ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO
“ O Domingo de Páscoa, de 18 de abril de 1936 – escreve a Irmã Imaculada Virdis – Jesus fala-me do amor que devo para o Eterno Pai e se queixa por que tantas almas não se interessam por Ele e dedicam maior devoção aos Santos. Depois continua dizendo-me:Quando necessitas de alguma graça, recorre ao Eterno Pai, como nas tuas necessidades materiais recorres a teu pai terreno. Frequentemente rezarás em Sua Honra o Pai Nosso e nas necessidades extraordinárias, rezarás quarenta, e Lhe oferecerás pelos quarenta dias de jejum que fiz, quando Eu estava sobre a terra.”
O Padre Rômulo Gasbari, Diretor Espiritual da Irmã Imaculada e professor no Pontifício Seminário Regional de Viterbo (Itália) organizou a reza dos quarenta “Pai Nossos”, distribuindo-os em quatro dezenas precedidas de um breve oferecimento. Desejamos – escrevia ele – que ao menos as almas boas, a exemplo da Irmã Imaculada, além de Jesus, comecem a amar sensivelmente o Eterno Pai e o Espírito Santo, infelizmente até agora tão esquecidos”.
Jesus ficou muito contente com isso e disse:
“Com esta Oração os devotos alcançarão qualquer graça que pedirem; especialmente devem repeti-la as almas que desejarem progredir no espírito de mortificação. Existem muitas almas que não conseguem vencer os estímulos de gula; pois bem com esta oração, tornar-se-ão vencedoras .”
1- Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-Vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua cara Mãe, quando se retirou por quarenta dias ao deserto a fim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponder ao chamado divino, alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência.
10 PAI NOSSOS
2- Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante de Vossa humilde Majestade, ofereço-Vos todo o grande sofrimento do corpo Imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de quarenta dias e quarenta noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazer as doentias exigências de seu mísero corpo.
10 PAI NOSSOS
3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante de Vossa humilde Majestade, ofereço-Vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos quarenta dias de jejum no deserto, para reparar o espírito de imortificação e de desonestidade de muitos homens e também para que almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda.
10 PAI NOSSOS
4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante de Vossa humilde Majestade, ofereço-Vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante o seu jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens se entregaria a intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-Vos estas suas grandes penas para que os homens de arrependam dos seus pecados e imitem a Jesus na sua pobreza, na mortificação e na temperança.
10 PAI NOSSOS
Na sexta-feira, dia 12 de agosto de 1938, JESUS DISSE:
“ Deves recorrer ao meu Pai Celestial com confiança e simplicidade, mais do que se tratasse com seu próprio pai. Gostaria que todos os dias rezasses a Oração composta de quarenta Pai Nossos.”
Como sua confidente objetasse: - Jesus , como vou fazer a sobrecarregar-me de tantas orações? – Jesus respondia:
“ Podes deixar de lado alguma outra devoção que tens Comigo. Com isso quero fazer-te compreender que não Me desagrada se a alma, alguma vez, se esquece de Mim para conversar e amar o Meu Pai. E por uma segunda vez recomendo ao teu Diretor Espiritual que inculque a devoção ao Meu Pai.
(Pro Manuscrito)
DEVOÇÃO
No Brasil, a devoção começou por volta de 1840, quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira se estabeleceu nas proximidades do Córrego do Barro Preto, que mais tarde recebeu o nome de Trindade, a cerca de 18 km da capital Goiânia (GO).
Certo dia, durante o trabalho no campo, o casal de religiosos encontrou um belíssimo medalhão de barro, de aproximadamente 8 cm, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Encantados, beijaram o medalhão sagrado que mudaria a vida do povo daquela região. Começou ali a devoção ao Divino Pai Eterno, que teve como seu primeiro santuário uma residência de família.
Demonstrando sua fé, amor e devoção, o casal levou a Imagem para casa e junto com familiares começou a rezar o terço, principalmente aos finais de semana. Numerosos prodígios, graças e milagres começaram a acontecer.Foi construída, por volta de 1843, a primeira capela coberta com folhas de buriti.
Dois anos após o início das orações em torno do medalhão, Constantino se dirigiu a Pirenópolis, a mais de 120 km do então Barro Preto, com o intuito de restaurar o medalhão. Para isso, procurou o artista plástico goiano Veiga Valle. Aconselhado pelo artista, Constantino resolveu fazer uma réplica da figura da Trindade Santa coroando Maria em um tamanho maior, esculpida em madeira. Daí surgiu a Imagem, que se tornou a grandiosa patrona da devoção ao Divino Pai Eterno.
CONSAGRAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO
DIVINO PAI ETERNO
Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem. Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador. Confiamos em vossa bondade e poder. Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos. Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura. Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor e nos dais sempre o vosso perdão.
DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:
NOSSAS FAMÍLIAS, para que vivam em paz e harmonia.
NOSSAS CASAS, para que sejam iluminadas pela vossa presença.
NOSSAS ALEGRIAS, para que sejam santificadas pelo vosso amor.
NOSSAS PREOCUPAÇÕES, para que sejam acolhidas em vossa bondade.
NOSSAS DOENÇAS, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia.
NOSSOS TRABALHOS, para que sejam fecundos com a vossa bênção.
DIVINO PAI ETERNO,
Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor.
Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora,mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna. AMÉM!
Provérbio:
Quarenta anos é velhice para a juventude e cinquenta anos é juventude para a velhice. (Victor Hugo)