segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

170) SANTA MARIA MADALENA

"A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes."  (Salmo 18 (19)B)"

edições Paulinas - Brasil

Oração a Santa Maria Madalena:

    “Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição.

      Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais.
       Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amem.”

Oração 2:
        Santa Maria Madalena, que soubeste ouvir a Palavra de Deus e realizar a sua vontade, ajuda-nos a caminhar na fé e na esperança, na busca da realização do plano de Deus em nossa vida.
        Desperta-nos o desejo de uma nova vida, na participação e comunhão, assumindo as vitórias e os fracassos de nossa caminhada sob a tua proteção.
        A ti, que foi confiado o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por tuas preces e a teu exemplo, anunciar também que o Cristo vive e contemplá-lo, na glória do seu reino. Santa Maria Madalena, rogai por nós. Amém.
(Paulinas – Brasil) .

Dados Biográficos:

        "Madalena”, na verdade, é um apelido e significa “aquela que veio de Magdala”, cidade que ficava às margens do Lago de Genesaré, perto de Cafarnaum, na Terra Santa.
           Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus . 
Além disso, sabemos que ela e outras mulheres de posse, incluindo a mulher de um procurador de Herodes , ajudavam o grupo de Jesus e os doze. (Lucas 8,2-3) .
        Antes da ressurreição do Senhor, “Maria Madalena e outras duas mulheres compraram aromas para ungir Jesus". (Marcos 16,1). Estes aromas usados na preparação dos defuntos eram artigos caros e poucos tinham dinheiro para comprá-los.
       Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d’Ele: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25). 
       Além de ter sido a primeira testemunha de Jesus ressuscitado, ela foi também a primeira a anunciar o milagre da ressurreição de Jesus Este primeiro anúncio, chamado “Kerigma”, tão prezado pelos Apóstolos, foi, antes de tudo, feito por uma mulher, em contraponto à mentalidade machista da época:
 "...Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para meu Pai, para meu Deus e vosso Deus".
      O fato evidencia que Nosso Senhor Jesus Cristo preza a fidelidade e o amor, antes das convenções sociais. A Tradição Cristã também atesta que Santa Maria Madalena foi uma grande anunciadora do Evangelho depois de Pentecostes. Seu exemplo é maravilhoso. Ela foi discípula de Jesus e, depois, evangelizadora.
        A tradição diz que ficou ao lado de Nossa Senhora e São João Evangelista e acompanhou-os a Éfeso.
        A Igreja Católica, anglicana, ortodoxa e luterana a veneram como santa, sendo celebrada no dia 22 de julho.
        Existe outra versão a respeito do destino de Madalena:
        Madalena e um grupo de cristãos acabaram expulsos da Judeia. Embarcados à força, foram atracar no porto de Marselha, no sul da França. Lá, Maria Madalena teria pregado e convertido muitas pessoas. Mais tarde, ela se retirou à gruta de Sainte Baume, em Provence, onde terminaria se dedicando por 30 anos à penitência e à contemplação.
    Consta que reis e papas fizeram peregrinação à esta gruta.

     Em 2016, papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de "assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo". Ele voltou a enfatizar seu título de "Apóstola dos Apóstolos".



Gruta de Baume
Gruta de Baume


Provérbio:
A fé não está no corpo que se inclina, mas na alma que crê. (Santo Agostinho)