São Martinho de Tours
Foi o primeiro santo não mártir cultuado pela igreja, gozando de grande popularidade na França, onde 3600 igrejas e 480 povoados são dedicados a ele.
Nascido na Hungria no ano 365, ainda jovem serviu ao exército da frança levado por seu pai.
Sempre mostrou virtudes cristãs preparando-se longos anos para o batismo, como era costume da época.
Conta-se que ao encontrar um mendigo com frio, cortou sua capa com a espada e dividiu-a com ele. Naquela noite teve uma visão de Cristo que lhe disse:”Martinho, principiante da fé, cobriu-me com seu manto”. A partir daí, abandonou o serviço militar e dedicou-se inteiramente a vida religiosa.
Conduzido por Santo Hilário edificou o primeiro mosteiro na França. Ele e seus sacerdotes visitavam aldeias , construindo igrejas e conventos onde exerciam a caridade e a conversão dos habitantes.
Tornou-se conhecido e amado até tornar-se bispo de Tours. Era modelo de mansidão e humildade sempre fazendo seu trabalho de caridade e conversão que se estendeu por toda a Europa.
Faleceu aos 81 anos e sua biografia foi imediatamente escrita pelo escritor contemporâneo Sulpício Severo. Sua festa é comemorada em 11 de novembro, dia de seu sepultamento.
É padroeiro da Guarda Suiça do Vaticano.
Oração a São Martinho de Tours
“Glorioso São Martinho, nosso amigo e protetor, que ao dividir vosso manto com o mendigo que padecia de frio na neve encontrastes o próprio Senhor Jesus, ajudai-nos, a saber, partilhar o que temos com os mais empobrecidos que encontramos em nosso caminho, principalmente as crianças mais abandonadas, reconhecendo nelas a imagem de nosso divino mestre.
Ó bom Jesus, por intercessão de São Martinho dai-nos os dons da caridade e do amor fraterno que nos fazem servir com desprendimento aos vossos filhos mais excluídos dessa terra. Amém. São Martinho, rogai por nós.”
Provérbio:
"Mais vale uma pequena chama que aqueça do que um grande fogo que queima." (Provérbio Popular)
Nenhum comentário:
Postar um comentário