domingo, 23 de agosto de 2015

137) SANTO INÁCIO DE LOYOLA


"Senhor faça-se em mim segundo sua palavra." (Lc 1,38)


comemora-se em 31 de julho


            O fundador da Companhia de Jesus nasceu no Castelo de Loyola, em Azpeitia, região basca ao norte da Espanha, em 1491. Filho de família cristã da nobreza rural, o caçula de 13 irmãos e irmãs foi batizado como Iñigo.

            Recebeu esmerada formação  e cultura aprimorada e aos 26 anos abraçou a carreira militar participando de inumeras batalhas tanto militares quanto diplomáticas.

            Numa delas foi ferido gravemente por uma bala de canhão. No longo período de recuperação dedicou-se a ler sobre a vida de Jesus e dos Santos.        E assim, a graça de Deus o tocou.  Uma vez curado, decidiu trocar a vida militar pela dedicação a Deus.

            Com  forte desejo de mudanças em sua vida, Inácio decidiu partir rumo a Jerusalém. Saindo de Loyola, seguiu em peregrinação para Montserrat. No caminho, doou suas roupas de fidalgo a um pobre, passando a usar trajes rústicos. A espada foi deixada no altar da Igreja de Nossa Senhora de Montserrat, após uma noite de oração.

            Em Manresa, Inácio abrigou-se em uma cova. Vivendo como eremita e mendigo, passou pelas mais duras necessidades. Nessa ocasião  fez anotações pessoais que, mais tarde, iriam se transformar no livro dos Exercícios Espirituais (EE), considerado até hoje um de seus mais importantes legados. Após essa experiência, Inácio seguiu em sua longa peregrinação até Jerusalém, onde permaneceu por um tempo. De volta à Europa, sofreu perseguições e incompreensões que lhe fizeram perceber a necessidade de estudar para melhor ajudar os outros.

            Em Paris, onde foi estudar, Inácio agrupou seis amigos que juntos prometeram  dedicarem-se ao bem dos homens, Eles fundaram a Companhia de Jesus em 15 de agosto de 1534. Entre esses amigos estava São Francisco Xavier, um dos maiores missionários da Ordem.

            Santo Inácio de Loyola formou e enviou missionários jesuítas a várias partes do mundo Seus missionários levaram o Evangelho de Jesus Cristo de maneira heroica e poderosa aos lugares mais improváveis e desconhecidos. Muitos morreram martirizados por causa da fé em Cristo, deixando testemunhos de coragem, fé e amor a Deus.

ORAÇÕES DE AUTORIA DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA:

1)  SUSCIPE ...


comemora-se em 31 de julho 
Tomai Senhor e recebei
toda minha Liberdade,
minha Memória,
minha Inteligência,
toda minha Vontade.
Tudo o que tenho e possuo,
recebi de vós.
A vós, senhor, restituo
Tudo é vosso.
Disponde de tudo,
á vossa Vontade.
Dai-me Graça e Amor.
Nada mais peço



2)  ALMA DE CRISTO:

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que de Vós me separe.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
E mandai-me ir para Vós,
para que vos louve com os vossos Santos,
por todos os séculos.
Amém.

ORAÇÃO A SANTO INÁCIO DE LOYOLA

        Ó glorioso Santo Inácio, fundador da Companhia de Jesus, presente e atuante em todos os recantos da terra, nós louvamos a Deus pelas graças divinas que recebestes e fizestes frutificar para o bem da Igreja. Fazei que possamos entregar nossa vida a Cristo, como vós entregastes. Possamos viver na mortificação de nosso corpo e fazer verdadeira penitência dos pecados.

        Enfim, pedimos-vos humildemente a graça de viver o espírito de oração, de humildade, de confiança em Deus, procurando em tudo e em todas as coisas, a maior glória de Deus.

        Santo Inácio, rogai por nós. Amém.





Igreja de santo Inácio - Roma - Itália


Provérbio:
O homem faz sua felicidade como a abelha faz seu mel. (Deschanel)