quinta-feira, 24 de julho de 2014

109) FREI ROGÉRIO NEUHAUS


"Senhor, quem habitará em tua tenda? Quem descansará em teu monte santo? Aquele que vive com integridade e justiça." (salmo 14.I-2)
(1863-1934)


            Henrique Neuhaus nasceu na cidade de Borken (Alemanha), no seio de uma família religiosa.

            A vontade de se tornar religioso levou-o a apresentar-se no convento franciscano de Harreveld, na Holanda, aos 17 anos, tomando o nome de Frei Rogério Neuhaus.

            Levado pelo ideal missionário veio para o sul do Brasil fixando-se em Lages, santa Catarina, onde exerceu por 30 anos seu pastoreio de almas, enfrentando a pobreza, o frio intenso, a ignorância religiosa, a violência e doenças, em suas viagens pastorais em lombo de burro por Santa Catarina e Paraná. Sempre muito querido pelo povo devido a sua amabilidade, tornou-se verdadeiramente “ O Apóstolo do Planalto Catarinense”.

            Em 1922, estando perdendo a visão veio para o Rio de janeiro, para tratamento. Passou nesta cidade os últimos 12 anos de sua vida. Seu apostolado continuou através do confessionário, visitas a hospitais, a doentes em casa, a asilos e casas de repouso, a casas de caridade. Sua piedade e confiança em Deus eram admiradas por todos.

            Faleceu em 1934, vítima de câncer. A notícia do seu passamento comoveu toda a cidade. Os que conviveram com ele o reconheceram como um exemplar homem de Deus.

NOVENA AO SERVO DE DEUS FREI ROGÉRIO, O. F. M.

(Só para uso particular)
Deus onipotente e misericordioso, a vossa bondade infinita
agradecemos todos os benefícios que concedestes ao humilde frei Rogério e vos rogamos que, pela sua intercessão, nos concedais a graça... que vos pedimos e, se for de vosso agrado, deis ao servo fiel a honra dos altares, para vossa gloria e para o bem da cristandade. E vós, grande servo de Deus, rogai por nós, para que cresçamos no divino amor, na devoção à Virgem Santíssima, no ódio ao pecado e na verdadeira caridade cristã.
Protegei-nos nos perigos do corpo e da alma, para que um dia, convosco, no céu, louvemos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por toda a eternidade. Assim seja.

Na novena ou tríduo, podem rezar a oração, 3 P. N.,4 A. M., em honra da SS. Trindade e se recomendam a confissão e comunhão.


Provérbio:

Os homens de bem não morrem, ficam encantados. (Guimarães Rosa)