domingo, 22 de dezembro de 2013

60) NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

"Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia "Salmos 33:18

comemora-se no último sábado de maio


            Em 1854, em Issoudun (França), durante a novena da Imaculada Conceição, o padre Julio Chevalier promete que se o seu sonho de formar uma congregação missionária em honra ao Sagrado Coração de Jesus se tornar realidade, ele ensinará os fiéis a amar Maria uma maneira especial.
Durante as várias novenas feitas à Virgem Maria, Chevalier obteve várias doações econômicas que lhe permitiram construir a Basílica de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Issoudun (França) e em 1857 ele consolidou sua Irmandade e deu a Maria o novo nome.
Fonte: Wikipédia

ORAÇÃO EFICACÍSSIMA À ESPERANÇA DOS DESESPERADOS

O ''LEMBRAI-VOS'' A NOSSA SENHORA  DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino Filho vos concedeu sobre o seu Coração adorável. Com a maior confiança  em vossos merecimentos, nós vimos implorar a vossa proteção.

 Ó celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele Coração que é o manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir  a vosso bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e misericórdia, de luz e salvação que ele encerra, concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que vos suplicamos... Não podemos receber de vós recusa alguma, e já que sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos deferi-las. Assim seja. 

Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!


EFICAZ NOVENA DO "LEMBRAI- VOS" A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO. 

NÃO, NÃO PODEMOS RECEBER DE VÓS, RECUSA ALGUMA ... 

A esta hora, neste momento mesmo, milhares de católicos e associados da Arquiconfraria de Nossa Senhora do Sagrado Coração, espalhados sobre a face da terra, começam novenas à poderosa Advogada das causas difíceis e desesperadas.
Para melhor assegurar a eficácia de suas ardentes preces, essas almas cristãs conservando cada uma suas intenções particulares, guardam o louvável costume de unir suas novenas àquelas que se fazem em Issoudun e em Roma- ambas centro da Arquiconfraria de Nossa senhora do Sagrado Coração- e em São Paulo, no, centro nacional da mesma devoção no Brasil que é o Santuário da Vila Formosa.
Este intercambio de preces comunica à Novena uma força incomparável e lhe facilita extraordinariamente o sucesso.
Ás pessoas que fazem uma Novena recomendamos bastante este piedoso costume, como também o de encerrar os exercícios por uma confissão bem feita e uma santa e fervorosa comunhão. Muitas vezes é a esta piedosa prática que se acha ligado o fruto da Novena.


CONFIANÇA 

Esperai ainda, esperai contra toda a esperança, esperai apesar de todo o empecilho, esperai vós todos que percorreis estas linhas; Nossa Senhora do Sagrado Coração, a advogada das causas difíceis é também a advogada das causas desesperadas; coragem, pois e confiança.

A Virgem que, sobre a terra e ao pé da cruz, consolou o Coração de Um Deus submerso num abismo de sofrimento, não poderia consolar também o vosso pobre coração?

Aquela que confortou o Soberano Senhor dos Anjos e dos homens, negaria a uma criatura de Deus suas consolações?

Aquela que confortou tantos espíritos abatidos, não seria capaz de reconfortar o vosso?

Aquela que Jesus vos deu por Mãe, que vos ama tão ternamente e cujo poder é tão grande, recusaria socorrer-vos quando a invocais - entre dores e angústias?

Longe de vós um pensamento tão triste! ...
Assim como esmagaríeis uma víbora venenosa. calcai sob vossos pés, não só o desespero, se por acaso invadir vossa alma, mas ainda o menor receio, a mais leve dúvida: Nossa Senhora do Sagrado Coração está junto de vós!

Ao lerdes estas páginas, deixai a esperança inundar vosso coração. Sua única missão é de fazer ressoar aos vossos ouvidos as belas e suaves palavras do Lémbrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração; de vo-las fazer amar, de fazê-las brilhar no íntimo de vossa alma como um raio -de luz sempre fulgurante , mesmo no meio das trevas mais espessas; de vos induzir a pronunciá-las como a expressão de vossa invencível esperança; de gravá-las indelevelmente em vosso espírito, e trazê-las aos vossos lábios na hora do perigo e sobretudo no momento supremo da vossa agonia, para que elas vos sejam uma tábua de Salvação e vos conduzam ao porto de uma eternidade feliz.

Universalmente conhecida, ó sublime oração, tu ressoas hoje sob todos os céus. Nascida, vai quase um século, no insigne santuário de Issoudun aos pés da primeira imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração e logo aprovada pela Santa Sé, enriquecida de indulgências pelos Sumos Pontífices, retumbas incessantemente no seio da Cidade Eterna no templo dedicado à Poderosa Advogada das causas difíceis e que se tornou o centro mundial da Arquiconfraria, como também nos Santuários Nacionais de numerosos países. Milhões de lábios piedosos te pronunciaram com amor no passado, outros milhões de lábios te pronunciam hoje com o mesmo amor.
És conhecida em todas as regiões do globo, proferida em todas as línguas, a cada hora e em cada momento do dia. nos perigos, nos empreendimentos importantes: nas angústias mais cruéis, nas enfermidades mais dolorosas, nas misérias mais desesperadas.

Ó sublime coração do Lembrai-vos a N. S. do Sagrado Coração! És o objeto de nosso amor.


Após o feliz dia em que nossos lábios te pronunciaram pela vez primeira, tu ficaste para nós um fiel arrimo. De manhã como de tarde, muitas vezes durante o dia, nossos lábios te fizeram subir até o trono da Mãe de misericórdia para obter desta clemente Rainha graças incomparáveis.

Mas qual é a secreta virtude que te torna tão eficaz, tão poderosa? Que sublime eloquência encerras? Por que, ao te proferirmos, a Virgem Imaculada se mostra tão propícia e tão meiga? Ah! eis a chave deste misterioso poder. Tu lembras à Mãe de Deus o inefável poder que seu divino Filho lhe concedeu sobre seu adorável Coração:

E essa divina Mãe, que é também a nossa, quando invocada sob este título, experimenta um desejo mais veemente de vir em nosso auxílio: para a glória de Deus e nossa santificação, Ela derrama com profusão sobre nossas almas todos os tesouros de amor e de misericórdia, de luz e de salvação, encerrados no Coração de Jesus, como em fonte inesgotável. 


1 - O PODER INEFÁVEL 

Lembrai-vos, ó N.ªS.ª do Sagrado Coração, do poder inefável 

Eis-nos prostrados a vossos pés, N.ª S.ª do Sagrado Coração, e conheceis o motivo que nos leva a começar hoje esta novena de orações. Somos fracos, exaustos de fadigas mas vimos, cheios de Confiança, mostrar-vos fardo pesado de nossa prova, dizer-vos a dificuldade de nossas empresas, a dureza de nossas lutas quotidianas. Sois todo-poderosa, N.ªS.ª do Sagrado Coração; vinde pois em nosso auxílio.

Sim, ousamos afirmar: grande foi o poder de Josué ordenando ao sol que parasse em seu curso; maravilhosa a palavra de Moisés, que fez jorrar do rochedo uma água abundante; admirável a virtude de Elias impondo leis aos elementos; incomparavelmente mais sublime, porém, é o poder que tendes sobre o Coração de vosso divino Filho, Jesus! ...

Mais nobre que o dos Profetas, mais durável que o dos Reis, mais sublime que o dos Anjos, mais amplo que o de todos os Santos, vosso poder estende-se sobre o mundo inteiro; um rogo caído de vossos lábios maternos, um olhar para Aquele que é vosso Filho, adquire sobre seu Coração adorável uma influência indizível!

À voz de sua Mãe Imaculada, o Supremo Juiz suspende sua sentença, abaixa o gládio ameaçador, fecha o abismo entreaberto por nossos crimes, reabre-se a porta do Céu, donde descem com abundância sobre nossas almas as graças de regeneração e de forças necessárias, para alcançarmos a pátria dos escolhidos.

Eis, ó N.ª S.ª do Sagrado Coração, o motivo que nos leva a recorrermos a vós. Só o pensamento de que podeis valer-nos em nossas necessidades, nos anima e nos consola, justificando a esperança de podermos tudo alcançar de Mãe tão poderosa e tão boa!

Mais nobre que o dos Profetas, mais durável que o dos Reis, mais sublime que o dos Anjos, mais amplo que o de todos os Santos, vosso poder estende-se sobre o mundo inteiro; um rogo caído de vossos lábios maternos, um olhar para Aquele que é vosso Filho, adquire sobre seu Coração adorável uma influência indizível!

À voz de sua Mãe Imaculada, o Supremo Juiz suspende sua sentença, abaixa o gládio ameaçador, fecha o abismo entreaberto por nossos crimes, reabre-se a porta do Céu, donde descem com abundância sobre nossas almas as graças de regeneração e de forças necessárias, para alcançarmos a pátria dos escolhidos.

Eis, ó N.ª S.ª do Sagrado Coração, o motivo que nos leva a recorrermos a vós. Só o pensamento de que podeis valer-nos em nossas necessidades, nos anima e nos consola, justificando a esperança de podermos tudo alcançar de Mãe tão poderosa e tão boa! ...



Reza-se "Lembrai-Vos" 


2 - MARAVILHOSA ADVOGADA
representação de N S do sec XX



Cheios de confiança em vossos méritos.

Ó Maria para obtermos uma graça nossos méritos não são suficientes: são fracos, pouco numerosos e muitas vezes envoltos nas faltas de cada dia.
É preciso que escolhamos uma advogada, que interceda eficazmente por nós junto de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta poderosa advogada sois vós, Ó N.ª S.ª do Sagrado Coração! 

Filhos de Eva, exilados, volvemos para vós nossos olhares.

Por vós suspiramos. gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, Advogado nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.

Vossos méritos são superiores aos méritos de todos os santos reunidos. Imenso é o vosso amor para conosco, todo-poderosos são vossos rogos, sem limites é o vosso poder.

Coragem, pois, ó minha alma ... ! Preciosa é a graça que solicitas, e mais preciosa ainda é a proteção de que te cerca Maria. Lança-te em seus braços maternos e dize-lhe: "Ó minha Mãe, dignai-vos socorrer-me!" Ninguém mais digno que vós, para falar ao Coração de Jesus; não conheço misericórdia superior à vossa, para zelar dos meus interesses e fazer triunfar minha causa.

Imploramos, pois, vossa assistência, ó amada Soberana! Lançai um véu sobre nossa indignidade, cobri-nos com o manto de vossas virtudes; revesti-nos de vossos méritos sem par.

Nós vô-lo pedimos em nome do amor ardente, que sempre votastes a vosso divino Filho, em nome da dedicação sem limites com que o cercastes, em nome, sobretudo da parte abundante que tomastes nas angústias e amarguras de seu Adorável Coração.


Reza-se "Lembrai-Vos"

3 - A PROTEÇÃO

Nós vimos implorar a vossa proteção ...

Que reino invejável é o nosso coração! ... A natureza e a graça o assediam alternadamente; o espírito do bem e o espírito do mal lutam sem tréguas para possuí-lo, e somos nós que decidimos entregá-lo a quem nos aprouver.

Infinitamente mais desejável, porém, é o Coração de Jesus, esse vasto reino onde habita o Amor divino com suas misericórdias infinitas! Aí se acham a justiça e a paz, transbordam as riquezas eternas, florescem todas as virtudes; o céu e a terra se encontram; Deus e o homem dão-se o ósculo de paz: e só Maria pode nos introduzir nesse bendito asilo.

Nele tendes sempre franca entrada, Ó N.ªS.ª do Sagrado Coração, e podeis fazer penetrar aqueles que vosso amor protege. 

Ó Mãe querida, Lembrai-vos que somos vossos filhos; que estamos colocados sob vossa proteção; que desejamos estabelecer nossa morada convosco na eterna bem-aventurança; vede-nos hoje humildemente prostrados a vossos pés para vos pedir mais uma prova de vossa maternal liberalidade.

Ó Celeste Tesoureira do Coração de Jesus, sois rica, e nós somos pobres; vós tendes tudo, e nós nada temos! Permanecereis surda aos nossos gemidos, vendo-nos prostrados aos vossos pés?

