terça-feira, 20 de maio de 2014

96) FREI FABIANO DE CRISTO

"Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam."
Salmos 86:5

            Em Soengas, às margens do rio Minho, em Portugal nasceu  João Barbosa, mais tarde Fabiano de Cristo. Já adulto João Barbosa queria prosperar e  muda-se para a cidade do Porto tornando-se  comerciante. Porém os rumores de que no Brasil muitos já tinham se enriquecido João decide partir para o Brasil. Viaja para o estado de Minas Gerais. Trabalha com afinco e consegue uma boa fortuna. Resolve mudar-se para Paraty, Rio de Janeiro, tornando-se um rico comerciante.

            Contudo, em momento algum se esquecia dos mais necessitados, sempre olhando a todos com ternura e caridade, buscando sempre ajudar ao próximo.

            Mas Barbosa não estava satisfeito, Sua alma pedia outros caminhos. Tinha quase que a certeza que sua verdadeira tarefa na Terra não havia ainda começado.

            Em sonho recebeu a mensagem de São Francisco de Assis: -"Se seu coração anseia em amparar os aflitos e servir ao Senhor Jesus, vem comigo. Os bens da vida eterna é que devem ser entesourados, Barbosa. De agora em diante, o Evangelho será o seu tesouro maior. Não percas mais tempo. Aplique-o na prática da caridade maior."

            João Barbosa não hesitou, doou todos os seus bens e em 08 de novembro de 1704 se apresenta à portaria do Convento de São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis, sendo que três dias depois, veste o hábito dos franciscanos, e após um ano de muito trabalho e dedicação, é consagrado Frei, trocando seu nome para Fabiano de Cristo. Em 1705 Fabiano de Cristo é transferido para o Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro, onde recebe o cargo de porteiro, E posteriormente de enfermeiro.

            Fabiano realizava sua tarefa com todo amor. Consolava a todos os aflitos, curava chagas profundas, físicas e espirituais. Desdobrava-se com facilidade e socorria enfermos a grandes distâncias. a medicação usada por ele nas doenças físicas e espirituais, era a água fluidificada pelas suas mãos, e pelas suas preces à Virgem Maria de Nazaré, alcançando muitas curas.

        Realizou este trabalho no Convento durante 38 anos. Apesar de sofrer profundamente com uma grande ferida em sua perna, que provocava dores intensas,  Fabiano não reclamava.

             Frei Fabiano de Cristo prevê deu desenlace e avisa seus companheiros com três dias de antecedência. Afirma-se que se despediu do Superior do Convento e pediu-lhe para abraçar, um por um, todos os enfermos e companheiros da enfermaria um dia antes de sua morte e no dia previsto, em 17 de outubro de 1747, desencarna mobilizando toda a cidade do Rio de Janeiro. Os espíritas o consideram  a reencarnação de José de Anchieta.

            A sua ossada ainda se encontra no Convento de Santo Antônio no Rio de janeiro, em que passou maior parte de sua vida e até hoje, muitas pessoas vão ao local para pedir a cura de enfermidades ou graças.

ORAÇÃO

Deus onipotente e misericordioso, agradecemos à vossa bondade infinita todos os favores que concedestes ao humilde Frei Fabiano de Cristo e vos rogamos que por sua intercessão nos concedais a graça... (nomeie-se a graça) que vos pedimos, e se for do vosso agrado deis ao vosso servo fiel a honra dos altares.

E vós, grande servo de Deus, Frei Fabiano de Cristo, junto ao trono de Deus, rogai por nós para que cresçamos no divino amor, na devoção à Virgem Santíssima, no ódio ao pecado e no verdadeiro amor aos irmãos. Protegei-nos nos perigos da alma e do corpo, para que um dia, convosco, lá no céu, louvemos ao Pai. ao Filho e ao Espirito Santo, por toda a eternidade. Assim seja!

Acrescentam-se três Pais-nossos e três Ave-Marias em honra da Santíssima Trindade

CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO
Largo da. Carioca - Rio de Janeiro- RJ -Brasil



Provérbio:
"O perdão nos faz superiores aos que nos insultam." (Napoleão)