terça-feira, 4 de março de 2014

80) SÃO LONGUINHO

"A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. "Salmos 62:1
comemora-se em 15 de março
Saint Longinus -  Gian Lorenzo Benini (1635) - Vaticano

Oração a São Longuinho

            "Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma ave Maria".


            Acredita-se ser o soldado que transpassou o peito de jesus (ver Jo19, 31-34), ou conforme Mt 28,54; Mc 15, 39s e Lc 23,47s, o centurião romano que, vendo os fenômenos que ocorreram na morte de Jesus exclamou "verdadeiramente este é o filho de Deus!" teria então deixado a vida militar, seguindo a Cristo. Muitas das noticias relativas a ele se prendem a varias tradições nem sempre fidedignas. A respeito é bom lembrar dois livros apócrifos: O evangelho de Nicodemos e Os atos de Pilatos. Diz uma lenda que Longuinho(ou Longino) teria pregado o Evangelho em Cesaréia e em vários outros lugares. Por fim foi pregar em Mântua (Itália), onde também teria sofrido o martírio.

          
             Longuinho se tornou monge em Cesareia, na Capadócia, onde ganhou muitas almas para Cristo por meio da palavra e do testemunho.

            Entretanto, o governador da Cesareia descobriu sua identidade e o entregou a Pôncio Pilatos. Foi acusado de desertor e condenado à morte. Longuinho , foi torturado, teve seus dentes arrancados e a língua cortada. Depois, foi decapitado. Quase mil anos depois, em 999, Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II.

            No Brasil, a única igreja dedicada a São Longuinho é a capela de “Nossa Senhora da Escada”, no município de Guararema - São Paulo.

            A intercessão de São Longuinho costuma ser invocada principalmente quando se necessita encontrar coisas e objetos perdidos, e sempre que se encontra, em agradecimento, dá-se três pulinhos.


Provérbio:
"O que passou passou, mas o que passou luzindo resplandecerá para sempre."  (Gothe)