quarta-feira, 2 de outubro de 2013

30) SANTA CATARINA LABOURÉ (MEDALHA MILAGROSA)

"Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas".Salmos 95:4
                 
               
Santa Catarina Labouré
comemora-se em 27 de novembro

(Santa da Família Vicentina: A família Vicentina é o conjunto de todos os grupos religiosos que encontraram inspiração em são Vicente de Paulo, principalmente na sua dedicação, pregada e praticada, a serviço dos pobres.
Nascida há 400 anos, a F. V. está presente em 80 países com 225 ramos de várias comunidades, seguindo sempre o exemplo de seu fundador: São Vicente de Paulo – Padroeiro Universal das obras de Caridade.)



ORIGEM DA MEDALHA MILAGROSA

                A 27 novembro de l830, na Capela das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paula em Paris, a Santíssima Virgem, se manifestou á humilde noviça Catarina Labouré. 

                A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o a Deus, num gesto de súplica.
                Maria fala, então à feliz vidente: “Este globo representa o mundo inteiro... e cada pessoa em particular”.

                De repente o globo desaparece e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhantes raios de luz. Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras: “O Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós”. Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um “M” encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede; "Faça cunhar uma medalha, conforme este modelo". E promete: “as pessoas que a trouxerem com fé e confiança, receberão graças especiais”.

                E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo se espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente,passou a chamá-la: “A Medalha Milagrosa".
                Esta é a origem da “sua Medalha”, da “minha Medalha” sinal certo da presença de Maria, no mundo de hoje, para protege-lo e levá-lo para Cristo. Divulgai a Medalha Milagrosa, como sinal e mensagem de Maria.


Cartão-lembrança da visita à capela da 
Medalha Milagrosa (frente e verso)




  
CONSAGRAÇÃO A N. SENHORA

                Ó minha Senhora, e Minha Mãe! Eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. 
            E porque assim sou vosso, o incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como filho e propriedade vossa. Amem. (Rezar diariamente)


NOVENA Á NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

COMO REZAR:

1- SINAL DA CRUZ

2- ATO DE CONTRIÇÃO

3- LEITURA DO DIA (ver abaixo)

4- TRÊS AVE-MARIAS, SEGUIDAS CADA UMA DA INVOCAÇÃO: "Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS".

5- SÚPLICA FINAL

LEITURAS DO DIA:

1º DIA – 1ª APARIÇÃO

Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição à Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo de Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Sta. Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso, se nos privarmos dos gozos terrenos.

2.0 DIA - LÁGRIMAS DE MARIA

Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem, compassiva e também participaremos do fruto de suas lágrimas.

3.0 DIA - PROTEÇÃO DE MARIA

Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: "Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos considerei abundantes graças. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades".

4.0 DIA - 2ª APARIÇÃO

Estando Sta. Catarina Labouré em oração a 27 de novembro de 1880, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nesta aparição se vê seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

5.0 DIA - AS MÃOS DE MARIA 


Contemplemos, hoje, Maria, desprendendo de suas mãos raios luminosos. "Estes raios, disse ela, são as figuras das graças que derramo sobre todos aqueles que mais pedem e aos que trazem com fé minha medalha". Não desperdicemos tantas graças! - Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada no-las alcançará.

6.0 DIA – 3ª APARIÇÃO 

Contemplemos Maria, aparecendo a Sta. Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a santa Medalha e como escudo, ela nos protegerá nos perigos.

7.0 DIA DA NOVENA 

Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, minha fortaleza e defesa na vida e na morte, meu consolo e minha glória no céu.

8.0 DIA DA NOVENA

Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esse raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrasem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.

9.0 DIA DA NOVENA 

Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

SÚPLICA A NOSSA SENHORA

Ó Imaculada virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos espargindo graças sobre os que Vo-las pedem, cheios da mais viva confiança na Vossa poderosa e segura intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, ousamos acercar-nos de Vossos pés , para vos expor durante esta Novena , as nossas mais prementes necessidades.

Pedem-se as graças que se deseja obter.

Escutai pois, Ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes Vos solicitamos , para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso nome e bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, Inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém

ORAÇÃO FINAL

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa Ó imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada , e gloriosa prerrogativa de mãe de Deus alcançai-me de vosso amado filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.



NOVENA A STA. CATARINA LABOURÉ

"O perigo será grande tudo parecerá perdido, mas Eu estarei convosco; tende confiança".
Ó Santa Catarina Labouré, que ouvistes dos lábios da Virgem Imaculada estas consoladoras palavras, alcançai-me d'Ela a graça de ...

Três Pai Nossos três Ave Marias e três Glória Patri.
Três vezes: "O Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que. recorremos a VÓs."
Três vezes: Santa Catarina Labouré, rogai por nós.


1 - Enquanto dormia / Num sono feliz
A Noviça ouvia / A prece que diz:
Ave, ave, ave Maria. Ave, ave, ave Maria.

2 - Eis que chama por ela / Um anjo de luz
Vem ver na capela / A Mãe de Jesus.
Ave, ave, ave Maria. Ave, ave, ave Maria.

3 - Feliz Catarina, / Ao anjo seguiu:
A Virgem Divina. / De fato, ela viu,

4 - E disse Maria / "Que grande Missão
À ela daria, / Em outra Visão."

5 - Foi, pois em novembro
Que a Virgem voltou:
Tão linda - não lembro / Jamais se pintou.

6 - Nos dedos fulgiam / Brilhantes anéis,
Mil graças desciam / Aos povos fiéis.

7 - E diz que se faça / Medalha cunhar.
Darei toda graça / A quem me invocar.

8 - Sim, minha Medalha / Será salvação
Vai, Filha e espalha / A grande visão!

- Senhora da Graça
O Mãe de Jesus,
Da terra que passa,
Ao céu nos conduz.


SÚPLICA A VIRGEM SANTÍSSIMA DAS GRAÇAS

Celeste tesoureira de todas as graças Mãe de Deus e Minha Mãe, Filha primogênita do Eterno Pai, cuja Onipotência está em tuas mãos tem piedade de minha alma e concede-me a graça que te suplico com todo o fervor.
Deus te salve Maria.

Misericordiosa distribuidora das graças divinas, Maria Santíssima, tu que és Mãe do Verbo Encarnado, tu que foste coroada com sua imensa sabedoria considera a minha dor e concede-me a graça de que tanto necessito.
Deus te salve Maria.

Misericordiosa distribuidora das graças divinas, Imaculada esposa do Espírito Santo Eterno, Maria Santíssima. Tu que recebeste um coração participando das misérias humanas e consolando todos os que sofrem, tem compaixão da minha alma e dá-me a graça que espero, com toda confiança, da tua imensa bondade.
Deus te salve Maria.

Sim, sim, Minha Mãe, Tesoureira de todas as graças, Refúgio dos pobres pecadores. Consoladora dos aflitos, Esperança dos desesperados, Auxilio poderoso dos cristãos, eu deposito em TI toda minha confiança e creio firmemente que obterás de Jesus a graça que desejo com toda esperança para o bem de minha alma.
Salve Regina.


Provérbio:
És senhor das palavras que não pronunciaste e escravo daquelas que proferiste.(Provérbio árabe)