domingo, 27 de julho de 2014

110) SANTO ELOI

"O justo alegrar-se-á e confiará no Senhor; todos os de coração reto serão louvados." salmo 63.II

comemora-se em 1 de dezembro

                                                                        Padroeiro dos ourives

         Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Formou-se na escola de Ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa e lá se tornou mestre na profissão de ourives. Trabalhava também com escultura marcenaria e modelagem.

            Um trabalho mudou a sua vida: Aconteceu que o rei Clotário desejou ter um trono todo feito de ouro, e para confecciona-lo procurava um Ourives. Os que encontrou lhe disseram que a quantidade de ouro que dispunha, não daria para a confecção do trono. Quando encontrou Elói, este aceitou o trabalho. Como a honestidade que era parte do seu caráter, sabedoria e inteligência, para surpresa do rei entregou em vez de um, dois tronos com a mesma quantidade de ouro. Admirado com a capacidade e honestidade do artista o rei nomeou-o administrador e guardião do tesouro real.

            Estando a serviço do rei, Elói conseguia, além de administrar os bens reais, realizar várias obras de arte relevantes. Exemplo disso são o túmulo de São Martinho de Tours, o cálice de Cheles, o túmulo de São Dionísio em Paris, e vários outros serviços artísticos na área religiosa. O dinheiro que ele recebia pelo serviço na Corte, era usado para obras de caridade, como, o resgate prisioneiros de guerra, construção e reconstrução de igrejas, conventos masculinos e femininos. Além disso, ajudava diretamente os necessitados. Mesmo ganhando bem com tudo isso, levava vida austera. Tudo o que ganhava, usava para ajudar os pobres. A caridade que praticava vinha de uma profunda vida de oração. Por tudo isso, chegou a ser apelidado de “O monge.”

            O rei, Dagoberto II, que sucedeu Clotário II manteve Elói na mesma função e ainda como conselheiro e embaixador. Era diplomata hábil e por mais de uma vez conseguiu evitar a guerra.

            Morto o rei, demitiu-se de todos os cargos, para entrar na vida eclesiástica, tendo sido Bispo em Ruão,ocupou desde então a Sé Episcopal de Noyon. Foi grande organizador, apóstolo cheio de zelo, sabedoria e bondade. A sua atividade irradiou para Flandres, Holanda, Suécia e Dinamarca. Morreu no dia 1º de dezembro de 660, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. A história da sua vida e santidade se espalhou rapidamente por toda a França, Itália, Holanda e Alemanha, graças ao seu amigo bispo Aldoeno que escreveu sua biografia.

ORAÇÃO: Senhor, por intercessão de Santo Elói, concedei-me ser atencioso e justo para com os mais humildes. Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. Santo Elói, rogai por nós.

Provérbio:
Pode um homem tornar-se culto pela cultura dos outros; mas só se tornará sábio pelas próprias experiências.                                     (provérbio árabe)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

109) FREI ROGÉRIO NEUHAUS


"Senhor, quem habitará em tua tenda? Quem descansará em teu monte santo? Aquele que vive com integridade e justiça." (salmo 14.I-2)
(1863-1934)


            Henrique Neuhaus nasceu na cidade de Borken (Alemanha), no seio de uma família religiosa.

            A vontade de se tornar religioso levou-o a apresentar-se no convento franciscano de Harreveld, na Holanda, aos 17 anos, tomando o nome de Frei Rogério Neuhaus.

            Levado pelo ideal missionário veio para o sul do Brasil fixando-se em Lages, santa Catarina, onde exerceu por 30 anos seu pastoreio de almas, enfrentando a pobreza, o frio intenso, a ignorância religiosa, a violência e doenças, em suas viagens pastorais em lombo de burro por Santa Catarina e Paraná. Sempre muito querido pelo povo devido a sua amabilidade, tornou-se verdadeiramente “ O Apóstolo do Planalto Catarinense”.

            Em 1922, estando perdendo a visão veio para o Rio de janeiro, para tratamento. Passou nesta cidade os últimos 12 anos de sua vida. Seu apostolado continuou através do confessionário, visitas a hospitais, a doentes em casa, a asilos e casas de repouso, a casas de caridade. Sua piedade e confiança em Deus eram admiradas por todos.

