sexta-feira, 18 de outubro de 2013

37) NOSSA SENHORA DA CABEÇA

"Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo." Salmos 65:4




            Protetora da cabeça, do cérebro, da inteligência e da justiça Esta devoção a Nossa Senhora nasceu na Espanha, no ano 1227. A Virgem Maria apareceu a um pastor de ovelhas perto da cidade de Andujar, na Serra Morena, numa gruta situada num dos picos da serra chamado Pico da Cabeça. O pastor chamava-se Juan Alonso de Rivas, e era um ex-soldado que perdera um braço na guerra.

            Muito devoto de Nossa Senhora, ele refugiou-se na serra para sobreviver como pastor e dedicar-se à oração. Na noite de 12 de agosto de 1227, ele acordou com o toque de um sino que há tempos vinha despertando sua curiosidade. Chegou numa gruta onde deparou-se com uma imagem de Nossa Senhora e ouviu uma voz celestial pedindo-lhe que fosse construída uma igreja ali. Como prova da veracidade da mensagem, Deus, por intercessão de Maria, restituiu o braço perdido de Juan. . Milhares de pessoas passam por lá todos os anos e muitas graças são derramadas neste local escolhido por Maria.

            A cabeça na mão de Nossa Senhora da Cabeça tem outro significado: Um homem inocente tinha sido condenado à morte por decapitação na região de Andujar., ele pediu a Nossa Senhora da Cabeça que o defendesse e no momento em que ele ia ser decapitado, um mensageiro real chegou com a prova de sua inocência e ele foi libertado.
Fonte: cruzterrasanta.com.br

Oração a Nossa Senhora da Cabeça

               Eis-me aqui prostrado aos Vossos pés ó mãe do Céu e Senhora Nossa! Venho louvar-vos e agradecer-vos todos os benefícios espirituais e temporais que de    Deus me tendes alcançado.  Que louvores vos posso dar, Ó mãe bondosa! Ah! tendes compaixão de mim! Minha alma sofre o remorso de tantas vezes ter ofendido. o vosso divino filho e sente não possuir as virtudes que mais agradáveis são aos vossos olhos de Mãe
               Dai-me, Senhora as graças necessárias para eu ser um bom cristão fiel cumpridor das Leis da Igreja e constante imitador das vossas incomparáveis virtudes. Iluminai a minha fraca inteligência, para que compreenda cada vez mais que, a única felicidade na terra é servir a Deus, e trilhar com os santos o caminho do céu fortificai minha vontade para que eu não me deixe jamais levar por minhas paixões e pelas tentações do mundo. 
               Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado, e ame a vida austera e cristã que exiges de vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais! E Ó mãe terníssima não vos esqueçais também daquelas que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para que possa cumprir todas as minhas obrigações e vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. 
               Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranquilidade da vida. Pelos merecimentos de vosso divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor que a Ele consagrais alcançai-me a graça que agora vos peço.
( aqui cada um pedirá essa graça)
            Aí tendes, ó mãe poderosa, a minha súplica humilde. Se quiserdes, ela será atendida. Ah! Não deixeis de atender-me ó Rainha do céu e da terra!
            Por toda parte cantarei louvores a vossa bondade e ao vosso poder, ó Senhora da Cabeça, até que chegue o dia em que, levado por vós eu entre no gozo eterno do céu. Assim seja.
Rio de Janeiro, 31 de Março de 1916 
Joaquim Card. Arcebispo