quinta-feira, 12 de setembro de 2013

21) SÃO PEREGRINO

"Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. "Salmos 43:3

comemora-se 4 de maio

ORAÇÃO

            Ó São Peregrino, nosso providencial protetor, depois de terdes passado uma vida de penitência e de duras provações, merecestes ouvir as consoladoras palavras:
"Muito bem, servo bom e fiel, uma vez que foste fiel no pouco, ei de te confiar o muito, entra no gozo do teu Senhor", alcançai-nos a graça de poder arrancar de nossa vida o tecido cancerígeno do pecado e da doença; praticar o amor a Deus e ao próximo e convosco, um dia participar das alegria do Céu.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
São Pelegrino, rogai por nós.

Igreja de São Peregrino em Forli - Itália




Igreja de São Peregrino em Forli - Itália









            São Peregrino nasceu na cidade de Forli, Romanha, na Itália, em 1265. Cresceu em meio a uma população conhecida pelo espírito reacionário e anárquico. Era um jovem intempestivo e participava do movimento dos Gibelinos. Era um grupo ligado ao imperador, que lutava contra o Papa.
            São Filipe Benizi(um dos fundadores da OrdemServas de Maria), foi à Forli com a missão de pacificar a população e foi expulso da cidade de forma violenta pelo grupo em que fazia parte São Pelegrino. Este ficou arrependido e foi pedir perdão ao Pe Felipe.
            São Filipe o perdoou e acolheu com amor, sem ressentimentos. O perdão e o amor do São Filipe tocaram profundamente o coração de São Peregrino, até então acostumado ao rancor, à revolta, à vingança.
            A partir dessa época, Peregrino começou a rezar à Virgem Maria suplicando sua conversão. Pouco tempo depois, com trinta anos de idade, foi para a cidade de Siena onde ingressou na Ordem dos Servos de Maria, a mesma do Pe. Filipe Benizi.

(A Ordem dos Servos de Maria é uma ordem religiosa de frades dedicados a uma devoção particular a Nossa Senhora das Dores. Os seus membros religiosos são normalmente chamados de Frades Servos de Maria ou, simplesmente, Servitas) 

            Com o passar dos anos, Peregrino voltou para Forli e trabalhava com os pobres da cidade com muita dedicação e amor. A penitência estava sempre presente em sua vida. E lamentava os erros e pecados do passado.
            Na idade de 60 anos foi acometido pelo câncer, com uma chaga maligna em sua perna direita, que deveria ser amputada. Ele se prostrou aos pés da cruz e clamou pela cura , quando foi envolvido num êxtase tão profundo que viu Jesus descer da cruz pintada na parede e tocar sua perna doente. Ao acordar constatou que havia ocorrido um milagre, pois sua perna estava totalmente curada. Por causa deste fato, ele passou a ser venerado e invocado como o protetor contra o câncer.

São Peregrino Laziosi faleceu no ano de 1345, aos 80 anos de idade, vítima de uma febre desconhecida. Durante seu velório houve acontecimentos extraordinários.
São Peregrino foi canonizado em 1726 e a. Igreja celebra São Peregrino em 4 de maio. Ele é o padroeiro de Forli desde 1942. No Brasil existe um local chamado São Peregrino, com uma capela dedicada ao santo, na cidade de Turvo/SC.

2. Oração São Peregrino:  
            Humilde servidor de Deus, vem em minha ajuda, sustenta-me em minha debilidade. A enfermidade invade meu corpo e faz a vida incerta, a tristeza envolve meu coração e me desespera. Por vossas súplicas, alcança-me uma fé viva, e uma esperança firme, a fim de que a mão de Deus se estenda sobre mim, me livre de todo mal, sare meu corpo e que se cumpra a sua vontade sobre mim.          
  Que em sua ternura eu seja fortalecido em minhas angústias, para que eu possa viver e ser testemunho de sua presença em minha vida. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

Provérbio:
"Todas as preces dependem da fé com que são feitas." (Emmel Fox)