"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá."Salmos 1:6
Memorial da Epopéia Rio-Grandense
Fora do Rio grande do Sul poucos conhecem este cacique guarani que deu a vida pelo seu povo.
Os 7 povos das missões foram comunidades pacíficas e prósperas reunidas por padres jesuítas entre 1610 e 1750. Conheciam técnicas agrícolas avançadas, imprimiam livros, fabricavam violinos, compunham, fundiam sinos de cobre e entre eles não existia fortes desigualdades sociais.
Esta comunidade era chamada República dos Guaranis e era formada por 7 povos no Rio Grande do Sul mais 26 pueblos.
Voltaire, intelectual francês, reconheceu que: “A experiência cristã das missões Guaranis, representa um verdadeiro triunfo da humanidade”.
Em 1750 ao assinarem o Tratado de Madrid, que trocava o território dos 7 povos das missões pela colônia de Sacramento.
O acordo expulsou mais de 50 000 índios dos seus aldeamentos.
Sepé Tiaraju liderou a resistência dos Guaranis repetindo a frase conhecida no Sul do Brasil “ Esta terra tem dono”.
Morreu em luta dia 7 de fevereiro de 1756 . Rapidamente extinguiu-se o sonho missionário de uma sociedade comunitária cristã , mas o sul do Brasil canonizou o herói guarani e o homenageou dando seu nome a uma cidade: São Sepé.
Em 2012, o nome do indígena missioneiro SEPÉ TIARAJU foi inscrito no LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ao lado de Tiradentes, Santos Dumont, D. Pedro I etc
Em 1979 As as ruínas de São Miguel foram consideradas pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.
Provérbio:
Enriquecemonos pelo que damos, não pelo que temos. (Coelho Neto)
"Eu te exaltarei na grande assembléia e perante um povo numeroso proclamarei teu louvor." Salmos 35:18
Comemora-se em 14 de Janeiro
(Santa da Família Vicentina - A família Vicentina é o conjunto de todos os grupos religiosos que encontraram inspiração em são Vicente de Paulo, principalmente na sua dedicação, pregada e praticada, a serviço dos pobres.
Nascida há 400 anos, a F. V. está presente em 80 países com 225 ramos de várias comunidades, seguindo sempre o exemplo de seu fundador: São Vicente de Paulo – Padroeiro Universal das obras de Caridade). Elizabeth
Bayler nasceu em 1774 dentro de uma próspera família Anglicana.
Casou-se
aos 19 anos com William Seton e teve 5 filhos. William foi mal sucedido nos
negócios e também ficou gravemente enfermo. Foram para Itália tentar uma nova situação
ao lado de uma família amiga, mas infelizmente ele veio a falecer na viagem.
Elizabeth
foi amparada por esta família italiana, os Felicchi e com eles conheceu o
Catolicismo. Identificou-se com a religião e converteu-se tornando-se muito devota da Virgem Maria.
Estatua no Cemitério de St Raymond- Bronx-New York
Retornou
aos EUA e foi recebida na Igreja de São Pedro em Barclay Street em New York. Os
familiares e amigos não aceitaram bem sua conversão e Elizabeth viu-se numa
difícil situação: sozinha, viúva, com 5 filhos. Tentou abrir uma escola mas não foi bem sucedida.
Foi para
Baltimore a convite do padre William Darbourg para abrir uma escola para a
formação de meninas em Emmitsburg, Maryland. Este projeto cresceu e espalhou-se
pelo País, dando oportunidade a Elizabeth de abrir outras escolas, orfanatos e
pensionatos. Junto com grupo de mulheres que pensavam como ela fundou a Ordem
das Filhas de Caridade de São José. Esta
foi a primeira congregação católica dos EUA.
Madre Seton
escreveu textos, traduziu livros, compôs hinos.
Altar com as relíquias de Sta Elizabeth
Morreu em
janeiro de 1821 aos 47 anos. Seus restos
mortais estão no Santuário Nacional de Santa Elizabeth Seton em Emmitsburg,
Maryland. Foi canonizada pelo Papa Paulo VI em setembro de 1975.
