quinta-feira, 15 de agosto de 2013

4) NOVENA PERPETUA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

"Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio. "Salmos 94:22

A NOVENA  PERPÉTUA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

  (Todos rezam e cantam juntos)

Intenções:  pelos doentes, aflitos, agonizantes, e pelas vocações sacerdotais e religiosas.

Cântico inicial (de pé )

Socorrei-nos, ó Maria,                                                 
Noite e dia sem cessar;
Os doentes e aflitos
Vinde, vinde consolar.

Coro: Vosso olhar a nós volvei,
Vossos filhos protegei!
Ó Maria, ó Mãe pia,
Vossos filhos socorrei!

Visitai os que padecem,
Aliviando-lhes a dor;
A nós todos volvei hoje
Um olhar cheio de amor!

Convertei os pecadores,
Que eles voltem para Deus!
Dos transviados sede guia,
No caminho para os céus!

OFERECIMENTO              (De joelhos)

Ó Maria Santíssima, Senhora Aparecida, • ó São José, protetor dos agonizantes, • ó Sto. Afonso, devoto insigne de Nossa Senhora, • eu vos ofereço esta novena, • pelos doentes e aflitos, • pelos agonizantes, .• pelas vocações sacerdotais e religiosas. • Dignai-vos atender-me bondosamente. Amém.

ORAÇÃO DE SANTO AFONSO A NOSSA SENHORA (De joelhos)

Santíssima Virgem Imaculada, • Maria, minha Mãe • a vós que s o i s a Mãe do meu Senhor, • a Rainha do mundo) •. a advogada, a esperança, o refúgio dos pecadores, • recorro hoje eu, que sou o mais miserável de todos. •
Aos vossos pés me prostro ó grande Rainha, • e vos dou graças por todos os benefícios • que até agora me tendes feito, - especialmente por me haverdes livrado do inferno • por mim tantas vezes merecido. • Eu vos amo Senhora amabilíssima -e pelo amor que, vos tenho, - prometo servir-vos sempre, • e fazer quanto possa para que de todos sejais servida. • Em vós depois de Jesus, ponho todas as minhas esperanças, - toda minha salvação. •
Aceitai-me por vosso servo, • e acolhei-me debaixo do vosso manto, ó Mãe de. Misericórdia! • E já que sois tão poderosa para com Deus,. livrai-me de todas as tentações • ou impetrai-me força para vencê-las até a morte. • A vós suplico o verdadeiro amor a Jesus Cristo, • de vós espero alcançar uma boa morte. • Minha Mãe, pelo amor que tendes a Deus. • vos rogo que me ajudeis sempre, • mormente no último instante de minha vida. • Não me desampareis enquanto não me virdes salvo no céu, .a bendizer-vos e a cantar as vossas- misericórdias • por toda a eternidade. • Assim espero. Assim seja.


Rezam-se 3 Aves- Marias

Sac.: saúde dos enfermos,
Sac.: Consoladora dos aflitos,
Sac.: Refúgio dos pecadores,
Sac.: rainha do clero,

Povo: Rogai por nós  

INVOCAÇÃO DE SÃO JOSÉ (De joelhos) 

Lembrai-vos, ó puríssimo esposo da Virgem Maria, • ó meu amável Protetor São José, • que nunca se ouviu dizer • ficasse sem consolo • quem invoca vossa proteção • e solicita o vosso apoio. • Cheio desta confiança apresento-me diante de vós • e, animado de fervor, • me recomendo a vós. • Ah! não desprezeis a minha súplica, • Pai nutrício do Redentor, • mas dignai- vos acolhê-la piedosamente. Amém.

 Sac.:   Amparo das famílias,      
 Sac .: Esperança dos enfermos,             
  Sac.:  Padroeiro dos agonizantes,

Povo: Rogai por nós               

ORAÇÃO PELOS AGONIZANTES 

Ó glorioso São José, • Pai e Protetor dos agonizantes, • ao vosso poder e bondade • recomendamos agora todos aqueles que se acham em perigo de vida, • ou, que nestes dias, • deverão passar deste mundo para a Eternidade .• Dai a todos a vossa assistência carinhosa;» a fim de que, aceitando a morte, • com verdadeira contrição e conformidade, • possam descansar na glória de Deus para sempre.
Amém.

PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

Ó zelosíssimo Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, • olhai para as Dioceses e Paróquias de nossa Pátria! • Vede como são poucos os Sacerdotes, • para o trabalho desta imensa Vinha do Senhor .• Vós que fostes sempre devotíssimo de N. Senhora, • pedi à Virgem Santíssima que abençoe nosso clero, • dando-nos muitos e santos Sacerdotes, •. cheios daquele mesmo zelo • que abrasou a vossa longa vida .• Que Nossa Senhora desperte em nossa Pátria. um exército de vocações sacerdotais, • para que esses futuros sacerdotes possam, um dia, • realizar o único desejo da vossa vida • abrasar todos os corações no amor a Deus, Nosso Senhor. Amém.

