"Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança".Salmos 4:8
Comemora-se em 4 de Agosto |
São João Maria Vianney nasceu em 1786, na cidade de Dardily, na França, em meio ao fervedouro da Revolução Napoleônica.
Desde pequeno, Vianney já sabia que queria seguir o sacerdócio. Entrou no Seminário Maior de Lyon, mas por sua formação tardia na escola, não tinha conhecimento suficiente de latim e enfrentou muitas diiculdades. Com a ajuda do Pe. Balley, Vianney seguiu então para um seminário privado, em Ecculy, perto de Lyon. E ali conseguiu concluir os estudos.
A maior parte dos relatos sobre a vida de São João Maria Vianney contam que foi sua vida de penitência, oração e sua moral que superaram suas dificuldades de aprendizado e permitiram sua ordenação sacerdotal em 13 de agosto de 1815.
Aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã" de Ars, onde o povo era dado aos vícios, sacrilégios e blasfêmias;. Ali, Vianney iniciou uma jornada árdua de oração, catequese e confissões não só para o povo de Ars, como também dos arredores.
Aquele humilde pastor de aldeia, pobre e penitente, atraiu aos poucos milhares de pessoas de fora. Seu confessionário começou a ser procurado dia e noite, chegava a ficar 16 horas dentro do confessionário de modo que não tinha tempo de se alimentar nem de descansar adequadamente. Foi essa a ocupação principal dos seus últimos anos de vida.
Santo Cura d’Ars, como ficou conhecido, viveu até os 73 anos e até hoje é exemplo de santidade e dedicação para o povo e, especialmente, para os sacerdotes. Por isso, o dia 4 de agosto, dia em que Cura d’Ars faleceu é também o Dia do Padre.
O santo foi canonizado em 1925 pelo Papa Pio IX e proclamado “Patrono dos Padres”. Os restos mortais de São João Maria Vianney descansam no Santuário em Ars.
574 Rue Jean Marie Vianney -Ars-sur-Formans Auvérnia-Ródano-Alpes |
Frases de Cura d'Ars:
- Se entendêssemos na terra o que é um padre, morreríamos não de susto, mas de amor.
- O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.
- Nossa língua deveria ser utilizada somente para rezar, nosso coração para amar, nossos olhos para chorar.
Provérbio:
Deus julga a árvore plos frutos e não pelas raízes. (Provérbio chinês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário