terça-feira, 8 de julho de 2014

104) NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."Salmos 91:2

comemora-se em 27 de junho

        Ícone é o nome dado a uma pintura que é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração.
        O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro segundo a tradição, surgiu na Ilha de Creta entre os séculos 13 e 17. O quadro representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços e dois arcanjos. O quadro feito de madeira tem 53 centímetros de altura por 41,5 de largura. 

        Os Redentoristas são especialmente dedicados a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e foram nomeados pelo Papa Pio IX em 1865 como guardiões e missionários do ícone desse título, que está na Igreja Redentorista de Santo Afonso de Ligório em Roma.

igreja de Santo Afonso em Roma - Via Merulana- rione Esquilino - 

ORAÇÃO (muito antiga) 

   Ó mãe do Perpetuo Socorro, fazei que eu sempre possa invocar o vosso poderosíssimo Nome; pois é a proteção de quem vive, a salvação de quem morre.
   Ó puríssima e benigníssima Maria, seja d'ora avante o vosso nome como a respiração de minha vida.
   Ó minha amabilíssima senhora, não tardeis em vir em meu auxílio todas as vezes que eu Vos chamar.
eu não cessarei de pedir-Vos, em todas as tentações que  me assaltarem, o Vosso  socorro; em todas as necessidades em que me achar, Vos invocarei, repetindo a cada instante:
   Maria, Maria! Que doçura, que confiança, que ternura não desperta na minha alma o vosso Nome e só o pensar em Vós! Rendo graças  ao Senhor, que Vos deu, para maior bem, um nome cheio de delícias. Não me limitarei a pronunciar este querido nome; quero ainda por ele, com todo amor de que sou capaz, constantemente invocar-vos, ó Mãe do Perpetuo Socorro. Amem.

ORAÇÃO

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício:
(faz-se o pedido),      e a graça de usar dele para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na 
bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Provérbio:
A generosidade consiste em dar antes de ser solicitado. (provérbio Árabe)