terça-feira, 1 de julho de 2014

102) NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus."
Salmos 90:2

comemora-se em 12 de dezembro

PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA

            Foi no ano de 1531 que a Virgem Maria  apareceu ao índio recém- batizado Juan Diego, na colina de Tepeyac perto da capital do México.

            Pediu-lhe que fosse ao bispo dizer que naquele lugar deveria ser construído um santuário em louvor a ela. 

            Na segunda aparição Juan Diego comunicou a Nossa senhora que o bispo não tinha acreditado nele. Nossa senhora insistiu que o mensageiro deveria ser Juan Diego e mais uma vez o bispo não acreditou pedindo que Nossa Senhora lhe enviasse um sinal comprovador.

            Nossa Senhora enviou ao bispo, através de Juan Diego grande quantidade de rosas que não seria possível serem encontradas na montanha de Tepeyac naquele rigoroso inverno. Quando o índio abriu seu manto(ou  tilma) para mostrar-lhe as rosas, havia impressa a imagem de Nossa Senhora ocupando toda a extensão do manto.

            Foi construído um magnífico santuário na colina de Tepeyac onde foi exposta a imagem impressa no manto e ainda hoje, depois de 490 anos, tem as feições da virgem conservadas intactas.

            Técnicos da Nasa submeteram a imagem a uma análise técnica rigorosa a atestaram que os corantes utilizados na pintura são de origem desconhecida.

            O Santuário atrai peregrinos de todo o mundo.

            João Paulo II canonizou Juan Diego como primeiro santo indígena  das Américas.

            “ Do céu, o senhor contempla e vê todos os homens (Sl 33). Deus não considera as diferenças de raça, ou de cultura. Ao acolher a mensagem cristã, sem renunciar a sua identidade indígena, Juan Diego descobriu a profunda verdade da nova humanidade, em que todos são chamados a serem filhos de Deus em Cristo.” (João Paulo II)

ORAÇÃO À VIRGEM DE GUADALUPE

            Perfeita, sempre virgem santa Maria, mãe de Deus, vivo e verdadeiro. Tu, na verdade, és nossa mãe compassiva.  A ti buscamos e invocamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e nossas dores. Tu que és nossa doce e amorosa mãe, acolhe-nos no aconchego de seu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe o nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo.
            Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faze-nos mensageiros teus, mensageiros da palavra e da vontade de Deus. Amém


            Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é um complexo religioso da cidade do México, o segundo templo católico mais visitado do mundo.O santuário de Guadalupe se localiza no norte da cidade, a 9 km do centro. A maneira mais fácil de chegar é de táxi ou Uber, é claro. Mas você pode chegar facilmente de metrô. O acesso de metrô é pela estação La Villa – Basílica, Linha 6 vermelha. A estação fica a apenas 300 m da basílica onde há um enorme corredor para pedestres dedicado ao complexo.manto de Nossa Senhora de Guadalupe fica exatamente atrás do altar da Basílica, com uma esteira-rolante para que os fiéis possam ver a imagem


ORAÇÃO


            Santíssima Mãe de Guadalupe, que mostrastes vosso amor e vossa ternura aos povos do continente americano, cumulai de alegria e de esperança a todos os povos e a todas as famílias do mundo.
            A Vós, que precedeis e guiais nosso caminho de fé rumo à pátria eterna, encomendamos as alegrias, os projetos, as preocupações e os anelos de todas as famílias.
            Oh Maria, a Vós recorremos confiando em vossa ternura de Mãe. Não deixeis de ouvir as preces que vos dirigimos pelas famílias de todo o mundo neste crucial período da História, pelo contrário, acolhei-nos em vosso coração de Mãe e acompanhai-nos em nosso caminho rumo à pátria celeste. Amém.

(Oração do Papa Bento XVI para o encerramento do VI Encontro Mundial das Famílias no México
em 18 de janeiro de 2009) (Revista Arautos do Evangelho, Mar/2009, n.87, p.2)


Provérbio:
"Você pode esquec aqueles com quem riu, mas nunca daqueles com quem chorou".