Provérbio:
Quem é bom tem coração de mulher. Quem ama tem coração de mãe. (Pe. Gambi)
"Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes."Salmos 27:13
NOVENA À SANTA EDITH STEIN Senhor Deus de Abrão, de Isaac e de Jacó, mostrai-nos a Vossa face Misericordiosa e Protetora. Abençoai nosso Lar nossa Comunidade nossa Pátria. Defendei-nos do maligno em suas guerras contra nós. Defendei-nos contra nossas próprias gueras interiores. Defendei-nos das guerras que movemos contra o nosso próximo e também daquelas que outros movem contra nós. E por intercessão de Vossa Serva - Santa Edith Stein - alcançai-nos todas as graças que mais necessitamos, Para fazermos sempre a Vossa Santa Vontade, agindo, pensando e sentindo conforme aquilo que desejais que nós sejamos.
Alcançai-nos particularmente as seguintes graças: ( faça aqui os seus pedidos) e nos atendei benígno, a nós que tão confiantemente vos suplicamos, pelos méritos de santa Edith Stein. Santa Edith Stein sede nossa fiel intercessora neste momento alcançando todas as graças que aqui vos solicitamos e das quais tanto necessitamos. Pela vossa bondade para conosco . Amém
Rezar devotamente - 1 Pai Nosso, 3 Ave- Marias e 1 Glória Ao Pai Santa Edith Stein, rogai por nós que recorremos a vós. Juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena é uma das "Patronas da Europa"
Nascida em família judaica em 1891, converteu-se ao catolicismo em 1922 após ler a autobiografia de Santa Teresa de Ávila. Formada em Filosofia foi mestre em Antropologia numa instituição católica. Entrou para o convento de Colônia das Carmelitas adotando o nome de Teresa Benedita de Jesus. Da Alemanha, Edith é transferida para a Holanda juntamente com sua irmã Rosa, que também é batizada na Igreja Católica e prestava serviço no convento.
Neste período do regime nazista, os Bispos católicos dos Países Baixos fazem um comunicado contra as deportações dos judeus. Em represália a este comunicado, a Gestapo invade o convento na Holanda e prendem Edith e sua irmã. Ambas são levadas para o campo de concentração de Westerbork.
No dia 07 de Agosto, ela parte para Auschwitz, ao lado de sua irmã e um grupo de 985 judeus. No dia 9 de Agosto de 1942 a Irmã Teresa Benedita da Cruz, juntamente com a sua irmã Rosa, morre nas câmaras de gás e depois tem seu corpo queimado. Foi canonizada, em 11 de Outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II. Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!
Frases de Santa Edith Stein
“A Igreja é inabalável justamente porque une a absoluta defesa da verdade eterna a uma inigualável elasticidade em adaptar-se às situações e exigências de cada tempo”. “Nenhuma obra espiritual vem ao mundo sem grandes sofrimentos. Ela desafia sempre o homem inteiro”. “Debaixo da cruz, compreendi a sorte do povo de Deus…”. “A essência mais íntima do amor é a doação. Deus, que é amor, dá-se à criatura que Ele mesmo criou por amor”. “Há circunstâncias em que nos entendemos mais facilmente sem palavras”.
Igreja de Santa Edith Stein rua Cabrobó 553 - Sagrada Família - Belo Horizonte - MG
SANTA EDITH STEIN - Modelo de mulher sempre atual - Frei Patrício Sciadini, ocd
Não há duvida de que o site de uma paróquia carmelitana descalça deve primar pela difusão da espiritualidade carmelitana e fazer conhecer os santos do Carmelo que têm uma influência extraordinária na construção da nova humanidade em busca da verdade, que é Deus.
Se São João da Cruz é o cantor da noite e da luz, da busca de Deus. Santa Teresa de Ávila nos leva a entrar no castelo interior e aí permanecer em silencio, amando a Deus que nos ama, Teresinha do Menino Jesus nos recorda que o amor é a força que move todo o nosso agir e que, sem o amor, a humanidade para e gira ao redor de si, num amor louco e egoístico. Edith Stein, judia, ateia, filósofa convertida, monja carmelita descalça e vítima do ódio nazista, com seu sacrifício abriu um novo horizonte de como podemos servir nossos irmãos, dando a vida como Jesus: “Não há maior amor do que dar a vida por aquele que amamos!” A trajetória desta mulher nos fascina, nos estimula a não parar diante de nossos pequenos ou grandes sofrimentos, mas a olhar bem mais longe e contemplar assim caminhos de vida e de amor.
