quinta-feira, 17 de outubro de 2013

36) SANTA BÁRBARA

"Não me desampares, Senhor, meu Deus, não te alongues de mim."Salmos 38:21
comemora-se em 4 de Dezembro
e todo dia 4 do mês

SANTA BÁRBARA,

            Viveu no século III, na cidade de Bitínia, hoje Izmit na Turquia. Aos 17 anos era uma bela jovem, filha única do rico e nobre Dióscoro. Na idade de se casar, começou a receber visitas de pretendentes, mas Bárbara não aceitava nenhum vendo neles interesse e superficialidade. Seu pai preocupou-se, pois tinha a obrigação de casar a filha, segundo os costumes.

            Ao frequentar a cidade, Bárbara conheceu um grupo de cristãos que lhe passaram a mensagem de Jesus Cristo  Ela abraçou a fé que respondia aos seus questionamentos. Em Jesus Cristo ela encontrou o sentido mais profundo da vida.

            Ao perceber que sua filha estava irredutível na sua fé cristã, num impulso de ira, Dióscoro denunciou-a ao prefeito da cidade. Ela foi levada à praça pública e cruelmente torturada a fim de renegar sua fé. Teve seus seios cortados e foi condenada á decapitação.

            Seu próprio pai a degolou e nesta hora um imenso raio cortou o céu atingindo Deósforo que caiu morto ao lado da filha.

            Por isso Santa Bárbara é considerada protetora contra relâmpagos e tempestades.

            Esta mártir (cristãos que preferiram morrer a negar sua fé) nos deixa uma mensagem de coragem e fé.

1) Oração à Santa Bárbara 

            Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres, fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
            Fica sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que,
vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu,
da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a Crueldade das guerras.
            Santa Bárbara, rogai por nós. Amém.

            Rezar Pai-nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

2)  Oração à Santa Bárbara

Senhor, nós Vos pedimos que a intercessão da gloriosa Santa Bárbara 
Virgem e Mártir Vossa, sempre nos ajude, para que não morramos de 
repente, mas antes do dia da nossa  morte sejamos saudavelmente corroborados com os Santos Sacramentos do Vosso corpo  e sangue, e unção extrema, sejamos preservados de todos os males e depois conduzidos aos reinos celestes. 
Por Vós Senhor Jesus Cristo que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amem 

Provérbio:
    "Melhor silenciar até que te peçam a palavra do que falar até que te silenciem." ( Provérbio Árabe)
.