlio, che é Dio,
e vive e regna con te, nell’unità dello Spirito Santo,
per tutti i secoli dei secoli.



Basílica de Santo Antônio em Pádua - Itália

Convento e igreja de Santo Antônio- Largo da Carioca - Rio de Janeiro

Provérbio:
"não temas por estares progredindo muito devagar, só deves temer quando estiveres parado." (Provérbio oriental)