“O nosso agir no meio dos outros será eficaz e abençoado por Deus se não duvidarmos um centímetro de termos seguido a nossa fé e seguirmos a nossa consciência, sem nos deixarmos influenciar pelo respeito humano.” O Papa João Paulo II, na encíclica “O esplendor da verdade”, descreve Edith Stein como a filósofa que soube perscrutar os caminhos da ciência e nos apresenta os mistérios de Deus sem renunciar à própria inteligência. O mundo de hoje caminha na desconfiança da fé e na idolatria da ciência. Fé e ciência devem não lutar uma contra a outra, mas sim estar unidas para iluminarem-se reciprocamente. Nascida numa família judaica, em 1891, segue à risca nos primeiros anos de sua vida os ensinamentos judaicos. A morte do pai, o casamento da irmã, o desejo de uma nova aventura na vida a levam a deixar a família e enveredar pelos caminhos da filosofia. É nessa busca ansiosa da verdade que ela pode dizer para todos nós: “por muitos anos a busca da verdade foi a minha única oração”. Edith Stein é uma das primeiras mulheres que, rompendo os preconceitos, estuda filosofia; é a única aluna no grupo em que o mestre Husserl, pai da fenomenologia, ensina. O professor fica maravilhado com a brilhante aluna, que não só aprende filosofia, mas com sua capacidade intelectual, investiga os mesmos caminhos filosóficos. A feminilidade de Edith Stein a torna receptiva e escutadora profunda das ânsias da inteligência e do coração humano. Ela sabe que somente assim será possível gerar uma nova mentalidade e romper com as estruturas injustas e escravizadoras. A presença silenciosa da mulher Edith não deve ser compreendida como consentimento aos sistemas políticos que empobrecem a vida humana, mas como “o útero” onde se forma nova vida. Os escritos de Edith abrangem um vasto horizonte. Ela toca muitos temas interessantes: filosofia, psicologia, o feminino, a espiritualidade, a mística. Etc. Ela chega ao conhecimento da verdade cristã através da leitura da Vida de Santa Teresa de Ávila. Lê esse livro numa só noite em que não conseguia dormir, e ao terminá-lo, pronuncia as famosas palavras: “Aqui está a verdade!” Vai se auto catequizando e auto evangelizando com o estudo do catecismo, para mais tarde pedir o batismo. Edith Stein sabe que a missão da mulher não é ficar em casa só cuidando de filhos, de afazeres domésticos, ela possui uma missão maior: evangelizar, ensinar, gerar a vida com todos os meios que possa ter à disposição, entrar na política, na escola, em todos os lugares. "O ingresso da mulher nos vários ramos profissionais pode ser uma verdadeira bênção para toda a vida social, seja esta privada ou pública, desde que ela guarde a específica ética feminina." Edith nos recorda que não é suficiente ser "bom católico", que se satisfaz em praticar sue deveres na sociedade, e nada mais. "A satisfação de ser bom católico que cumpre com seus deveres, lê um bom jornal, vota bem...mas de resto faz somente aquilo que lhe agrada. Existe ainda um longo caminho para se chegar a uma vida que esteja e que venha das mãos de Deus. Com a simplicidade da criança e a humildade do publicano, mas que já percorreu aquele caminho, nunca mais voltará atrás". Edith Stein é figura e modelo de mulher, que assume a vida com coragem, gerando ao seu redor vida, seja biológica ou espiritual.
Esta missão da mulher recordará Edith Stein: “a alma da mulher deve ser ampla e aberta a toda a humanidade, deve ser cheia de paz”. Site: santateresinhahigienopolis.org.br
Provérbio:
A modéstia doura os talentos, a vaidade os deslustra. (Marquês de Maricá)
"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." Salmos 27:4
1) Envolvo esta casa em um círculo de proteção divina. As mãos de Deus a circundam e nenhum mal poderá penetra-la. Peço ao Pai Criador que derrame a Sua Luz protetora sobre toda esta casa e sei que assim será. Nenhum mal poderá entrar em minha casa porque nada, nem ninguém, podem contra Deus, que a habita e protege. Assim e agora e sempre. Amém 2) Em volta da minha casa três vezes Jesus Cristo. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, amém (dizer benzendo os quatro cantos da casa) 3) Oração da porta: (devoção de minha sogra Helena) Fecho minha porta com o manto de Maria, com a viga do museu, com o anel do Senhor, por dentro é porta, por fora é rocha, quem me quiser fazer mal, não há de achar nem minhas portas, nem minha casa, nem minha rua. Em nome de Jesus, Maria e José. Jesus Maria e José guardai a minha casa. Amém 4) Jesus está entrando em minha casa, trazendo uma mensagem de paz, amor, saúde e equilíbrio (devoção de minha sogra Helena): 5) Tradição oral (recolhido na Internet)
Com Deus me deito Com Deus me levanto Nossa Senhora do Pranto Me cobre com vosso manto Essa casa tem quatro cantos Quatro anjos me acompanham Santo Antônio diz a missa São Pedro benze o altar Nossa senhora benze minha cama Pois nela vou me deitar 6) Benção da casa
nesta casa não virá tristeza Nesta moradia não virá sofrimento Nesta porta não virá temor Neste lar não virá discórdia Neste lugar haverá somente benção e paz.
