"Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti."Salmos 56:3
comemora-se no dia 6 de julho |
Nasceu em Corinaldo, centro da Itália, no ano de 1890. Era de família camponesa pobre e numerosa, mas muito temente a Deus. Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro.
Este jovem, por várias vezes, tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”
Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, quando o jovem tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu e a resposta de Alessandro foram 14 facadas.
Apareceu a santidade dela na confidência à sua mãe: “Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”.
A sentença para ele foi de 30 anos na prisão Após sair da prisão, Ele foi aceito na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, vivendo em um monastério e trabalhando como recepcionista e jardineiro até morrer tranquilamente em 1970. Referia-se a Maria como "sua pequena santa" e esteve presente na sua canonização.
A Festa de Santa Goretti é celebrada em 6 de julho. Maria é a santa da castidade, vítimas de estupro, juventude, pobreza, pureza e perdão.
Seu corpo é mantido em uma cripta na Basilica de Santa Maria delle Grazie e Santa Maria Goretti, em Nettuno, Regione de Lazio, ao sul de Roma. Há várias igrejas, capelas e paróquias dedicadas à santa.
Basílica de Santa Maria delle Grazie e Santa Maria Goretti |