segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

170) SANTA MARIA MADALENA

"A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes."  (Salmo 18 (19)B)"

edições Paulinas - Brasil

Oração a Santa Maria Madalena:

    “Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição.

      Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais.
       Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amem.”

Oração 2:
        Santa Maria Madalena, que soubeste ouvir a Palavra de Deus e realizar a sua vontade, ajuda-nos a caminhar na fé e na esperança, na busca da realização do plano de Deus em nossa vida.
        Desperta-nos o desejo de uma nova vida, na participação e comunhão, assumindo as vitórias e os fracassos de nossa caminhada sob a tua proteção.
        A ti, que foi confiado o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por tuas preces e a teu exemplo, anunciar também que o Cristo vive e contemplá-lo, na glória do seu reino. Santa Maria Madalena, rogai por nós. Amém.
(Paulinas – Brasil) .

Dados Biográficos:

        "Madalena”, na verdade, é um apelido e significa “aquela que veio de Magdala”, cidade que ficava às margens do Lago de Genesaré, perto de Cafarnaum, na Terra Santa.
           Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus . 
Além disso, sabemos que ela e outras mulheres de posse, incluindo a mulher de um procurador de Herodes , ajudavam o grupo de Jesus e os doze. (Lucas 8,2-3) .
        Antes da ressurreição do Senhor, “Maria Madalena e outras duas mulheres compraram aromas para ungir Jesus". (Marcos 16,1). Estes aromas usados na preparação dos defuntos eram artigos caros e poucos tinham dinheiro para comprá-los.
       Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d’Ele: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25). 
       Além de ter sido a primeira testemunha de Jesus ressuscitado, ela foi também a primeira a anunciar o milagre da ressurreição de Jesus Este primeiro anúncio, chamado “Kerigma”, tão prezado pelos Apóstolos, foi, antes de tudo, feito por uma mulher, em contraponto à mentalidade machista da época:
 "...Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para meu Pai, para meu Deus e vosso Deus".
      O fato evidencia que Nosso Senhor Jesus Cristo preza a fidelidade e o amor, antes das convenções sociais. A Tradição Cristã também atesta que Santa Maria Madalena foi uma grande anunciadora do Evangelho depois de Pentecostes. Seu exemplo é maravilhoso. Ela foi discípula de Jesus e, depois, evangelizadora.
        A tradição diz que ficou ao lado de Nossa Senhora e São João Evangelista e acompanhou-os a Éfeso.
        A Igreja Católica, anglicana, ortodoxa e luterana a veneram como santa, sendo celebrada no dia 22 de julho.
        Existe outra versão a respeito do destino de Madalena:
        Madalena e um grupo de cristãos acabaram expulsos da Judeia. Embarcados à força, foram atracar no porto de Marselha, no sul da França. Lá, Maria Madalena teria pregado e convertido muitas pessoas. Mais tarde, ela se retirou à gruta de Sainte Baume, em Provence, onde terminaria se dedicando por 30 anos à penitência e à contemplação.
    Consta que reis e papas fizeram peregrinação à esta gruta.

     Em 2016, papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de "assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo". Ele voltou a enfatizar seu título de "Apóstola dos Apóstolos".



Gruta de Baume
Gruta de Baume


Provérbio:
A fé não está no corpo que se inclina, mas na alma que crê. (Santo Agostinho)

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

169) SÃO NICOLAU

"Justos, aclamai ao Senhor! Apraz o louvor que vem dos homens honestos." (Salmo 33, 1)

comemora-se em 6 de Dezembro

ORAÇÃO A SÃO NICOLAU
 Deus todo-poderoso, atendei às nossas preces e aceitai que vos adoremos, prestando homenagem a São Nicolau.
Sede bendito e louvado, eternamente, pelos dons que concedestes a esse vosso santo e por nos haver dado São Nicolau como nosso protetor.
São Nicolau, guiai-nos.
São Nicolau, socorrei-nos. 
Amém

São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo( fazedor de milagres), é o santo 
 padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. um bispo que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. O dia 6 de Dezembro do ano de 350 é a data da morte de São Nicolau.
Nos países do Norte da Europa,viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração e carisma de milagres.
Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens.
Os cristãos de ritos copta católicos e ortodoxos e de rito bizantino lhe dedicam grande relevância e a celebração de sua vida pastoral tem grande destaque.

Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães, Portugal, as Festas Nicolinas , uma das mais antigas celebrações acadêmicas do Mundo.

Provérbio:
A tristeza no coração é como a traça no pano. (Camões)

Imagem relacionada


quinta-feira, 2 de novembro de 2017

168) SANTA GENOVEVA

"Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Salmos 46:1

Comemora-se em 3 de janeiro
Oração de Santa Genoveva

“Ó Deus, nosso Pai, por intermédio de Santa Genoveva, afastai de nós as doenças, a fome, as guerras, as incompreensões e o ódio entre os irmãos. Concedei-nos uma particular devoção ao solo pátrio e, principalmente, um grande amor por nossos concidadãos. Jamais nos falte Senhor, a vossa proteção e auxílio nas dificuldades e provações pelas quais passamos. Nós Vos louvamos e damos graças. Amém”

Santa Genoveva é a padroeira de Paris, sempre invocada em grandes calamidades, epidemias e nas inundações do Sena.

estatua na igreja de Saint Etienne-du-Mont

Natural de Nenterre cidade perto de Paris, Viveu entre 422 e 502.
 Consagrada a vida religiosa desde a infância era conhecida por seu amor de testemunhar Jesus Cristo. Era parte de uma irmandade que prestava serviços religiosos e de caridade à população, socorrendo sempre pobres e doentes.
Foi inspiradora da conversão do rei Clovis I (primeiro monarca católico da França) com a ajuda de sua esposa Sta Clotilde, intercedendo pela vida de muitos prisioneiros. Liderou junto ao rei, a construção da belíssima Basílica de Saint Denis e ainda a Igreja de São Pedro e São Paulo.
No século XVII o rei Luís XV curado de uma grave doença pela intercessão de Santa Genoveva, mandou construir uma Basílica em homenagem à ela . A igreja foi destruída durante a Revolução Francesa e depois transformada no atual Panteon de Paris.
Saint Etienne du Mont - 5º arrondissement perto do Pantheon em Paris


Santa Genoveva é venerada na igreja de Saint Etienne-du-Mont ou São Estevão do Monte  no centro de Paris.

Provérbio:
A fé abre todas as janelas e portas de um mundo fechado. (Frei Clemente Kesselmeier)


domingo, 17 de setembro de 2017

167) ESPERANDO JESUS

"Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam". Salmos 86:5


                            ESPERANDO JESUS

    Senhor, abre nosso coração para receber Teu Santo Espírito.
    Ensina-nos a esperar Tua vinda, como fazia Maria no dia da Anunciação e no Pentecostes- o nascimento da Igreja -, quando ela se converteu em nossa Mãe.
    Mostra à nova geração que Teu Filho Jesus Cristo permanece sempre e para sempre como único Salvador do mundo.
    Ajuda-nos a proclamar com voz forte e com audácia que ele é o ”caminho, a verdade e a vida”.
    O caminho que nos leva a nosso destino final.
  A verdade que ilumina nosso caminho através da obscuridade da vida e do mundo.A vida que nos enche de profunda paz.
    Permite que Teus discípulos, no amanhecer do terceiro milênio, apressem os passo e obedeçam a Teu mandato de ser “um”, na unidade com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para que juntos nos aproximemos do Senhor, radiantes com a Sua luz, sem sombras no rosto, para que o mundo inteiro conheça e reconheça Jesus Cristo vivo em Seus discípulos. Amém
                                                                                                                    L.J. Cardeal Suenes

Provérbio:
Para o sábio nenhuma verdade é amarga. (Maurice Maeterlinck)

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

166) SANTA ADELAIDE


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.Salmos 23:1-3


comemora-se em 16 de dezembro

         Adelaide está incluída no elenco das “Grandes mulheres na História do Mundo - primeiro milênio”.

