"A misericórdia foi prometida a quem teme a Deus e não a quem abusa dela." (Sto Afonso Maria de Ligório)
comemora-se em 01 de agosto |
Santo Afonso tinha um poderoso lema de vida, tirado do Evangelho de São Lucas: "Deus me enviou para evangelizar os pobres." Para aplicar este lema e inspirado pela Irmã Maria Celeste Crostarosa que revelou a visão de Jesus que tivera no dia 3 de outubro de 1731: "Afonso estava designado por Deus para fundar uma Congregação", ele fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, que ficou conhecida em todo o mundo como a Congregação dos Padres Redentoristas.
A missão dos Redentoristas é exclusivamente a da pregação aos pobres, procurando regiões de população menosprezada, levando missões e retiros espirituais. Afonso pastoreou sua diocese, reformou-lhe o clero, os costumes e as Igrejas.
Com apenas dezesseis anos já era advogado, tendo conseguido o doutorado em direito civil e eclesiástico.Mas sua vocação era a religiosa.
Afonso estudou teologia e foi ordenado padre aos trinta anos, no ano 1726. Na ocasião, acrescentou o nome de Maria ao seu sobrenome, como forma de prestar homenagem a Jesus Cristo, através de sua Mãe. A partir daí, todos os seus talentos e inteligência foram colocados a serviço do Evangelho. Logo destacou-se sua caridade e bondade para com os pobres.
Ele mesclava sua atividade missionária com a de escritor. Escreveu livros importantes de conteúdo ascético e teológico. Por causa de sua obra falada e escrita, muitas conversões aconteceram. Ele escreveu nada menos que cento e vinte livros e tratados
Foi historiador, pregador, poeta e exímio musicista. . Até hoje no tempo de Natal, é comum escutar o seu "Tu Scendi dalle Stelle" - "Tu desces das estrelas".
Em 1º de agosto de 1787, na cidade de Salerno,Itália,veio a falecer aos 91 anos, (Ainda pequeno, recebeu do Santo São Francisco de Jerônimo da Companhia de Jesus, a seguinte profecia: "Esta criança, não morrerá antes dos 90 anos. Será bispo e realizará maravilhas na Igreja de Deus".)
Foi Canonizado no ano 1839. Alguns anos mais tarde, foi declarado doutor da Igreja. Em 1950, o papa Pio XII declarou-o Padroeiro dos Confessores e dos Teólogos de Teologia Moral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário