sábado, 15 de março de 2014

81) SÃO LUIZ GONZAGA

"Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniquidade. "Salmos 64:2

comemora-se a 21 de junho 
            Filho de pais nobres, Luís Gonzaga nasceu em 9 de março de 1568, em Roma. Enquanto vivia no mundo militar por desejo de seu pai, sua mãe lhe educou nos valores cristãos. Aos 14 anos de idade, após a Primeira Comunhão, que recebeu de São Carlos Borromeu, ele decidiu ser jesuíta, apesar da contrariedade do pai. 

            Abdicando ao principado em favor de seu irmão, Luís viveu uma vida de austeridade e pureza, dedicando--se no serviço aos mais humildes e pobres. Pelo seu exemplo de vida, tornou--se uma referência para os jovens, sendo modelo de castidade.

             Em Roma, assistiu com coragem e generosidade os atingidos pela peste, contraindo também a enfermidade e morrendo no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos.

(fonte Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 2022)


Olhe para o alto e surpreenda-se

  Seus restos mortais encontram-se na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma. (Via del Caravita, 8a, 00186 Roma RM, Itália)

São Luiz Gonzaga é padroeiro da juventude e dos estudantes.

            Disse o saudoso Papa João Paulo II, dirigindo-se aos jovens de Mântua: “São Luís Gonzaga é sem dúvida um santo a ser redescoberto em sua alta estatura cristã. É um modelo indicado também à juventude de nosso tempo, um mestre de perfeição e um experimentado guia no caminho da santidade.

            ‘O Deus que me chama é Amor, como posso circunscrever este amor, quando para isto seria pequeno demais o mundo inteiro?’- lê-se em uma das anotações de São Luiz Gonzaga”.

ORAZIONE A SAN LUIGI GONZAGA

O Luigi Santo, di angelici costumi adorno, io, indegnissimo vostro divoto, raccomando a voi singolarmente Ia castità della mia anima e del mio corpo.
Vi prego per l'angelica vostra purità a raccomandarmi alI' Agnello Immacolato . Cristo. Gesù, e alla sua santissima 'Madre, Vergine delle Vergine e a custodirmi da, ogni grave peccato, Non permettete chio m’imbratti di macchia alcuna di impurità; ma quando mi vedrete nella tentazione, e nel pericolo di peccare alontanate dal mio cuore tutti i pensieri e gli affeti immondi e risvegliando in me Ia. memoria dell'eternita, di Gesú Crocefisso, ímprimetemi altamente nel cuore un sentimento di timor santo di Dio ; e riscaldandomi d'amor divino, fate che con imitar voi in terra, meriti  con voi di godere Iddio eternamente nel cielo.    
 Pater, Ave, Gloria.

Oração
Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Ámen

Provérbio:
"Julga-se o homem capaz de grandes coisas pela atenção que presta as pequenas coisas." (Tácito)