sexta-feira, 4 de outubro de 2013

31) SANTA TERESINHA

"Assim dirão os homens: Na verdade há recompensa para os justos; Na verdade há um Deus que julga na terra. "Salmos 58:11
comemora-se em 30 de setembro e 1 de outubro

            Santa Tereza do Menino Jesus nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençom, baixa Normandia, na França. . Seu nome de batismo era Marie Françoise Thérèse Martin . Filha de Louis Martim, relojoeiro e joalheiro, que quis ser monge na ordem de São Bernardo de Claraval, e Zélie Guérin, famosa bordadeira do ponto de Alençon.

            Sua mãe faleceu quando Terezinha tinha apenas quatro anos. Por isso, a menina se apegou à sua irmã mais velha, Paulina.

            Cedo, aos 14 anos, Terezinha decidiu entrar para o Carmelo e para isso precisou de uma autorização Papal. Suas irmãs, também se tornaram freiras, eram Maria, Paulina, Leônia e Celina.

            Terezinha escreveu três manuscritos que são sua autobiografia e foram publicados em 1898 com o título de "História de uma Alma". Em seus escritos, Terezinha ensina a teologia profunda da simplicidade.  Santa Terezinha levou a sério o caminho da perfeição escrito por sua fundadora Santa Tereza de Jesus (Santa Tereza D’Ávila). Porém, Terezinha revelou ao mundo que a perfeição e a santidade podem estar nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas que fazemos com amor. Ela dizia: " Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração".

         Santa Tereza do Menino Jesus sofreu por quase 3 anos de tuberculose, que, naquela época não tinha cura. Chegou a dizer que jamais pensou que fosse capaz de sofrer tanto, mas teve paciência e fez tudo por amor, sem jamais reclamar nem murmurar. Faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos.

Em 1927 foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas. Foi nomeada Padroeira Secundária da França, junto com Santa Joana D’arc. Em 1997 no centenário de sua morte, o Papa João Paulo II, na Carta Apostólica, Divinis Amoris Scientia, a declara Doutora da Igreja por causa da sua mensagem da Infância Espiritual e da Contemplação da Face de Cristo. Seus pais, Luis Martin e Zélia Guerin, foram beatificados pela Igreja, no ano de 2008, no dia Mundial das Missões, na basílica de Lisieux, dedicada a Santa Terezinha. 

Basílica

ORAÇÃO

Adicionar legenda
Ó Santa Terezinha , branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renuncia, do abandono e do amor.
Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com o nosso Pai do céu. Ah! Não permitais que o ofendamos com o pecado. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais ,especialmente a graça que estamos precisando agora (diz a aqui a graça desejada).

Lembrai-vos , ó Santa Terezinha que prometestes passar vosso céu fazendo bem a terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Ah Cumpri em nós a vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu ,ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém

"Para mim a oração, é um impulso do coração, um simples olhar para o céu, um grito de gratidão e de amor no meio da provação, como no meio da alegria; enfim, é alguma coisa de grande, de sobrenatural, que dilata a minha alma e me une a Jesus." (sta Teresinha)

"SANTA TERESINHA, A MAIOR SANTA DOS TEMPOS MODERNOS"



        
 (PAPA PIO X)                                                                                     
Estive em Lisieux em outubro de 2013


ALTAR MOR

RELICÁRIO


PAIS DE SANTA TERESINHA
voltei a LISIEUX em-SETEMBRO 2014.
BUISSONNETS  - CASA DA INFÂNCIA DE STA TERESINHA





Provérbio:
" A vida é maravilhosa se não se tem medo dela." ( Charles Chaplin)