            Faleceu em 1934, vítima de câncer. A notícia do seu passamento comoveu toda a cidade. Os que conviveram com ele o reconheceram como um exemplar homem de Deus.

NOVENA AO SERVO DE DEUS FREI ROGÉRIO, O. F. M.

(Só para uso particular)
Deus onipotente e misericordioso, a vossa bondade infinita
agradecemos todos os benefícios que concedestes ao humilde frei Rogério e vos rogamos que, pela sua intercessão, nos concedais a graça... que vos pedimos e, se for de vosso agrado, deis ao servo fiel a honra dos altares, para vossa gloria e para o bem da cristandade. E vós, grande servo de Deus, rogai por nós, para que cresçamos no divino amor, na devoção à Virgem Santíssima, no ódio ao pecado e na verdadeira caridade cristã.
Protegei-nos nos perigos do corpo e da alma, para que um dia, convosco, no céu, louvemos ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, por toda a eternidade. Assim seja.

Na novena ou tríduo, podem rezar a oração, 3 P. N.,4 A. M., em honra da SS. Trindade e se recomendam a confissão e comunhão.


Provérbio:

Os homens de bem não morrem, ficam encantados. (Guimarães Rosa)

terça-feira, 22 de julho de 2014

108) SÃO TARCÍSIO

"Mas o Senhor é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio"Salmos 94:22

comemora-se em 15 de agosto

"Ó meu Jesus, ninguém vos tirará do meu coração." (São Tarcísio)

                Durante a perseguição de Valeriano, imperador de Roma (253-260), muitos cristãos foram presos e martirizados. Esses cristãos desejavam receber a Santa Eucaristia para se fortalecerem com o Corpo de Cristo. Mas era muito difícil entrar nas cadeias com a Santa Comunhão.

            Então, com apenas 12 anos de idade, Tarcísio se ofereceu para fazer este serviço. Ele dizia estar disposto a até mesmo dar a sua vida para que as hóstias sagradas não caíssem nas mãos dos pagãos.

            Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. No caminho, foi identificado e, como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. 
Depois de morto, foi revistado mas não acharam as hóstias sagradas que ele portava. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.


             Hoje, seus restos mortais estão sepultados na basílica mais solene do Vaticano: Basílica de São Silvestre. . Ele foi declarado Padroeiro dos Coroinhas ou Acólitos, que servem ao altar e ajudam na celebração eucarística.

ORAÇÃO

            Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia.
            Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo.

            Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé.
            Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido).
Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.

Provérbio: 
Deus mora onde o deixam entrar. (Provérbio Oriental)

domingo, 20 de julho de 2014

107) SÃO ROQUE

"Nós o amamos porque ele nos amou primeiro (I JOÃO 4:19)"

comemora-se em 16 de agosto

São Roque

Apesar de seus dados biográficos não serem precisos, provavelmente nasceu em 1295 na cidade de  Montpellier, França.

De família abastada, ficou órfão muito jovem sendo educado por um tio. Chegou a estudar medicina sem, contudo terminar o curso.

Desde muito cedo levava uma vida ascética praticando a caridade. Quando a idade permitiu distribuiu seus bens aos pobres e partiu em peregrinação para Roma.

Ao chegar á cidade de Acquapendente encontrou-a tomada pela peste(epidemia da peste Negra 1348). Dedicou-se imediatamente a assistência aos doentes, operando as primeiras curas milagrosas. Visitou outras cidades como Cesena, Mântua, Parma etc, sempre tratando dos doentes e revelando-se como místico e taumaturgo.


Em Roma, rezava diariamente sobre o túmulo de são Pedro e também curou vítimas da peste.

No retorno á sua cidade natal, ao passar por Piacenza, foi contagiado e isolou-se na floresta próxima para preservar as outras pessoas. Ali teria tido a ajuda de um cachorro que lhe levava um pedaço de pão diariamente e banhava-se em uma fonte que surgiu, tendo-se curado milagrosamente.

Ao chegar em Montpellier, onde havia uma guerra civil, foi considerado um espião disfarçado de peregrino, sendo jogado na prisão por longos 5 anos onde veio a falecer em 16 de agosto de 1379. Um carcereiro coxo foi curado quando encostou seu pé no corpo de São Roque para se certificar se estava morto. Foi seu primeiro milagre pós-morte. Foi reconhecido quando se viu um sinal de nascença em forma de cruz, que tinha em seu peito.

