quinta-feira, 10 de julho de 2014

105) SÃO GERALDO MAGELA

"Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo."Salmos 92:1

comemora-se em 16 de outubro
comemora-se em 16 de outubro

               São Gerardo Magela nasceu na cidade de Muro Lucano, sul da Itália, em 23 de abril de 1726.

               Aos 19 anos, montou sua própria alfaiataria.O negócio prosperou e o que ele ganhava era repartido entre sua família os pobres.

                Desde muito jovem, ele se esforçou para entrar na Ordem dos capuchinhos. Porém, não foi aceito devido sua fraca saúde. Foi aceito, porém, na Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Lá, foi sacristão, alfaiate, jardineiro, enfermeiro e porteiro.

              Ele ficou conhecido por causa dos seus dons supernaturais como profecias, visões e êxtases, podia ler a mente e a consciência das pessoas. Ele também curava doenças apenas com a sua benção e oração. Embora não fosse padre, seus conselhos espirituais eram procurados pelos clérigos e comunidades de religiosas nas quais ele dava conferências. Ficou famoso pela sua santidade e caridade.

               "Amar a Deus; estar unido a Deus; fazer as coisas por amor a Deus; amar aos irmãos por amor a Deus; sofrer por Deus. Minha obrigação é fazer a vontade de Deus". São Geraldo escreveu essas palavras, resumindo o seu desejo de servir a Deus. 

             Na porta de sua cela estava escrito: "Aqui o desejo de Deus é feito como Deus quer, quando e enquanto quiser". 

            Ele morreu em Caposele, na Itália, no dia 16 de outubro de 1755, vítima de uma tuberculose. Rapidamente seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres são creditados à sua intercessão. Foi canonizado no dia 11 de dezembro do ano 1904, através do Papa Pio X. Sua festa é comemorada no dia 16 de outubro.

            São Geraldo Magela é o padroeiro dos alfaiates, dos porteiros,das pessoas acusadas falsamente, das grávidas, das crianças, das maternidades, das mães, das boas confissões, dos Irmãos leigos, e da cidade italiana Muro Lucano. 

Santuário de São Geraldo Magela,onde estão seus restos mortais, em Materdomoni, Itália.

Oração a São Geraldo Magela

Ó São Geraldo, celestial amigo dos infelizes, ao nos lembrarmos dos grandes milagres que operastes em vida e após a morte, entendemos que  eles nos clamam:  Confiança! Tenham confiança!

Bem sabemos que é grande o favor que pedimos e muito acima de nossos merecimentos.. Choramos agora todas as nossas culpas. São Geraldo, pedí ao bom Pai celeste que nos perdoe.

Alcançai-nos, pelos méritos das sublimes virtudes que vos fizeram eterno amigo de Deus, a graça que com toda confiança pedimos por esta oração.

 Ó São Geraldo, nosso amigo, nosso milagroso benfeitor, rogai por nós a Jesus e Maria, e seremos certamente atendidos.

ORAÇÃO (muito antiga) 

Ó São Geraldo, anjo de pureza, mártir de penitencia, serafim de amor e de oração, terno filho de Maria Santíssima, admirável amador da Cruz, adorador assíduo da Eucaristia, perfeito imitador de jesus obediente, peço-Vos comuniqueis estas divinas virtudes á nossa pobre alma. 
Por vosso espírito de humildade e doçura, por vossa união completa a adorável vontade de Deus, por vossa predileção para com os aflitos, pequenos e pobres, por vosso  zelo insaciável, tornai o nosso coração semelhante ao vosso.
Ó irmão humilde, que em poucos anos Vos tornastes tão grande santo, ó Taumaturgo que vosso século, terror dos demônios, protetor milagroso das famílias cristãs, legítimo modelo da mocidade, em Vós pomos  a nossa confiança.
Rogai pela santa Igreja, por nossa pátria, por nossas  famílias; Rogai por nós, para que todos imitando as vossas virtudes neste mundo, possamos um dia convosco cantar  eternamente a glória do padre, do Filho e do Espírito Santo. Assim seja. 


Provérbio:
O sorriso que irradiaste a ti retorna. (provérbio Indiano)