domingo, 8 de dezembro de 2013

55) SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

"Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade."Salmos 29:2


SANTA CATARINA (PADROEIRA DA UNIVERSIDADE DE PARIS)
Comemora-se em 25 de Novembro

            Catarina nasceu na cidade egípcia de Alexandria e em sua adolescência converteu-se ao cristianismo: Numa visão, Catarina foi transportada para o céu, encontrou-se com o menino Jesus e a Virgem Maria e, em êxtase, casou-se misticamente com Cristo,. Ela tinha, na época, dezoito anos de idade.

            Alguns textos escritos entre os séculos VI e X , que se reportam aos acontecimentos do ano 305, descrevem Santa Catarina (Ekaterina) como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza. Era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum a uma mulher e jovem naquela época.

Foi então à presença do imperador romano Maximino Daia, que perseguia os cristãos, censurando-o por sua crueldade. O imperador mandou prendê-la e convocou os maiores sábios da província de Alexandria para argumentar com ela e converte- la aos seus deuses pagãos, mas aconteceu ao contrário, isto é Catarina os converteu ao cristianismo.

            O imperador mandou prender e torturar Catarina. Na prisão ela converteu ainda vários soldados e até a mulher do imperador. Foi condenada à morte lenta na roda (instrumento de tortura que mutilava e causava grande sofrimento).

            Diz a lenda católica que quando foram amarrar Catarina na roda, ela fez o sinal da cruz e a roda se quebrou. Na sua execução, apareceu-lhe o arcanjo Miguel para confortá-la e Catarina rezou suplicando que, em nome do seu martírio, Deus ouvisse as orações de todos por sua intercessão. Por fim, Catarina de Alexandria, então com apenas 18 anos, morreu decapitada.

            Três séculos mais tarde, o seu corpo, incorrupto, foi encontrado por monges e levado para o Mosteiro da Transfiguração.

O Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina fica no sopé do Monte Sinai, no sul da Península do Sinai. É o mais antigo mosteiro ainda usado para sua função original e tem antigas obras sacras.

O Mosteiro abriga a Igreja Basílica da Transfiguração, a sagrada Capela da Sarça Ardente, uma torre de 9 sinos, uma biblioteca com milhares de antigos manuscritos e uma mesquita adaptada, em 1106, de uma antiga capela cristã. No local, foi construída uma capela  dedicada a Santa Catarina e Com o tempo, o nome do Sagrado Mosteiro do Sinai foi mudado para Mosteiro de Santa Catarina.


            Junto de Santa Margarida e do arcanjo Miguel, Santa Catarina era uma das vozes que falavam com Joana d'Arc instruindo-a na sua missão de salvar a França.

            Santa Catarina é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores e também invocada contra acidentes de trabalho. No Brasil, é a padroeira do Estado de Santa Catarina.
Santa Catarina de Alexandria integra a relação dos quatorze santos auxiliares da cristandade.

            1)Oração que Santa Catarina recitou na hora do martírio:

            'Senhor Jesus, meu Deus, eu Vos deu graças por terdes posto o meu pé sobre uma rocha e dirigido os meus passos.
Estendei para mim essas mãos que por mim foram feridas na Cruz, e recebei a minha alma que eu Vos ofereço confessando-Vos.
                Lembrai-Vos Senhor que nós não somos mais que carne e sangue e não permitais que eu seja acusado no Vosso tremendo tribunal, dos pecados que cometi por ignorância, mas lavei os minhas manchas com o sangue que derramarei por Vós.
               Concedei também a todos os que Vos invocarão por minha intercessão, o cumprimento de todos os seus desejos contanto que isto lhes seja útil, afim de que Vós sejais louvado e bendito pelas os vossas obras, agora e na eternidade. Assim seja.

            2)Oração que Santa Catarina recitou na hora do martírio:

            “Jesus, Meu Senhor e Meu Deus, peço que seja socorrido em vós todo aquele que em momentos de aflição, invocar a lembrança de meu martírio. Livrai da morte súbita os meus devotos e concedei a eles, por toda a vida, abundância de pão e água, além da saúde. Que as doenças e as tempestades se mantenham longe de suas casas. Que as mulheres não abortem nem morram no parto. Que não haja carestia onde moram e que o orvalho do céu desça sobre suas cabeças dia e noite. Concedei que por fim, se alguém recorrer a meu nome, seja conduzido pelos anjos ao repouso eterno. Amém!”

Provérbio:
A boa casa é a melhor de todas as escolas, quer para a mocidade, quer para a velhice. (Smiles)