Sua santidade espalhou-se rapidamente pela França e Itália. Ao passar dos anos sua devoção é invocada todas as vezes que surgem epidemias.

Seus restos mortais foram levados para Veneza, na Chiesa de São Rocco.

Campo dei Frari 3063,30125 - Veneza, Itália

Igreja matriz - São Roque - São Paulo

No Brasil, na cidade de São Roque, São Paulo, está uma relíquia do santo (uma parte do braço) na igreja matriz.




É protetor dos inválidos, dos cães, do gado, das doenças e pragas.

Oração a São Roque

São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor. São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e do perigos. Amém

Provérbio:
A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro. (Ghandi)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

106) ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO

 
"Senhor sê misericordioso comigo, para a honra do teu nome; porque cheia de suavidade é a tua misericórdia"
 (Salmo I08.21)



            Ó Deus de toda a consolação, autor da salvação das almas! tende piedade das que estão padecendo no Purgatório, e conceide-lhes, com o total livramento de suas penas, a felicidade que em outro tempo prometestes ao vosso servo Abraão e a sua posteridade. Compadecei-vos Senhor, de seu sofrimento, e esquecei-vos das faltas que a fragilidade da nossa natureza lhes fez algumas vezes cometer. Tirai-as daquele lugar de suplicio e de trevas e ponde-as em um lugar de descanço e de luz. 
            Atendei, Deus meu à humilde súplica que vos faço e concedei esta graça de perfeito livramento aquelas  almas pelas quais sou particularmente  obrigado a rogar. Eu vo-lo peço pelo sagrado Nome e pelos infinitos  merecimentos  daquele  que se encarregou de satisfazer por nós  todos, e que vive e reina convosco por todos os séculos  dos séculos. Assim seja. 

ORAÇÃO PELAS ALMAS

(SERVE P/NOVENA)

            Dulcíssimo Jesus, pelo suor de sangue que vertestes no Jardim de Getsêmani, tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa cruel flagelação, tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa dolorosa coroação de espinhos, tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes levando a vossa cruz ao Calvário, tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Dulcíssimo Jesus, pelas dores que sofrestes na vossa crucificação cruelíssima, tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Dulcíssimo Jesus, pela dores que sofrestes na vossa amarguíssima agonia sobre a cruz, tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Dulcíssimo Jesus, pela dor imensa que sofrestes rendendo a vossa bendita alma, Tende compaixão das benditas almas. Tende delas compaixão, Senhor.

            Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis, concedei as almas de vossos servos a remissão de todos os seus pecados, para que obtenham o perdão que sempre desejam. 


Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos, Amém.

Cel. : Dai-lhes, Senhor o repouso eterno.

Resp.: E brilhe para elas a vossa luz.

ORAÇÃO ÁS 13 ALMAS

            Oh! Minhas 13 Almas Benditas sabidas e entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus atendei ao meu pedido. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido. Pelas gotas de suor que Jesus derramou do seu Sagrado Corpo, atendei o meu pedido. 
            Meu Senhor Jesus Cristo, que a vossa proteção me cubra, vossos braços me guardem no vosso coração e me proteja com os vossos olhos.
            Oh! Deus de Bondade, vós sois meu advogado na vida e na morte; peço-vos que atendei os meus pedidos, livrai-me dos males e dai-me sorte na vida.                 Segui meus inimigos, que olhos do mal não me vejam; cortai as forças dos meus inimigos.
            Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, se me fizerem alcançar esta graça (dizer a graça), ficarei devoto de vós e divulgarei a vossa devoção e mandarei rezar uma missa.
Reza-se 13 Pai Nossos e 13 Aves- Maria  durante 13 dias.

Provérbio:
Precisa de uma prova da existência de Deus? Acaso alguém acende uma tocha para ver o sol?

quinta-feira, 10 de julho de 2014

105) SÃO GERALDO MAGELA

"Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo."Salmos 92:1

comemora-se em 16 de outubro
comemora-se em 16 de outubro

               São Gerardo Magela nasceu na cidade de Muro Lucano, sul da Itália, em 23 de abril de 1726.

               Aos 19 anos, montou sua própria alfaiataria.O negócio prosperou e o que ele ganhava era repartido entre sua família os pobres.