7)
Provérbio:
Muitos são parentes da fortuna e não da pessoa. (Pe. Antônio Vieira)
“Ao terminar nossa vida seremos examinados sobre o amor para com nosso próximo, particularmente para com os mais pobres dos pobres” ( madre Teresa de Calcutá)
comemora-se em 5 de setembo
“Ó meu Deus, por livre escolha e por teu amor, desejo permanecer aqui e fazer o que a tua vontade exige de mim. Não darei nenhum passo para trás. Minha comunidade são os pobres. Sua segurança é a minha. Sua saúde a minha saúde , minha casa é a casa dos pobres dentre os mais pobres, daqueles que ninguém se aproxima por medo de contágio e da sujeira, que esta coberto de micróbios e de ratos, daqueles que não vão rezar porque estão nus . Dos que já não se alimentam porque sequer tem forças para comer.Daqueles que caem nas ruas conscientes de que vão morrer e que ao lado deles, caminham os vivos, que não prestam a mínima atenção. Daqueles que já não choram porque suas lágrimas já se esgotaram!” (Santa Teresa de Calcutá –Rogai por nós, que recorremos a vos!)
Nasceu em 1910 em Sckopje, Albânia em modesta família. Ainda menina demonstrava grande sensibilidade em relação aos pobres e doentes.
Aos 18 anos ingressou na Congregação das Irmãs de N. S. de Loreto na Irlanda. Tomou o nome de Teresa inspirada em Santa Teresinha do menino Jesus.
Devido a sua vocação foi destinada como missionária na Índia onde chegou a ser diretora de um colégio perto de Calcutá. Mas não se sentia realizada Teresa pediu licença ao Papa para viver fora do convento a fim de dedicar-se a caridade: Alugou um salão e foi recolhendo os moribundos abandonados,( Era comum naquele tempo na Índia o abandono de moribundos nas ruas ou em lugares ermos.) carregando-os mesmo nos ombros a fim de que tivessem no final de vida uma assistência fraterna.
Acolhia crianças rejeitadas até encontrar uma família que as adotassem.
Durante seus 55 anos de atividade conseguiu amparar 20 000 crianças.
Seu exemplo de caridade heroica contagiou muitas jovens dando origem à Congregação das Missionárias da Caridade, hoje espalhada em vários países.
Suas iniciativas a principio criticadas solidificou-se.
Reconhecida e admirada por líderes de outras religiões, presidentes e universidades Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
A Índia lhe dedicou um funeral próprio de chefe de estado por ocasião de sua morte em 5 de setembro de 1997.
Em 19 de outubro de 2003 Madre Teresa de Calcutá foi beatificada pelo Papa João Paulo II. No dia 4 de setembro de 2016 foi canonizada pelo Papa Francisco.
Santa Teresa de Calcutá nos deixou um legado de obras de misericórdia de grande importância que deram ao mundo um novo vigor evangélico, afinal sua vida era o próprio Evangelho.
“O amor e a dedicação aos necessitados transformaram-na em um dos marcos deste século”. (Papa João Paulo II).
Provérbio:O bem não faz barulho e o barulho não faz bem. (São Francisco de Sales)
"A alma dura no seu próprio amor se endurece. Se tu, não suaviza a sua alma no Teu amor, ó bom Jesus, ela preservará sempre na sua dureza." (São João da Cruz)
comemora-se em 14 de dezembro
São João da Cruz é considerado o representante principal da crença na doutrina religiosa da Igreja .Tem o título de Doutor Místico. Encontrou-se com a reformadora dos Carmelos, Santa Teresa D’Ávila que havia recebido autorização para reformar também os conventos masculinos, esta missão coube a São João da Cruz que por isso sofreu perseguições e resistências.
Pregador, místico, escritor e poeta, esse grande santo da Igreja faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591, com 49 anos de idade.