(BREVE ALOCUÇÃO)    (Terminada a alocução, faz-se a leitura de alguns bilhetinhos. Em seguida todos se ajoelham).

O Sacerdote diz: - Depositemos agora nas mãos de Nossa Senhora todos os pedidos e agradecimentos, que lhe foram feitos nesta Novena.
(Enquanto os anjos depositam aos pés da Imagem os pedidos e agradecimentos, o povo reza em silêncio. E, ao voltarem os anjos, todos cantam):

A NOSSA SENHORA

Senhora Aparecida,
Guiai a nossa sorte,
Ó doce Mãe querida,
Na vida e na morte.

Senhora Aparecida
Terna esposa de José
N a minha alma agradecida
Infundi amor e fé!

Senhora Aparecida,
Virgem-Mãe imaculada              
Nos combates desta vida
Sede nossa advogada!

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA    (De joelhos)

Ó Maria Imaculada s Senhora da Conceição Aparecida,. aqui tendes, prostrado • diante de vossa milagrosa .imagem, • o Brasil, que vem de novo consagrar-se. à vossa maternal proteção. • Escolhendo-vos por especial  Padroeira • e Advogada da nossa Pátria • nós queremos que ela seja inteiramente vossa. • Sim, ó Senhora Aparecida,. o Brasil é vosso! • Por vossa intercessão • temos recebido todos os bens das mãos de Deus • e todos os bens esperamos receber, • ainda e sempre, por vossa intercessão .• Abençoai, pois,· ó Rainha de amor e de misericórdia, • abençoai, defendei, salvai o vosso Brasil! • Preservai a nossa Fé!· Assisti os nossos Bispos! !Santificai as almas consagradas a Deus! • Socorrei as nossas famílias! • Afastai do vício e da corrupção a  mocidade e os operários brasileiros, • especialmente visados pelos inimigos de nossa Fé!· Esclarecei o nosso Governo ! s Guiai, enfim a todos os nossos irmãos de Pátria• no caminho do céu e da verdadeira felicidade ! Lembrai-vos, ó Senhora da Conceição Aparecida.> de que somos e queremos ser vossos filhos.> e mostrai ante o céu e a terra, • que sois a Padroeira poderosa do Brasil e a Mãe querida de todos os brasileiros!

BENÇÃO DOS DOENTES     (Esta bênção pode ser recebida pessoalmente pelo doente ou por pessoas de sua família ).

S. Adjutorium nostrum in nomine Domini
Nosso auxílio está no Nome do Senhor
P. qui fecit caelum et terram.
Que fez o céu e a terra
S. Domine exaudi orationem meam
Senhor, ouvi a minha oração.
P. Et clamor meus ad te veniat
Chegue a vós o meu clamor.
S. Dominus vobiscum.
O senhor esteja convosco.
P. Et cum spiritu tuo.
E com o vosso espírito


Oremus
Oremos
S. Respice, Domine, fâmulos tuos in infirmitate corporis laborantes, e animas refove quas creasti: ut castigationibus emendati continuo se sentiant tua miseratione salvatos. Per Chistum Dominum Nostrum. Amen
Olhai, Senhor para os vossos servos que estão sofrendo com as doenças corporais; confortai estas vossas criaturas; e fazei com que tirem proveito de seus sofrimentos reconhecendo que é a vossa misericórdia que os salva, vô-lo pedimos por Cristo N. Senhor. Amém


Oremus
Oremos
Misericors Domine, fidelium consolatur, quaesumus immensam pietatem tuam, ut ad introitum humilitatis nostrae hos famulos tuos super lectum dolorum suorum jacentes visitare digneris,sicut socrum Simonis visitasti;propitus adesto eis, Domine, quatenus pristina sanitate recepta, gratiarum tibi,in Eclesia tua referant actiones: Qui vivis et regnas Deus in saecula saeculorum. Amén.
Ó Deus cheio de misericórdia, Consolador dos fieis, imploramos vossa grande compaixão para aqueles doentes estendidos no leito de dor; ao lhes fazermos nossa pobre visita, ide conosco, Senhor, para junto de seus leitos de dores, como visitastes a casa de São Pedro. Tende piedade dos nossos doentes, Senhor; restitui-lhes a saúde perdida e possam na Igreja, agradecer-Vos todos os benefícios recebidos. Ouvi-nos, ó Deus que viveis e reinais eternamente. Amém