A vida de Santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou.
     De rainha tornou-se prisioneira, sofreu maus tratos e passou por diversas privações, para depois, finalmente assumir um império. Tudo isso dentro da honestidade, vivendo uma existência piedosa, de muita humildade e extrema caridade para com os pobres e doentes.

    Exemplo cristão de princesa, rainha, imperatriz e mãe, sua vida é um exemplo para as mães de família. 
    Santo Odilo de Cluny, seu biógrafo, nos informa que: no seio da família mostrava soberana amabilidade, no trato com estranhos era de uma fidalguia prudente e reservada. Mãe dos pobres, era protetora das instituições eclesiásticas e religiosas.

    Boa e humilde para os bons, era severa em castigar os maus e os ímpios. Humilde na prosperidade, era paciente e conformada na adversidade; sóbria e modesta no comer e vestir; constante na prática dos exercícios de piedade, penitência e caridade, era o modelo de uma perfeita cristã. 

    Colocada sobre o trono, o orgulho não lhe tomou posse do coração e das virtudes nenhum reclame fez. Acreditava que uma nação só era progressista com a benção de Deus. E, por isso passou a implantar várias igrejas, casas de oração e casas de formação pelo reino afora.



Intitulava-se Adelaide, por graça de Deus Imperatriz, e por si mesma pobre pecadora e deficiente serva de Deus.

Nos últimos anos de vida, Adelaide foi para o Convento beneditino de Selz, na Alsácia, que ela fundara, em Strasburg. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.

imagem na Igreja de Saint-Etienne - Alsácia
ORAÇÃO 
Faça, Senhor Deus, nosso Pai, que aspiremos incansavelmente ao descanso que nos preparastes em vosso reino. Dai-nos forças e inteligência nesta vida, para suportarmos as agruras que nos rodeiam; para promovermos o bem e a justiça e servirmos nossos irmãos. Amém.
ORAÇÃO
Concedei-nos, Senhor, pela intercessão de Santa Adelaide,
que nossas famílias sejam protegidas e livres de toda desunião e rancor.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Padroeira de:
vítimas de abuso, problemas entre noras/ genros e sogras/sogros, pais de famílias grandes, madrastas, viúvas .

Provérbio:
É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. (Coelho Neto)
Imagem relacionada

quarta-feira, 21 de junho de 2017

165) SÃO GUILHERME DE VERCELLI

"1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores." Salmos, 1, 1

Imagem na Abadia de Montevergine
Comemora-se em 25 de junho

        S. Guilherme (ou William de Vercelli) é um daqueles grandes sinais com que Deus estimula os homens a reconhecer um verdadeiro modelo de santidade e grandeza espiritual. 
        Fundador dos eremitas do Monte-Vergine, ou “Williamites”, Guilherme nasceu em Vercelli, Itália, no ano de 1085 .

        Com a idade de quinze anos ele fez o voto de renunciar ao mundo e levar uma vida de penitência. Com essa finalidade em mente, fez uma peregrinação a S. Tiago de Compostela e após, iniciou uma peregrinação à Terra Santa, mas por inspiração divina,permaneceu na Itália, onde  serviria melhor a Deus .
        
Assim, Guilherme construiu uma cabana no Monte-Vergine, tornando-se eremita e inexplicavelmente  acolhido por lobos. 




        Mas outras pessoas agruparam-se a ele atraídas por sua santidade de vida e pelos muitos milagres que fazia.
        Em breve, um mosteiro foi construído, e por volta de 1119, foi fundada a Congregação de Monte-Virgine, segundo a regra de S. Bento.

    Roger I, de Nápoles, tomou-o sob seu patrocínio, e naquele reino o santo fundou muitos mosteiros, tanto para religiosos quanto para religiosas.
        Sabe-se que, na  abadia de Monte-Vergine foi secretamente escondido de 1939 a 1946 o Sudário de Turim. para ocultá-lo das perseguições e ataques, na segunda guerra.
        São Guilherme de Vercelli morreu no mosteiro de Goleto, no dia 25 de junho de 1142. Os seus restos mortais foram transferidos para o santuário do Mosteiro de Maria de Montevergine, do qual foi fundador. Foi canonizado papa Pio XII em 1942 e declarado padroeiro da Irpínia.

