segunda-feira, 1 de setembro de 2014

116) SÃO RAIMUNDO DE PEÑAFORT


"Feliz de ti que temes o Senhor e andas pelos seus caminhos! Comerás do trabalho de tuas mãos e tudo te correrá bem." Salmo I27.I-2

 comemora-se em 7 de janeiro
                                              
Padroeiro dos canonistas e da Faculdade de Direito .

        Predominou em Raimundo o dom da piedade e o amor à Igreja a qual prestou relevantes serviços como jurista.

        Na sua vasta obra destaca-se o interesse pela ação missionária entre judeus e mulçumanos. Chegou a criar uma escola de línguas orientais para missionários.

        A pedido do Papa Gregório IX coordenou e codificou a legislação de Igreja numa obra que levou o nome de” Decretais de Gregório IX”.

        Devido a sua cultura e grandes virtudes exerceu cargos importantes tanto na sua Ordem Dominicana como a serviço  do Papa como capelão, auxiliando a resolver graves problemas da Igreja. Foi também conselheiro de reis e bispos.

        Preferiu a vida humilde e dedicada ao estudo e a piedade, ao voltar para sua cidade natal e passar a viver como simples frade no convento de Barcelona, onde viveu seus últimos 35 anos. Morreu aos 100 anos no dia 6 de janeiro de 1275.


                                                                                                ORAÇÃO

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo de Peñafort anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Raimundo de Peñafort, rogai por nós .





Provérbio:
Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momeno de impaciência pode arruinar toda uma vida. (provérbio chinês)