domingo, 29 de dezembro de 2013

62) NOSSA SENHORA DO CARMO

"Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas." Salmos 36:7

Comemora-se em 16 de Julho
            A devoção a Nossa Senhora do Carmo nasceu no século XIII, no monte Carmelo, em Israel. Nesse monte, onde o profeta Elias se recolheu em oração e teve uma experiência de Deus, um grupo de eremitas cristãos se reuniu para viver em comunidade. os monges foram chamados de “carmelitas”. Ali eles construíram uma pequena capela em honra a Nossa Senhora. Depois, a capela e a imagem da Virgem que ela abrigava passou a ser chamada de "Nossa Senhora do Carmo" ou “do Carmelo”.

            Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, prior do Carmelo na Inglaterra, e lhe entregou o escapulário, pedindo que o santo divulgasse a devoção.   Ela disse, referindo-se ao escapulário: “Todo o que for revestido deste hábito será salvo”. É preciso entender que “vestir o escapulário, ou o hábito” significa, além do ato físico de usá-lo, buscar a vida de oração, a conversão, o amor ao próximo e a caridade.

            O escapulário é um cordão com uma pequena medalha, de pano ou metal, do Coração de Maria e outra do Sagrado Coração de Jesus. Uma delas fica no peito e a outra fica nas costas do devoto. Neste sentido, o escapulário de Nossa Senhora do Carmo tem também um sentido de proteção de quem o usa com devoção.
Ao longo da história vários papas falaram sobre o escapulário como símbolo de proteção e sinal de salvação.  (fonte: Cruz terra santa)

Nossa senhora do Carmo  - antiga Sé RJ
Nossa senhora do Carmo  - antiga Sé RJ

ORAÇÃO A NOSSA SANTÍSSIMA MÃE E RAINHA DO CARMO

            Ó Virgem do Carmo e Mãe amorosa de todos os fiéis, mas especialmente dos que vestem vosso sagrado Escapulário, em cujo número tenho a dita de ser incluído, intercedei por mim ante o trono do Altíssimo. Obtende-me que depois duma vida verdadeiramente cristã, expire revestido deste santo hábito e, livrando-me do fogo do inferno, conforme prometeste, mereça sair quanto antes, por vossa intercessão poderosa, das chamas do purgatório.
            Virgem dulcíssima, disseste que o escapulário é a defesa nos perigos, sinal do vosso entranhado amor e laço de aliança sempiterna entre Vós e os vossos filhos. Fazei, pois, Mãe amorosíssima, que ele me una perpetuamente a Vós e livre para sempre minha alma do pecado. Em prova do meu reconhecimento e fidelidade, ofereço-me todo a Vós consagrando-Vos neste dia os meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo meu ser.
            E porque Vos pertenço inteiramente, guardai-me e defendei-me como cousa própria vossa. Amém.


PRIVILÉGIO DO ESCAPULÁRIO DO CARMO



            O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que, por sua vez, é sinal de predestinação.

            Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo, não padecerá o fogo do inferno.

            A Virgem do Carmo livrará quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, a quantos forem ao Purgatório, morrendo com Santo Escapulário.

            O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, pela Virgem Santíssima do Carmo.

            O Escapulário é o sinal da confraternidade (Irmandade) da Virgem Maria.

            O Escapulário do Carmo é sinal da paz e do pacto sempiterno de concórdia, garantido por Maria Santíssima do Carmo.

            O Escapulário do Carmo é sinal de salvação, pela Virgem Maria.

            O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar a Virgem Maria.

Provérbio:
"Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Sagrada Escritura, Deus fala conosco." (Santo Isidoro)