segunda-feira, 14 de abril de 2014

89) SÃO BENEDITO

"Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza."Salmos 71:3

Comemora-se em 5 de outubro

            São Benedito nasceu, na ilha da Sicília, Itália, no ano de 1526.  Seus pais foram escravos e não queriam  ter filhos para não gerarem mais escravos. Porem o senhor deles prometeu que, se eles tivessem um filho, daria a ele a liberdade. Assim, eles tiveram Benedito. E, como prometido, ele foi libertado pelo seu senhor ainda menino.

            Benedito foi educado por seus pais na fé cristã. Quando menino, cuidava das ovelhas e sempre aproveitava para rezar o Rosário, ensinado por sua mãe.

             Convidado pelo líder dos eremitas franciscanos, Frei Jerônimo Lanza, para fazer parte da congregação. São Benedito aceitou prontamente, vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano, ficando com eles por volta de 5 anos. Depois, Benedito foi para o mosteiro da Sicília, um convento em Santa Maria de Jesus. Era o convento dos franciscanos capuchinhos. Benedito entrou como irmão leigo, assumindo uma função tida como secundária: a de cozinheiro. Benedito, porém, fez da cozinha um santuário de oração e fervor.

            Por causa de sua vida exemplar, trabalho, oração e ajuda a todos, Frei Benedito tornou-se um líder natural. Em 1578 foi convidado para ser o Guardião do Convento. Apesar de ser analfabeto, administrou o mosteiro com grande sucesso, seguindo com rigor os preceitos de São Francisco.


Convento de Santa Maria de Jesus de Palermo ( onde está os restos mortais de S. Benedito)

            Os teólogos vinham de longe para conversar com São Benedito e aprender com ele. Frei Benedito tinha o dom da sabedoria e o dom da ciência.

            Todos queriam ver e tocar em São Benedito, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações. Os escravos simpatizavam muito com ele, por ser negro, pobre e com grandes virtudes. Em torno do seu nome surgiram numerosas irmandades.

            São Benedito é um dos Santos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.

            Grande é o numero de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, e dos profissionais de nutrição .

            São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com Ele  nos braços quando estava em profunda oração. Por orientação da CNBB, no Brasil a festa de São Bendito é comemorada no dia 5 de outubro.

 

ORAÇÃO A SÃO BENEDITO

            Glorioso S. Benedito, Santo de  minha devoção, meu querido protetor, modelo de humildade e caridade, alcançai-me de Jesus a quem  carregais nos braços a graça que  vos solicito (aqui faz o pedido).
Fazei que o vosso exemplo despreze as vaidades do mundo, abrase  o meu coração no amor de Deus  e do próximo e aspire a todas as  virtudes de que é cheia a vossa  vida. 
Sede meu guia na vida presente  e quando afinal soar minha última  hora defendei-me contra os ataques  do inimigo infernal, e apresentai-  me a Jesus a quem convosco louvarei eternamente no céu Amém.

IGREJA DE N.a S.a DO ROSÁRIO E
SÃO BENEDITO DOS HOMENS PRETOS
Rua Uruguaiana s/nº
Rio de Janeiro - RJ - Brasil


ORAÇÃO A SÃO BENEDITO

            São Benedito, filho de escravos.que encontraste a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor. Livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação racial e reconhecer todos os homens por meus irmãos.
São Benedito. amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço de coração.

Por Jesus Cristo Nosso Senhor Amém.

Provérbio: 
O maior fracasso do homem é perder o entusiasmo. (Provérbio popular)