"Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos." Salmos 43:3
comemora-se em 22 de setembro |
ORAÇÃO:
Deus, Senhor dos Exércitos, transforma-me pela ação do Espírito Santo, pois somente tu tens a força e o poder de converter meu interior e romper as cadeias do egoísmo. Amém. Santos Maurício e companheiros, rogai por nós.
Como sinal da grande fidelidade destes cristãos, o local à beira do Rio Ródano, onde foram dizimados, ficou conhecido como Martigny, nome que deriva de mártir.
Este fato ocorreu por volta do ano 286, período da Era de Diocleciano ou Era dos Mártires, onde a perseguição aos cristãos era intensa e cruel. A legião Tebaica era composta por soldados na sua maioria cristãos. " Somos teus soldados e sabemos nossas obrigações militares, mas não nos é lícito atraiçoar nosso Deus e Senhor". Com esta declaração os soldados cristãos se recusaram a participar dos festejos pagãos durante o deslocamento do exército de Diocleciano para Gália ( hoje França) onde havia movimentos de rebelião armada.
No século seguinte foi elevada uma basílica no lugar da execução e que, no ano 520, Sigismundo, rei da Borgonha, construiu lá um mosteiro que subsiste ainda e deu origem à cidade de São Maurício na Suíça.
São Maurício é um dos santos mais populares da Europa ocidental. Há mais de 650 lugares sagrados que levam seu nome na França. Mais de setenta cidades levam o nome dele.
São Maurício e companheiros, rogai por nós!
Igreja de Sõa Maurício