( Em seguida, o Sacerdote, estende sua mão direita sobre todos e abençoa)



Dominus Jesus Christus apud vos
sít, ut vos defendat: intra vos sit
u t vos conservet: ante vos sít, ut vos ducat: post vos sit,ut vos custodiat: super vos sit, ut vos benedicat :Qui cum Patre et Spiritu Sancto vivit et regnat in saecula saeculorum.
P. Amen:

Benedictio Dei omnipotentis, Patris et Filii et Spiritus Sancti,descendat super vos et maneat semper.
P. Amen

Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; esteja em vosso coração para vos conservar; que Ele seja vosso guia para vos conduzir; que vos acompanhe para vos guardar; sobre vós derramai sempre sua benção; que,com o Pai eo Espírito Santo, vive e reina por todos os séculos. Amém.

A benção de Deus Onipotente -  Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e convosco permaneça para sempre.
P. Amém.

( O sacerdote passa por entre o povo aspergindo-o com água benta, enquanto o coro executa um cântico a nossa Senhora) 


BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Cântico de exposição -  Tantum Ergo

Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui;
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui.
Praestet fi d e s suplementum
Sensuum defectui.
Genitori Genitoque .       
Laus et jubilatio.
Salus,honor, virtus quoque
Sit et benedictio.
Procedenti abutroque
Compar sit laudatio.
Amen.

S. Panem de caeIo praestítistí eis
(alleluia ).
P. Omne delectamentum in se ha-
bentem (alleluia ).

OREMUS
Deus, qui nobis sub Sacramento
mirabili Passionís Tuae memoriam re-
liquisti, t r i b u,e, queesumus, ita nos
Corporis et Sanguinis Tui sacra
mysteria venerari.
ut redemptionis Tuae fructum in
nobis jugiter sentiamus: Qui vivis
et regnas in saecuIa saeculorum.
P. Amen.
Este grande Sacramento
Humildemente adoremos
Da antiga lei as figuras
Cedam ao novo mistério.
À fraqueza dos sentidos
Sirva a fé como suplemento.
Ao Pai, ao Filho igualmente
Louvores mil tributemos.
Seus altos dons inefáveis
Bendigamos sempre e honremos.
E Àquele que de ambos procede os
mesmo louvores demos. Amém.
Vós, Senhor, lhes concedestes o pão
do céu.
Que encerra em si toda a doçura.




OREMOS
Ó Deus, que neste admirável Sa-
cramento nos deixastes um memo-
rial de Vossa Paixão, concedei, Vos
pedimos, que de tal modo veneremos
os sagrados mistérios de Vosso
Sangue que sempre sintamos em
nós o fruto de Vossa redenção. Vós
que sendo Deus, viveis e reinais pe-
los séculos dos séculos. Amém.


Reparação das blasfêmias
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro
Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua santa e imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem, Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

PELA IGREJA E PELA PÁTRIA

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros, derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre o Papa, sobre o nosso Bispo (Arcebispo), sobre o nosso Pároco e todo o Clero; sobre o chefe da Nação, do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com  justiça; dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este Bispado (Arcebispado), a Paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório; dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. (Pai-nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.)

Cântico de reposição

(Terminada a Bênção, o Sacerdote poderá dar algum aviso, quando houver necessidade).

Cântico final   (De pé)

(Hic vero, dum fideles cantant, commendatur ut sacerdos, ubí possibile est, .manus imponat in singulos ante altare genuflexos ).

Adeus, ó Virgem Santa,
Ó Mãe do Redentor!
Adeus, supremo anseio
Do meu sincero amor!

Coro: Adeus, adeus, adeus,
Adeus, ó Mãe querida,
Eu te dei minha vida,
De ti espero o céu.

Aqui em teu Santuário,
Deixando o coração,
Eu peço me acompanhe
A tua proteção!

Não falte em minha vida
Tua bênção maternal,
Saúde dos enfermos,
Protege-me do mal.

Ou : Dai-nos a bênção

Dai-nos a bênção, Ó Mãe querida,
Nossa Senhora Aparecida!

Sob esse manto Do azul do céus,
Guardai-nos sempre No amor de Deus!

Eu me consagro Ao vosso amor,
O Mãe querida, Do Salvador!

Sois nossa vida, Sois nossa luz,
O Mãe querida Do meu Jesus!

Vamos partir, O Mãe dos céus,
Dai-nos a bênção. Adeus! Adeus!

Ou outro cântico a Nossa Senhora.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida:




http://www.a12.com/app/webroot/santuario360/

Provérbio:
"Dai-me boas mães e eu salvarei o mundo." (São Pio X)