quarta-feira, 2 de abril de 2014

86) NOSSA SENHORA DO MONT SERRAT

"Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)"Salmos 67:1

        A origem da devoção a Nossa Senhora no Santuário de Montserrat segundo os primeiros registros são de 932, quando o conde de Barcelona confirmou e renovou uma doação para o santuário feito por seu pai em 888.
A imagem desaparece do registro histórico, neste ponto, para reaparecer em uma exploração onde os pastores encontraram a estátua em 890:
            Enquanto tomavam conta de seus rebanhos os pastores ficaram maravilhados ao ver luzes e ouvir o cantar que vinha das montanhas e relataram o fato a um sacerdote. Quando o sacerdote ouviu o canto e viu as luzes misteriosas , informou ao bispo, e ele também presenciou o fenômeno . A estátua de Nossa Senhora foi descoberta em uma caverna e foi trazida para uma pequena igreja que logo foi erguida .
            O Mosteiro de Montserrat, situado perto do topo de uma montanha de 4.000 metros, é também a casa de 80 monges . Os monges recebem bem os visitantes e os convidam a participar de suas celebrações diárias da Santa Missa e a recitação da Liturgia das Horas .



            A imagem de Maria, a mãe de Jesus Cristo, localizada no Mosteiro de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, na província de Barcelona, na Catalunha, na Espanha. É conhecida popularmente como La Moreneta ("A Morena")

Comemora-se em 8 de Setembro

            No Brasil ela se tornou, também, a padroeira de várias cidades, entre elas as cidades de Cotia, Salto e Santos, no estado de São Paulo.

ORAÇÃO:
            Ó clementíssima Virgem Maria, minha soberana e Mãe augusta Senhora do Monte Serrat, venho lançar-me no seio de vossa misericórdia, e pôr desde agora e para sempre a minha alma e meu corpo debaixo da vossa salvaguarda e da vossa bendita proteção.
            Confio-vos e entrego nas vossas mãos todas as minhas esperanças e consolações, todas as minhas penas e misérias, bem como o curso e o fim da minha vida, para que por vossa intercessão e por vossos merecimentos, todas as minhas ações se dirijam e se disponham segundo a vontade de vosso divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, e que minha alma depois dessa vida possa alcançar a salvação eterna.
            Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
            Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós. Amém.


Outra representação
ORAÇÃO:
             Senhor Deus, assim como realizastes maravilhas na vida dos Profetas: Moisés no Monte Sinai, e de Elias no Monte Horeb. Ajudai-me a te encontrar na brisa suave dos desertos da vida sob a proteção da Santíssima Virgem Maria do Monte Serrat, Mãe e advogada nossa.
            Ó Rainha e Mãe dos Montes, dos Morros e dos edifícios. Ouve a minha prece e atende o meu pedido. (Fazer um pedido). Virgem Mãe e esplendor do povo de Deus, do clero, dos desvalidos, dos presidiários, dos doentes, dos angustiados, dos pescadores, dos feirantes, das autoridades Civil e Militar, dos motoristas, dos agricultores, dos funcionários públicos, dos estudantes, das domésticas e dos artistas.
            Obrigado por me proteger e me acompanhar na subida do Monte, que é o próprio Jesus Cristo o vosso filho. Amém.

(Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai... )

(Leia um texto da Bíblia. 1º Reis 19, 9-18)
 
  

Provérbio:
"Os velhos têm tanta necessidade de afeto como de sol." ( Victor Hugo)