Por ventura, guiados por vós, iremos bater em vão à porta do Coração de vosso divino Filho? Não sois a Mãe de Misericórdia?

Não recuseis socorrer os filhos que gemem sob o peso de tantas provas; 

livrai-os dos muitos males que os acabrunham e defendei-os contra os ataques do infernal inimigo.

Ó N.ªS.ª do Sagrado Coração, vosso manto virginal será uma defesa constante para vossos filhos, Guardai-os, eles são vossos para sempre!

Reza-se "Lembrai-Vos"


4 FONTE INESGOTÁVEL

Ó celeste tesoureira do Coração de Jesus, fonte inesgotável de todos os bens.

Todos os dias, Ó N.ª S.ª do Sagrado Coração, vossas mãos fazem jorrar sobre o mundo torrentes de graças! 


Graças de conversão, de perseverança, de martírio, de apostolado, de resistência à tentação, 

de generosidade no serviço de Deus.

Graças para - cada momento da vida, para cada circunstância feliz ou infeliz, para cada dificuldade.... e todas essas graças espirituais ou temporais, saem do Coração de vosso divino Filho!

Após tantos séculos, desta fonte perene nunca deixaram de brotar as águas maravilhosas que desalteram as almas, fortificam a fraqueza, curam a languidez, desgostam das águas lodosas do vício e excitam o desejo dos verdadeiros bens do céu.

Até ao fim dos séculos esta fonte que, longe de se esgotar, cresce de dia a dia, derramará com profusão sobre o mundo os princípios de vida. .. Ressoarão sempre aos ouvidos dos fiéis estas consoladoras palavras de Jesus: Se alguém tem sede, que venha a mim e se desaltere !

Mas qual é o canal admirável que faz comunicar as almas sequiosas com esta fonte de delícias? Qual a mão que recebeu a doce missão de canalizar essas águas benfazejas e cuidar que as terras mais abandonadas, as almas mais acabrunhadas, os corações mais enfermos as recebam e recobrem a paz? ..

Sois vós, Ó N.ªS.ª do Sagrado Coração, vós que podeis abrir a vosso talante o Coração de Jesus, distribuir suas graças e cumular-nos de seus mais preciosos favores.

Reza-se "Lembrai-Vos"


5 - AMOR E MISERICÓRDIA


Para derramar sobre os homens os tesouros do Coração de Jesus.

Amar-vos, ó meu Deus, e. ser por vós amado, eis a única coisa necessária! 


Amar-vos, ó meu Deus, é consagrar-vos com alegria, inteiramente, e para sempre, tudo o que somos, tudo o que temos: nosso corpo, nossa alma, nossa vontade, nosso futuro!

Ser por vós amado é ver-se prevenido de vossas graças, enriquecido de vossos dons, chamado à eterna bem-aventurança consumido em vossa união, transformado em vós para formar um só e mesmo Coração.

Superando todos os obstáculos, transpondo todos os limites, estes dois amores, mais fortes que a morte, maravilharam o mundo com os seus estupendos prodígios.

o vosso ó Jesus, inventou o Presépio, a Cruz, o Altar. Aquele que nos inspirou, criou a Virgindade, o Apostolado, o Martírio.

Um e outro, já foram até aos mais elevados sacrifícios. Os dois prosseguem generosamente a luta empenhada, fazendo a admiração dos Anjos e dos homens.

Como prova de vossa infinita caridade, hoje mais do que nunca, ó Jesus, nos manifestais os tesouros incomensuráveis de vosso Coração e é pelas mãos de vossa divina Mãe que no-los transmitis.

Sois vós, então, Ó N.ªS.ª do Sagrado Coração que nos comunicais este brilhante testemunho das liberalidades divinas.

Será em vossas mãos que depositaremos nossos corações, para que os ofereçais ao vosso amado Filho. .

Mas, para obter a graça do amor divino, um pecador como eu tem necessidade dos tesouros da misericórdia de Deus.

Tenho tantas dívidas, minhas faltas são inúmeras acho-me semimorto no caminho da vida, despojado de méritos, enfraquecido pelo mal, e, infelizmente, muitas vezes sob a tirania do demônio.