                Desde muito jovem, ele se esforçou para entrar na Ordem dos capuchinhos. Porém, não foi aceito devido sua fraca saúde. Foi aceito, porém, na Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Lá, foi sacristão, alfaiate, jardineiro, enfermeiro e porteiro.

              Ele ficou conhecido por causa dos seus dons supernaturais como profecias, visões e êxtases, podia ler a mente e a consciência das pessoas. Ele também curava doenças apenas com a sua benção e oração. Embora não fosse padre, seus conselhos espirituais eram procurados pelos clérigos e comunidades de religiosas nas quais ele dava conferências. Ficou famoso pela sua santidade e caridade.

               "Amar a Deus; estar unido a Deus; fazer as coisas por amor a Deus; amar aos irmãos por amor a Deus; sofrer por Deus. Minha obrigação é fazer a vontade de Deus". São Geraldo escreveu essas palavras, resumindo o seu desejo de servir a Deus. 

             Na porta de sua cela estava escrito: "Aqui o desejo de Deus é feito como Deus quer, quando e enquanto quiser". 

            Ele morreu em Caposele, na Itália, no dia 16 de outubro de 1755, vítima de uma tuberculose. Rapidamente seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres são creditados à sua intercessão. Foi canonizado no dia 11 de dezembro do ano 1904, através do Papa Pio X. Sua festa é comemorada no dia 16 de outubro.

            São Geraldo Magela é o padroeiro dos alfaiates, dos porteiros,das pessoas acusadas falsamente, das grávidas, das crianças, das maternidades, das mães, das boas confissões, dos Irmãos leigos, e da cidade italiana Muro Lucano. 

Santuário de São Geraldo Magela,onde estão seus restos mortais, em Materdomoni, Itália.

Oração a São Geraldo Magela

Ó São Geraldo, celestial amigo dos infelizes, ao nos lembrarmos dos grandes milagres que operastes em vida e após a morte, entendemos que  eles nos clamam:  Confiança! Tenham confiança!

Bem sabemos que é grande o favor que pedimos e muito acima de nossos merecimentos.. Choramos agora todas as nossas culpas. São Geraldo, pedí ao bom Pai celeste que nos perdoe.

Alcançai-nos, pelos méritos das sublimes virtudes que vos fizeram eterno amigo de Deus, a graça que com toda confiança pedimos por esta oração.

 Ó São Geraldo, nosso amigo, nosso milagroso benfeitor, rogai por nós a Jesus e Maria, e seremos certamente atendidos.

ORAÇÃO (muito antiga) 

Ó São Geraldo, anjo de pureza, mártir de penitencia, serafim de amor e de oração, terno filho de Maria Santíssima, admirável amador da Cruz, adorador assíduo da Eucaristia, perfeito imitador de jesus obediente, peço-Vos comuniqueis estas divinas virtudes á nossa pobre alma. 
Por vosso espírito de humildade e doçura, por vossa união completa a adorável vontade de Deus, por vossa predileção para com os aflitos, pequenos e pobres, por vosso  zelo insaciável, tornai o nosso coração semelhante ao vosso.
Ó irmão humilde, que em poucos anos Vos tornastes tão grande santo, ó Taumaturgo que vosso século, terror dos demônios, protetor milagroso das famílias cristãs, legítimo modelo da mocidade, em Vós pomos  a nossa confiança.
Rogai pela santa Igreja, por nossa pátria, por nossas  famílias; Rogai por nós, para que todos imitando as vossas virtudes neste mundo, possamos um dia convosco cantar  eternamente a glória do padre, do Filho e do Espírito Santo. Assim seja. 


Provérbio:
O sorriso que irradiaste a ti retorna. (provérbio Indiano)

terça-feira, 8 de julho de 2014

104) NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei."Salmos 91:2

comemora-se em 27 de junho

        Ícone é o nome dado a uma pintura que é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração.
        O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro segundo a tradição, surgiu na Ilha de Creta entre os séculos 13 e 17. O quadro representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços e dois arcanjos. O quadro feito de madeira tem 53 centímetros de altura por 41,5 de largura. 

