São Roque
Apesar de seus dados biográficos não serem precisos, provavelmente nasceu em 1295 na cidade de Montpellier, França.
De família abastada, ficou órfão muito jovem sendo educado por um tio. Chegou a estudar medicina sem, contudo terminar o curso.
Desde muito cedo levava uma vida ascética praticando a caridade. Quando a idade permitiu distribuiu seus bens aos pobres e partiu em peregrinação para Roma.
Ao chegar á cidade de Acquapendente encontrou-a tomada pela peste(epidemia da peste Negra 1348). Dedicou-se imediatamente a assistência aos doentes, operando as primeiras curas milagrosas. Visitou outras cidades como Cesena, Mântua, Parma etc, sempre tratando dos doentes e revelando-se como místico e taumaturgo.
Em Roma, rezava diariamente sobre o túmulo de são Pedro e também curou vítimas da peste.
No retorno á sua cidade natal, ao passar por Piacenza, foi contagiado e isolou-se na floresta próxima para preservar as outras pessoas. Ali teria tido a ajuda de um cachorro que lhe levava um pedaço de pão diariamente e banhava-se em uma fonte que surgiu, tendo-se curado milagrosamente.
Ao chegar em Montpellier, onde havia uma guerra civil, foi considerado um espião disfarçado de peregrino, sendo jogado na prisão por longos 5 anos onde veio a falecer em 16 de agosto de 1379. Um carcereiro coxo foi curado quando encostou seu pé no corpo de São Roque para se certificar se estava morto. Foi seu primeiro milagre pós-morte. Foi reconhecido quando se viu um sinal de nascença em forma de cruz, que tinha em seu peito.
Sua santidade espalhou-se rapidamente pela França e Itália. Ao passar dos anos sua devoção é invocada todas as vezes que surgem epidemias.
Seus restos mortais foram levados para Veneza, na Chiesa de São Rocco.
Campo dei Frari 3063,30125 - Veneza, Itália |
Igreja matriz - São Roque - São Paulo |
No Brasil, na cidade de São Roque, São Paulo, está uma relíquia do santo (uma parte do braço) na igreja matriz.
É protetor dos inválidos, dos cães, do gado, das doenças e pragas.
Oração a São Roque