Em primeiro lugar, ó Mãe, obtende-me a compaixão do Coração de Jesus e vertei sobre as feridas de minha alma o bálsamo que ele vos concederá.

Ai! Perdoou-me tantas vezes, que o temor e a vergonha me impedem de reclamar dele uma nova absolvição.

Podeis dispor desse Coração, onde se acham os tesouros de sua misericórdia; espero, por vossa intercessão, obter para mim e as almas que me são caras, a graça duma sincera e duradoura conversão.

Reza-se "Lembrai-Vos"

6 - LUZ E CONVERSÃO


Os tesouros de luz e salvação que encerra o Coração de Jesus.

O caminho do Céu é estreito, coberto de espinhos, eriçado de penhascos, ladeado de precipícios, infestado de salteadores, que roubam e despojam as almas. É íngreme e difícil de se reconhecer. 

Ai de quem se arrisca só, sem amparo, no meio das trevas do pecado.



Ai de quem não escolhe um bom guia, uma luz segura, uma arma poderosa para realizar tão gloriosa quão rude peregrinação.

Corre para a perdição e acha-se incapaz de arrebatar o reino dos Céus.

Para evitar tão grande desventura, ó amada Soberana! procuro, e em vós acho todos os meios que me são necessários: a luz da Esperança vos cerca qual um vestido; o Coração de Jesus é o foco resplandecente dessa luz, e compete ao vosso maternal poder fazer chegar até nós seus raios mais benéficos!

Esclarecei-nos, ó N.ªS.ª do Sagrado Coração; mostrai-nos a via que devemos seguir, as petições que devemos fazer, os perigos que devemos evitar; esclarecei-nos sobre nossas misérias para que as deploremos; sobre a grandeza de Deus, a fim de O adorarmos; sobre as bondades do Coração de Jesus, para que O amemos; sobre vossa terna solicitude para conosco a fim de nos excitar a uma justa e sempre firme confiança. 

Não vos contenteis, ó N.ªSª do Sagrado Coração, em mostrar-nos o caminho, sede também nossa companheira de viagem. Jesus estará sempre convosco; em seu Coração, que vós nos guardareis sempre aberto, encontraremos armas para combatermos vitoriosamente os mortais inimigos de nossa salvação.

Nossa salvação!... Ó Mãe quando penso que podeis obter para mim e para aqueles que me são caros esta graça das graças, esqueço todas as outras: com efeito, de que nos serviriam a ciência, a saúde, o sucesso nos negócios, o fim de nossas provas, as consolações da piedade, se não devêssemos ter um dia a morte dos justos, e se nossos últimos momentos não fossem semelhantes aos dos Santos?

Reza-se "Lembrai-Vos"

O ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS

Que dia encantado é esse do último domingo do mês em Vila Formosa?...
Sim, é o dia mágico da esperança e da graça, que termina a novena de preces. o Santuário é uma outra piscina. de siloé, onde o anjo vem mover os águas no último domingo de cada mês, E' lícito esperar uma graça da nossa mãe, Ademais, seremos todos unidos o rezar cado qual pelas intenções de todos ...

E' assim que a mãe gosta de contemplar os filhos. E se a Mãe tem um poder ilimitado... Oh! Vinde ao Santuário para terminar a novena bem pertinho da Esperança.

Vinde assistir ao encerramento às 16 horas e buscar para os vossos lares a bênção especial de Nossa Senhora do Sagrado Coração. 


7 - O PEDIDO

Concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que vos solicitamos.

Ainda que me achasse só a dirigir-vos minha súplica, Ó Mãe querida, a visão de minha fraqueza, de minhas faltas, de minhas ingratidões, não seria capaz de abalar a filial confiança que em vós tenho; fecharia os olhos sobre a minha indignidade e o grito de minha alma chegaria até ao vosso trono... . 

Porém, bem longe estou de me achar só a dirigir-vos minhas preces.