        Os Redentoristas são especialmente dedicados a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e foram nomeados pelo Papa Pio IX em 1865 como guardiões e missionários do ícone desse título, que está na Igreja Redentorista de Santo Afonso de Ligório em Roma.

igreja de Santo Afonso em Roma - Via Merulana- rione Esquilino - 

ORAÇÃO (muito antiga) 

   Ó mãe do Perpetuo Socorro, fazei que eu sempre possa invocar o vosso poderosíssimo Nome; pois é a proteção de quem vive, a salvação de quem morre.
   Ó puríssima e benigníssima Maria, seja d'ora avante o vosso nome como a respiração de minha vida.
   Ó minha amabilíssima senhora, não tardeis em vir em meu auxílio todas as vezes que eu Vos chamar.
eu não cessarei de pedir-Vos, em todas as tentações que  me assaltarem, o Vosso  socorro; em todas as necessidades em que me achar, Vos invocarei, repetindo a cada instante:
   Maria, Maria! Que doçura, que confiança, que ternura não desperta na minha alma o vosso Nome e só o pensar em Vós! Rendo graças  ao Senhor, que Vos deu, para maior bem, um nome cheio de delícias. Não me limitarei a pronunciar este querido nome; quero ainda por ele, com todo amor de que sou capaz, constantemente invocar-vos, ó Mãe do Perpetuo Socorro. Amem.

ORAÇÃO

Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício:
(faz-se o pedido),      e a graça de usar dele para a glória de Deus e a salvação de minha alma. Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na 
bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. Amém. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Provérbio:
A generosidade consiste em dar antes de ser solicitado. (provérbio Árabe)

sábado, 5 de julho de 2014

103) SÃO FRANCESCO SAVÉRIO MARIA BIANCHI



"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."Salmos 90:12

comemora-se em 31 de janeiro

 São Francisco Saveiro Maria Bianchi

Francisco Saverio Maria Bianchi nasceu no dia 2 de dezembro de 1743, na cidade de Arpino, França, e viveu quase toda a sua vida em Nápoles, Itália. Sua família era muito cristã e caridosa. Francisco viveu sua infância num ambiente familiar, de doação ao próximo e que o influenciou durante toda sua existência religiosa.

Aos doze anos entrou para o "Colégio dos Santos Carlos e Felipe" da ordem dos Barnabistas e em 1762, para o seminário onde jurou fidelidade a Cristo e fez seus votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Completou os estudos de direito, ciência, filosofia e teologia em Nápoles e Roma. Foi ordenado sacerdote aos 25 de janeiro de 1767. A intensa atividade no campo da cultura não o impediu, todavia, de viver plenamente a vida de religioso, desempenhando importantes cargos na Congregação e continuando a exercer seu ministério sacerdotal.

Com o transcorrer dos anos padre Bianchi deixou gradativamente de praticar o ensino e viveu mais o sacerdócio contemplativo e penitente . Ao seu redor se formou uma próspera família espiritual. A fama de sua virtuosidade e santidade cresceu na mesma proporção em que suportou heroicamente uma doença incurável que o imobilizou numa cadeira por treze anos, os últimos de sua vida. Mesmo assim não deixou de celebrar a Santa Missa, de acolher e aconselhar a todos os que o procuravam, distribuindo palavras de coragem e conforto. Consumido pela doença morreu em 31 de janeiro de 1815, envolto pela paz e suprema alegria espiritual.

Francisco Bianchi viveu durante o período conturbado e histórico das sucessivas conquistas e batalhas empreendias pelo imperador Napoleão Bonaparte. Assistiu a destruição de todas as bases políticas da Europa. Sobretudo, viu o clima antirreligioso ser instalado e que se materializou contra o clero com leis de confisco, incêndios e expulsões de congregações inteiras dos domínios napoleônicos. Mas, padre Francisco Bianchi se manteve apaixonadamente sacerdote de Cristo. Lutou contra a miséria, a desnutrição, as epidemias, as doenças e por fim contra a baixa estima dos habitantes tão abandonados politicamente.

O seu funeral foi um dos mais comoventes, onde estiveram reunidas personalidades ilustres das áreas das artes, da ciência, da Igreja e a imensa população, para as últimas homenagens àquele que chamaram de "Apóstolo de Nápoles" e "santo". Em 1951, foi canonizado pelo papa Pio XII, em Roma. E as relíquias mortais de São Francisco Saveiro Maria Bianchi foram sepultadas na capela da Igreja de Santa Maria de Caravaggio em Nápoles, Itália. Para sua homenagem e culto foi escolhido o dia 31 de janeiro.