    O Missal Romano Quotidiano assim se refere a ele:
"Ó Deus, que para caminharmos nas vias da salvação, nos dais a proteção e o exemplo dos santos, fazei que a veneração dos merecimentos do bem-aventurado Guilherme nos encaminhe por seus passos e nos concilie o auxílio da sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo."


Sanuário de Montevergine
Santuário de Montevergine:
Via Loreto 1, 83013 - Montevergine - Avellino - Itália
www.santuariodimontevergine.com

Provérbio:
Onde existe pobreza com alegria, não existe avareza. (São Francisco de Assis)

Imagem relacionada

domingo, 9 de abril de 2017

164) SANTA ÁGUEDA



"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança."  Salmos 33:12

comemora-se em 5 de Fevereiro

      Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III. A grande santa italiana foi uma jovem que viveu radicalmente o Evangelho, num tempo em que o imperador Décio perseguiu fortemente o Cristianismo com punições sofrimento e morte. 
    Ela foi denunciada e condenada injustamente por se negar a casar com Quinciano, por coerência à sua crença e vocação. Em 254 foi, por ele, cruelmente martirizada chegando a arrancar-lhe os seios.

    "Demasiado criminoso e tirano cruel, não tens vergonha de cortar aquilo em uma mulher que tu sugou em tua mãe, e da qual tu foste alimentado? Mas eu tenho meus seios inteiros em minha alma, a qual ordenei servir nosso senhor Jesus Cristo, desde o começo de minha juventude.
 "Minha coragem e minha mente estão tão firmemente fundadas sob a pedra firme de Jesus Cristo, que por dor alguma podem ser mudadas.”

    Na prisão, a virgem recebeu uma visão de São Pedro que a reconfortou com uma luz divina e a curou de seus ferimentos.
Depois disso ainda foi submetida ao martírio das brasas.
Suas últimas palavras foram: "Senhor, meu Criador, tu sempre me protegeu desde o berço; tu me tirou do amor do mundo e me deu paciência para sofrer. Receba agora minha alma."

    Um ano após sua morte houve um grande incêndio, devido a erupção do Etna, ameaçando toda a cidade de Catânia.  Desesperados, os catanenses recorreram a Sta Águeda usando como escudo o véu que estava no seu sepulcro. As chamas se extinguiram em 5 de fevereiro , dia de sua celebração.
O corpo de Ágata foi sepultado na Catedral de Catânia.

    No século XI, se descobriria que seu corpo estava incorrupto.

    Ágata está entre as sete mulheres que, junto com Virgem Maria, são celebradas no Cânone da Missa. É celebrada como santa pela Igreja Católica e Ortodoxa e sua festa litúrgica ocorre dia 5 de fevereiro.

    É festejada em Catânia, na Espanha e no sul da Alemanha e na Áustria, onde pães são cozidos na forma de seios pequenos e são abençoados no dia 5.
 São usados contra doenças nas mamas, febre e queimaduras; e suas migalhas são espalhadas pelas residências para prevenir incêndios.

É Padroeira da Ilha de Malta.

Oração a Santa Águeda protetora das mamas

    Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Águeda, que para não trair a fé em Jesus Cristo preferiste ter os seios arrancados no martírio e miraculosamente curados na prisão, olhai por vossas filhas que , cheias de confiança, se dirigem a vós. vós soubestes conservar-vos íntegra diante de Deus, liberta-nos da tentação de trocar nossa fé por valores passageiros que nos afastam de Deus. jovem que fostes, livrai nossos jovens das drogas, do consumismo, da prostituição e de todo tipo de exploração. e como disseste ao vosso torturador:”não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te deu para dele tirares o alimento”, livrai-nos de todos os males da mama para que , a cada dia, vivendo como verdadeiras cristãs, possamos dizer convosco:”tenho na minha alma os seios íntegros, com os quais nutro todos os meus sentidos que desde a infância consagrei a Cristo Jesus. amém.