Venturoso membro desta piedosa e querida Arquiconfraria , que vos aclama sob o belo título de N.ª S.ª do Sagrado Coração, tenho milhões de Irmãos e irmãs que oram comigo e por mim.
Há neste imenso exército de cristãos consagrados à. vossa glória, grande número de virtuosos Bispos que se agrupam em torno do Pontífice supremo; inúmeras falanges de Virgens, Congregações inteiras de Religiosos, uma multidão de Fiéis de todas as idades e de todos os méritos; e esta grande família espalhada sobre a face da terra não forma senão um só coração e uma só alma, todas as intenções são reunidas e cada um ora pelas intenções de todos. 


Ofereço-vos, pois, Ó N.S.ª do Sagrado Coração as orações de tantas almas fervorosas, e em consideração de suas virtudes, peço-vos que me concedais a graça que solicito ...

Se nunca tivésseis atendido a pecadores, ó minha boa Mãe, seria grande ousadia apresentar-me por primeiro; alguma coisa contudo obriga-me a fazê-lo sem receio ...

Mais fácil seria contar os grãos de areia da praia que calcular o número de pecadores favorecidos por vossa proteção e atendidos em suas preces .

E em vossa preciosa Arquiconfraria, ó N.S.ª do Sagrado Coração! não vemos com que desvelo vós quereis nos fazer bem!

Quantos milhares de ações de graças sobem cada dia, do meio de nossos irmãos, até vós.
Quantas curas reputadas impossíveis.
Quantas conversões maravilhosas que pareciam desesperadas! ...
Quantas provas autênticas dessas maravilhas em vossa insigne Basílica d'Issoudun, na França, e no Santuário de Vila Formosa, em São Paulo, no Brasil!
Quantos ex-votos e placas de mármore atestando vossos benefícios!
Quantas lâmpadas e velas acesas no vosso Altar em testemunho de gratidão!

Quereis, pois, ó Maria que seja eu a única criatura que vos tenha invocado em vão? Não quereis obrigar-me a vos agradecer, e me fazer reconhecer mais uma vez que sois verdadeiramente Nossa Senhora do Sagrado Coração?

Reza-se "Lembrai-Vos"


8 – NENHUMA RECUSA


Não, não podemos esperar de vós, recusa alguma... 


Maria é por demais poderosa sobre o Coração de seu divino Filho, para não poder me obter a graça que peço.

Ouço um de seus mais devotos servos exclamar: "Roguemo-la, pois, que ela fale por nós ao'Coração de seu Filho". (São Bernardo).

Sim, certamente ó Maria, a vós compete falar a esse Coração, a vós que tendes um fiel correspondente, quero dizer o amor filial que se adiantará para receber o amor maternal que prevenirá seus desejos.

Podeis temer uma recusa quando falais ao Salvador? Seu amor intercede em nosso favor; a natureza mesma o solicita por nós.
Atende-se facilmente às preces de alguém quando já se sente vencido por sua afeição.

É por este motivo que Maria fala sempre eficazmente, porque fala a um coração já conquistado, fala a um coração de Filho.

Intercedei por nós, ó bem-aventurada Virgem! tendes entre vossas mãos, se ouso dizê-lo, a chave das bênçãos divinas.
"É vosso Filho essa chave misteriosa com a qual se abrem os cofres do Pai Celeste". (Bossuet) .

Não, não posso esperar recusa ...

N.S.ª do Sagrado Coração é por demais benigna para deixar de me conceder a graça que imploro, quando ela pode ma dar tão facilmente e minhas lágrimas e minhas orações lha pedem tão insistentemente.

Não, minha boa Mãe! não se dirá, tenho a firme confiança, que bati à porta de vossa misericórdia sem vê-la abrir-se; que precisei de vossa proteção e não ma concedestes; que em vós procurei auxílio e não o encontrei. 


Não, não posso esperar recusa. .. porque o assunto pelo qual recorro a vós é importante.

Atende-se facilmente às preces de alguém quando já se sente vencido por sua afeição.

É por este motivo que Maria fala sempre eficazmente, porque fala a um coração já conquistado, fala a um coração de Filho.

Intercedei por nós, ó bem-aventurada Virgem! tendes entre vossas mãos, se ouso dizê-lo, a chave das bênçãos divinas.