Provérbio:
O que passou passou, mas o que passou luzindo resplandecerá para sempre. (Goethe)

terça-feira, 1 de julho de 2014

102) NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus."
Salmos 90:2

comemora-se em 12 de dezembro

PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA

            Foi no ano de 1531 que a Virgem Maria  apareceu ao índio recém- batizado Juan Diego, na colina de Tepeyac perto da capital do México.

            Pediu-lhe que fosse ao bispo dizer que naquele lugar deveria ser construído um santuário em louvor a ela. 

            Na segunda aparição Juan Diego comunicou a Nossa senhora que o bispo não tinha acreditado nele. Nossa senhora insistiu que o mensageiro deveria ser Juan Diego e mais uma vez o bispo não acreditou pedindo que Nossa Senhora lhe enviasse um sinal comprovador.

            Nossa Senhora enviou ao bispo, através de Juan Diego grande quantidade de rosas que não seria possível serem encontradas na montanha de Tepeyac naquele rigoroso inverno. Quando o índio abriu seu manto(ou  tilma) para mostrar-lhe as rosas, havia impressa a imagem de Nossa Senhora ocupando toda a extensão do manto.

            Foi construído um magnífico santuário na colina de Tepeyac onde foi exposta a imagem impressa no manto e ainda hoje, depois de 490 anos, tem as feições da virgem conservadas intactas.

            Técnicos da Nasa submeteram a imagem a uma análise técnica rigorosa a atestaram que os corantes utilizados na pintura são de origem desconhecida.

            O Santuário atrai peregrinos de todo o mundo.

            João Paulo II canonizou Juan Diego como primeiro santo indígena  das Américas.

            “ Do céu, o senhor contempla e vê todos os homens (Sl 33). Deus não considera as diferenças de raça, ou de cultura. Ao acolher a mensagem cristã, sem renunciar a sua identidade indígena, Juan Diego descobriu a profunda verdade da nova humanidade, em que todos são chamados a serem filhos de Deus em Cristo.” (João Paulo II)

ORAÇÃO À VIRGEM DE GUADALUPE

            Perfeita, sempre virgem santa Maria, mãe de Deus, vivo e verdadeiro. Tu, na verdade, és nossa mãe compassiva.  A ti buscamos e invocamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e nossas dores. Tu que és nossa doce e amorosa mãe, acolhe-nos no aconchego de seu manto, no carinho de teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe o nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo.
            Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faze-nos mensageiros teus, mensageiros da palavra e da vontade de Deus. Amém


            Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é um complexo religioso da cidade do México, o segundo templo católico mais visitado do mundo.O santuário de Guadalupe se localiza no norte da cidade, a 9 km do centro. A maneira mais fácil de chegar é de táxi ou Uber, é claro. Mas você pode chegar facilmente de metrô. O acesso de metrô é pela estação La Villa – Basílica, Linha 6 vermelha. A estação fica a apenas 300 m da basílica onde há um enorme corredor para pedestres dedicado ao complexo.manto de Nossa Senhora de Guadalupe fica exatamente atrás do altar da Basílica, com uma esteira-rolante para que os fiéis possam ver a imagem


ORAÇÃO


            Santíssima Mãe de Guadalupe, que mostrastes vosso amor e vossa ternura aos povos do continente americano, cumulai de alegria e de esperança a todos os povos e a todas as famílias do mundo.
            A Vós, que precedeis e guiais nosso caminho de fé rumo à pátria eterna, encomendamos as alegrias, os projetos, as preocupações e os anelos de todas as famílias.
            Oh Maria, a Vós recorremos confiando em vossa ternura de Mãe. Não deixeis de ouvir as preces que vos dirigimos pelas famílias de todo o mundo neste crucial período da História, pelo contrário, acolhei-nos em vosso coração de Mãe e acompanhai-nos em nosso caminho rumo à pátria celeste. Amém.

(Oração do Papa Bento XVI para o encerramento do VI Encontro Mundial das Famílias no México
em 18 de janeiro de 2009) (Revista Arautos do Evangelho, Mar/2009, n.87, p.2)


Provérbio:
"Você pode esquec aqueles com quem riu, mas nunca daqueles com quem chorou".