Foi canonizado no ano de 1726 e, em 1926, o Papa Pio XI o declarou
Doutor da Igreja. Escreveu obras bem conhecidas como: Subida do Monte Carmelo; Noite escura da alma (estas duas fazem parte de um todo, que ficou inacabado); Cântico espiritual e Chama viva de amor.
É a figura mais ilustre da cultura espanhola e uma das principais da cultura universal. Foi adotado como Patrono da Rádio, pois, quando pregava, a sua voz chegava muito longe.
Sepulcro em Úbeda, Espanha
Frases de São João da Cruz:- A sabedoria entra pelo amor, pelo silêncio e mortificação; grande sabedoria é saber calar e não olhar aos ditos nem feitos nem vidas alheias.
- A alma que caminha no amor não se cansa.
- Um ato de virtude gera na alma suavidade, paz, consolação, luz, pureza e fortaleza.
- Sem caridade, nenhuma virtude é graciosa diante de Deus.
- As maiores obras em que Deus mais se mostrou são as da Encarnação do Verbo e mistério da fé Cristã.
- Em todas as nossas tribulações, aflições e dificuldades, não existe para nós outro apoio maior e mais seguro do que a oração e a esperança de que o Senhor proverá a tudo.
- Deus é como um sol suspenso sobre as almas, pronto a comunicar-se. - Onde não existe amor coloca amor e amor encontrarás.
Provérbio:
Dar com ostentação é muito pior do que não dar. ( Clemente XIV)
"Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." Salmos 4:8
Médico, surfista, seminarista e filho muito dedicado a Deus. Ao oferecer sua medicina aos pobres assistidos pelas Irmãs Missionárias da Caridade e, muito especialmente após a leitura do livro “O Irmão de Assis”, decidiu largar tudo para seguir o forte chamado ao Sacerdócio.
Morreu aos 34 anos, no dia 1/Mai/2009. Sua fama de santidade logo se espalhou e, em 17/Jan/2015, a Arquidiocese do Rio de Janeiro abriu solenemente seu processo de beatificação.
www.guidoschaffer.com.br
Seus restos mortais encontram-se na Igreja Nossa Senhora da Paz:
rua Visconde de Pirajá 339 - Ipanema- Rio de Janeiro - RJ cep: 22410-003 Tel.:(21) 2523-4543 www.nspaz.org.br
Provérbio:
A distância não destroi o que criou raízes. (Anônio Marcos Noronha)
"Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos." Salmos 19:8
comemora-se em 7 de Agosto
ORAÇÃO
Ó São Caetano, que conhecestes a fraqueza da Igreja principalmente em seus membros mais responsáveis, e que trabalhastes pela reforma da vida e dos costumes dos cristãos, olhai com muito amor e compaixão para as nossas famílias e comunidades. Lançai vossa mão poderosa a fim de que reine entre nós o espírito de fé, de amor e de justiça, segundo a vontade de Cristo. Fazei que cada um de nós assuma suas obrigações, pois, Cristo espera de cada um de seus seguidores, a fidelidade, o serviço e a dedicação em favor dos irmãos. Amém
Caetano nasceu na Itália, em outubro de 1480. Desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis. a principal virtude que Caetano cultivava era a humildade. Nascido em família rica, Caetano fez-se pobre por amor a Cristo. Ele mostrou, com seu estilo de vida, que a mudança na sociedade deve ser iniciada com a mudança no próprio indivíduo. Participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que procurava estudar e praticar as Sagradas Escrituras .Depois de muita reflexão, decidiu-se pela ordenação sacerdotal, em 1516. Tinha trinta e seis anos de idade quando celebrou sua primeira missa na basílica de Santa Maria Maior. Nesta ocasião, ele mesmo relatou depois, Nossa Senhora apareceu-lhe e colocou-lhe nos braços o Menino Jesus. Em 1523 fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero. Seus membros renunciam a todos os seus bens terrenos, devendo viver de seu trabalho apostólico e de ofertas dadas pelos fiéis.
SanPaolo Maggiore ou Basílica de São Paulo Maior em Nápoles, Itália, e o local onde está sepultado Caetano de Thiene melhor conhecido como São Caetano (em francês: Saint Cajetan), o fundador da Ordem dos Clérigos Regulares da Divina Providência (conhecidos como teatinos). Está localizada na Piazza Gaetano, a cerca de 2 quarteirões ao norte da Via dei Tribunali. Frases de São Caetano: “Cristo espera e ninguém se mexe.”
"Servir e amar a Deus, renegar a si mesmo e sacrificar-se pelos outros; eis o segredo da vida cristã e sacerdotal".