"É vosso Filho essa chave misteriosa com a qual se abrem os cofres do Pai Celeste". (Bossuet) .

Não, não posso esperar recusa ...

N.S.ª do Sagrado Coração é por demais benigna para deixar de me conceder a graça que imploro, quando ela pode ma dar tão facilmente e minhas lágrimas e minhas orações lha pedem tão insistentemente. Não, minha boa Mãe! não se dirá, tenho a firme confiança, que bati à porta de vossa misericórdia sem vê-la abrir-se; que precisei de vossa proteção e não ma concedestes; que em vós procurei auxílio e não o encontrei.

Não, não posso esperar recusa. .. porque o assunto pelo qual recorro a vós é importante, difícil, desesperado, não há mais recurso senão em vosso poder, ó Maria, ó minha Soberana.

Eu vos conjuro pelo que tendes de mais caro, obtende-me a graça que solicito do Coração de Jesus.

Reza-se "Lembrai-Vos"

LÂMPADA QUE REZA ...

Ao iniciar a sua novena de esperança, não deixe de mandar acender, aos pés de Nossa Senhora do S. Coração, uma lâmpada votiva novenal.

 Ela representa, dê dia e de noite, a insistência do seu pedido. Ela reza baixinho, no silêncio do Santuário. Ela é o símbolo da sua· fé que não se apaga, de sua esperança que se aviva, do seu amor que mais se abrasa... E ao cabo de nove dias, a sua lâmpada será um símbolo de gratidão, anunciando ao peregrino devoto: Como é boa a Senhora do S Coração.


9 - A ESPERANÇA


E já que sois mãe acolhei benignamente as nossas preces...

Venho a vossos pés, .ó N.S.ª do Sagrado Coração, terminar minha novena de preces e sinto-me forçado a vos agradecer mesmo antes de conhecer o resultado do meu pedido.

A calma que experimento, a esperança que aumenta em minh'alma, o amor ardente que meu coração por vós sente, me fazem esperar com razão que não recorri em vão à vossa proteção.

Quisestes dar-me uma prova de vosso amor:  mil vezes bendita sejais, vós, a melhor de todas as mães, a mais poderosa de todas as rainhas!

Se, como espero, minha prece for ouvida hoje, nada será capaz de conter o transporte de meu reconhecimento e o sentimento de minha viva alegria; publicarei vossos louvores, direi altamente que o meio mais seguro de obter a graça é dirigir-se a N.ªS.ª do Sagrado Coração e que é preciso ir com toda a confiança a esse trono da eterna misericórdia.

Se a graça que solicito for diferida por algum tempo, esperá-la-ei com paciência, sem cessar de vo-la pedir; longe de me desanimar, renovarei cada dia com mais ardor minhas súplicas, porque espero sempre em vossa bondade e sabeis melhor do que eu a hora e o momento em que me será mais útil receber o objeto de meus desejos.

Enfim, disto me livre Deus, se a graça que solicito se transformar para mim em alguma dura prova, ou algum sacrifício inesperado, será então, ó N.ªS.ª do Sagrado Coração, que tereis de vir em meu auxílio, ajudando-me a renovar o espírito de fé e resignação cristã e me fazendo compreender que esta misteriosa conduta da divina Providência tem em vista um maior bem.

Mas agora, ó minha Celeste Protetora, tratei convosco do mesmo modo que um filho com sua muito amada mãe; expus-vos meus sofrimentos e meus temores, minhas penas, minhas tentações, minha fraqueza, meus perigos; lanço-me aos vossos braços, me abandono a vós, sei que não me deixareis perecer.

Ó N.ªS.ª do Sagrado Coração, ainda uma vez vos peço que escuteis minha oração e me concedais todas as graças que vos pedi durante esta novena; estendei vossa proteção sobre mim e sobre todas as pessoas que tantas vezes vos tenho recomendado; obtende-nos do Coração de Jesus a graça de amá-lo aqui na terra e reinar com Ele no Céu. Amem!

Reza-se " Lembrai-vos "

Obs.: esta novena foi publicada em  janeiro de 1960

Provérbio:
"Se Deus não perdoasse, o paraíso ficaria vazio." (Provérbio Árabe)