Reze um pai e nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Em Burgos - Espanha
Igrejas dedicadas à Santa Águeda:


Catedral de Catânia


Trastevere - Roma

Provérbio:
A honestidade e a franqueza nos tornam vulneráveis. assim mesmo seja honesto e franco. (Pe. Roque Schneider)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

163) SANTA INÊS

" Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei".Salmos 91:2


comemora-se em 21 de Janeiro
Oração 
    Ó dulcíssimo Senhor Jesus Cristo, fonte de todas as virtudes, amigo das almas virginais, vencedor fortíssimo das ciladas dos poderosos, severíssimo extirpador de todos os vícios, lançai propício vosso olhar para a minha fraqueza, e pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, a Virgem Maria e de Santa Inês, concedei o auxilio de vossa divina graça.

        É uma das Santas mais antigas do cristianismo e foi martirizada durante a décima perseguição contra os cristãos, desta vez imposta pelo imperador Diocleciano, em 304.
    Tinha apenas 13 anos quando foi denunciada como cristã. Santa Inês é o símbolo da inocência e da castidade, que ela defendeu com a própria vida. Foi morta por decapitação a fio de espada, depois de sair ilesa de outros castigos através de milagres presenciados por seus algozes. Após sua morte apareceu a seus pais cercada de anjos.

     Foi dessa maneira que a jovem Inês testemunhou sua fé em Cristo.
    Em 354, foi erguida uma Basílica em homenagem à Santa Inês a pedido da filha do imperador Constantino que obteve através da Santa o milagre da cura. Ali se encontram suas relíquias e seu túmulo.

Basílica de Santa Inês Fora dos Muros
Via Nomentana 349 - Roma - Itália


Igreja de Santa Inês
Rua Mary Pessoa 91 - Gávea - Rio - RJ - Brasil

Todos os anos, no dia consagrado á Ela (21 de Janeiro) os padres da Basílica de Santa Inês levam dois cordeiros para o Papa abençoar. A lã deles é levada para fazer os pálios, 2 tiras de lã branca, que são usados na liturgia pelos Arcebispos da Igreja Católica.
   Na sua representação Santa Inês leva um lírio nas mãos, lembrando sua pureza e um cordeiro nos braços, símbolo de Jesus Cristo. É protetora dos noivos.

Provérbio:
A verdadeira felicidade custa pouco; se for cara não é de boa qualidade. (Chateaubriand)
Imagem relacionada

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

162) SANTA BAKHITA

Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor ouviu o meu choro. Salmo6:8

Comemora-se em 8 de fevereiro

Oração:
   O Santa Josefina Bakhìta, que desde menina foste enriquecida
por Deus com tantos dons e a ele correspondeste com todo o amor,
 olha por nós.
    Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no amor a Deus e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade. de raça de cor ou de situação social.
   Que pratiquemos sempre, como as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência.
Pede ao Pai do Céu, ó Santa Bakhíta, a graça de que mais preciso
fazer o pedido). Amém.

Santa Josephina Bakhita

   Nascida no Sudão conheceu por longo tempo as angústias da escravidão. Quando comprada pelo cônsul italiano  Calisto Lagnani finalmente encontrou serenidade e carinho. Levada para a Itália foi entregue as Irmãs Canossianas onde tornou-se religiosa no Instituto Santa Madalena de Canosse.

   Por mais de 50 anos esta humilde Filha da Caridade dedicou-se a todas as tarefas com dedicação e serenidade principalmente com crianças, pobres e doentes. Era carinhosamente chamada pelos moradores da cidade de Schio de Irmã Morena.
   Já na velhice acometeu-lhe uma longa e dolorosa doença, mas enquanto foi possível ofereceu seu testemunho de fé, bondade e esperança.


Igreja de Santa Bakhita em Schio - Itália


Provérbio:
É humilde quem se esconde no seu nada e sabe abandonar-se em Deus. (São João da Cruz)
Resultado de imagem para barrinhas decorativas para blog