comemora-se em 6 de março e 4 de setembro |
Nascida na cidade de Viterbo – Itália- em 1233,Santa Rosa é uma santa de extrema precocidade. Desde criança manifestou milagres e prodígios. Conta-se que aos 3 anos curou uma tia aparentemente morta. Aos 7 foi acometida por grave doença, curada depois da aparição de Nossa Senhora para ela. Desde então passou, por vontade própria a ser missionária, pregando o amor a Deus.
Viterbo foi sede provisória de vários Papas quando estes, por motivos políticos tiveram que se afastar de Roma. Viterbo vivia dias de agitação com a infiltração de hereges (Cátaros), que rejeitavam toda a autoridade religiosa. Eram apoiados por Francisco II imperador da Alemanha.
Aos 12 anos Rosa andava pelas ruas com coragem e oração pregando a fidelidade ao Papa. Tornou-se importuna para os partidários do imperador a ponto de ser banida da cidade.
Após a morte do imperador, profetizada 2 dias antes por Rosa, voltou a Viterbo acolhida com carinho pelo povo.
Aos 16 anos pediu admissão à Ordem das Clarissas, seu objetivo desde criança. Não foi aceita mas profetizou que a aceitariam depois de morta.
Morreu aos 18 anos e de fato, por vontade do papa Alexandre IV seu corpo foi mais tarde transladado para a igreja das Irmãs Franciscanas de Santa Clara.
Em Viterbo todo ano são celebradas 2 festas em honra de Santa Rosa com festejos folclóricos, sendo levada em procissão uma grande torre com alusões a seus feitos e milagres. Esta estrutura foi recentemente, incluída pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Fonte: O Santo do Dia – Dom servílio Conti - 10ª edição –– editora Vozes,.
Senhor, por intercessão de Santa Rosa de Viterbo, preenchei-nos com Vosso Santo Espírito, para que possamos perseverar na fé e na defesa da Igreja com amor e coragem. Amém.