"Esqueça-se completamente de si e busque no próximo somente a face de Jesus crucificado".
"Não há outro caminho para o céu a não ser o da inocência e da penitência. Quem abandonou o primeiro caminho tem que trilhar o segundo."
Provérbio:
Quero as delícias de poder sentir as coisas mais simples. (Manoel Bandeira)
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmos27:1
ESTÁTUA DE STA TERESA NA CATEDRAL DE ÁVILA Comemora-se em 15 de outubro
Oração "Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta." Ó Santa Teresa de Jesus, vós sóis a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus, Pai Filho e Espírito Santo. Ó Santa Teresa, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina. Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação, a chave de ouro que nos abrirá as portas do Céu. Amém. Santa Teresa de Jesus, Rogai por nós
Nada te perturbe
(Santa Teresa D’Ávila)
Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.
Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.
Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Confiança e fé viva, Mantenha a alma,
Que quem crê espera, Tudo alcança.
A maldade, a injustiça,
O abandono, não ameaçará,
Quem a Deus tem,
Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
Ainda que tudo perca, Só Deus basta. (Santa Teresa de Jesus)
Santa Teresa de Ávila – Teresa de Jesus, Doutora da Igreja, reformadora do Carmelo.
Realizou uma grande reforma na Ordem das Carmelitas Descalças.Fundou vários conventos com o apoio de 2 frades carmelitas, o superior Antonio de Jesus de Heredia, e Juan de Yepes, (São João da Cruz). (32 mosteiros, 17 femininos e 15 masculinos), com uma rígida forma de vida, trabalho e silêncio.
Santa Teresa deixou vária obras escritas, como o Livro da Vida, o Caminho da Perfeição, Moradas e Fundações entre outros, com uma doutrina com base na espiritualidade carmelita, que são os quatro degraus da oração: o recolhimento, a quietação, a união e o arrebatamento.
Tinha o dom de predizer o futuro e de ler as consciências das pessoas
Um anjo transpassou seu coração com uma seta de fogo, fato este que é comemorado pelo Carmelo com a festa da Transverberação do coração de Santa Teresa, no dia 27 de agosto.
Seu coração conservado em um relicário, em Alba, na igreja das Carmelitas, tem uma profunda ferida, de quando foi marcado pelo anjo e seu corpo se conserva intacto (incorruptível).
Santa Teresa foi canonizada no dia 27 de setembro de 1970, pelo Papa Paulo Vl, que lhe conferiu o título de Doutora da Igreja, e sua festa é comemorada no dia 15 de outubro.
Jean Baptiste Santerre - Êxtase de Santa Teresa- Chateaux de Versailles
monastério de Alba de Tormes - Espanha
Monastério de Alba de Tormes: Praça Sta Teresa nº6 - Alba de Tormes - Salamanca - Espanha www.carmelitasalba.org Provérbio:
Sejamos o sal e não vendedores de sal. Sejamos a luz e não refletores. (São Tiago Alberione)
"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." Salmos27:4
comemora-se em 24 de Dezembro
São Charbel Makhluf foi um eremita libanês do século XIX, elevado à honra dos altares em 1965 e canonizado no ano de 1977, pelo Papa Paulo VI. O nome Charbel, de origem sírio-libanesa, significa “a história de Deus" e, em português, pela adaptação latina, também pode ser substituído por Sarbélio. Mesmo levando uma vida escondida, este santo monge ficou famoso por seu corpo incorrupto e por seus milagres extraordinários. Pouco depois de sua morte, em 1898, se cumpriria a profecia de seu superior, que, ao assinar a sua breve ata de sepultamento, previu que mais se escreveria a respeito dele depois de morto do que vivo.
Oração para obter graças:
Deus, infinitamente glorificado nos Santos, que inspirastes São Charbel a seguir a solitária vida da perfeição, Vos agradecemos por terdes feito resplandecer a força da Vossa graça, que concedeu a São Charbel a força necessária para afastar-se totalmente do mundo, para fazer triunfar o heroísmo das virtudes monásticas, a pobreza, a obediência e a castidade. Vos suplicamos, concedei-nos tão grande graça, de amar-Vos e servir-Vos, conforme seu exemplo. Deus que nos mostrastes a poderosa intercessão de São Charbel com numerosas graças e verdadeiros milagres, concedei também a mim a graça (nominar) que Vos peço pela intercessão de São Charbel junto a Vós. Amém.
Igreja de São Charbel - Monastério São Marun de Annaya