ORAÇÃO À SÃO DIMAS
Glorioso São Dimas, agonizastes junto á cruz do Salvador e junto de Maria,
Mãe e Refúgio dos pecadores. Fostes a primeira conquista de Jesus e de Maria no calvário. Fostes o primeiro Santo canonizado pelo próprio Jesus Cristo, quando vos garantiu o reino dos Céus: "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO".
Eis porque, hoje prostrados aos vossos pés, a vós recorremos confiando na infinita misericórdia que vos santificou no Calvário nas chagas de Jesus Crucificado, nas dores e nas lágrimas de Maria Santíssima. Em a nossa grande aflição, humilhados pelos nossos grandes pecados, mas tudo esperando da vossa valiosa proteção, vos pedimos que intercedais por nós.
Valei-nos, alcançai-nos as graças que ardentemente vos suplicamos! ( Pede-se a graça).
O Evangelho fala pouco deste Santo. O que sabemos foi trazido pela tradição que são os nomes: Dimas, o Bom Ladrão e Simas, o mau ladrão. Dimas não era judeu, mas sim egípcio de nascimento.
Dimas foi um bandido perigoso da Palestina. E isso, realmente pode ser afirmado pelo suplício da cruz que mereceu. Essa condenação horrível era reservada somente aos grandes criminosos e aos escravos.
O Bom Ladrão, depois de vacilar (Mt 27,44 -Mc 15,32), confessou a própria culpa, reclamou da injustiça contra Aquele que só fez o bem, reconheceu-O como Rei e lhe pediu que se lembrasse dele, quando estivesse no seu Reino. Sem dúvida alguma, se trata de um santo original, único, privilegiado, que mereceu a honra de ser canonizado em vida por Jesus Cristo, na hora solene de nossa Redenção.
No mundo todo São Dimas é festejado no dia 25 de março.
VENERADO NA IGREJA DE S. JORGE
RUA DA ALFANDEGA, 382 R.J.
RUA DA ALFANDEGA, 382 R.J.
Provérbio:
"Se queres que o sol entre na tua casa, abra as janelas." (Julio Maran)