terça-feira, 23 de setembro de 2025

210) SÃO PIER GIORGIO FRASSATI

 "Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos." (Sl 24;10)

Comemora-se em 4 de julho

            Filho de Alfredo Frassati e Adelaide Ametis, família abastada, Pier Giorgio nasceu em 6 de abril de 1901 e viveu sobretudo no Piemonte, na cidade de Turim.
            Pier Giorgio não se sentia à vontade na classe social onde vivia, nem na sua vida no lar, onde a fé era um elemento mais formal.  Dedicou-se desde muito novo a várias obras sociais, de caridade e religiosas. Envolveu-se no seio de vários grupos católicos de juventude mais tarde torna-se membro da Ordem Terceira de São Domingos.   Uma das suas máximas de vida era: «A Caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais».
             Estudante de Engenharia Industrial Mecânica na Escola Real Politécnica, entre 1918 e 1925, passou a estudar com especialização em mineração, para seguir de perto os mineiros, que, na época, eram considerados os mais explorados dos explorados. Infelizmente, não conseguiu concluir seu curso de graduação, em vida, mas apenas o título "honoris causa", em 2002. A sua prioridade não eram os estudos, mas a oração, a Eucaristia e a caridade.

            Os amigos de Pier Giorgio zombavam dele, chamando-o Empresa de Transporte “Frassati", porque sempre visitava os casebres da periferia de Turim, uma cidade de grandes intelectuais, mas também de tantos operários, pobres e excluídos de sociedade.
            O jovem Frassati levava de tudo às casas dos mais necessitados: alimentos, roupas, lenha, carvão, móveis, gastando todo o dinheiro que sua família lhe dava. Deixava as ocasiões mundanas para ir à Missa; ao invés da companhia dos jovens burgueses, preferia estar com os pobres, que saciava, a sua sede de viver o Evangelho.
           "Nunca esqueça que mesmo sendo a casa miserável, você está se aproximando de Cristo. Em meio aos doentes e desafortunados, vejo uma luz peculiar, uma luz que não temos”, disse Pier Giorgio a um amigo ao se referir aos pobres, nos quais via a Cristo."

            Seria um erro pensar que ele era um tipo estranho ou isolado, pelo contrário, repleto da verdadeira vida, era um grande apaixonado, entre outras coisas, pela montanha, da qual era um entusiasta alpinista.
           

             
Frassati morreu em 1925, vítima da poliomielite, e milhares de pessoas participaram no seu funeral,  sobretudo os pobres de Turim, que ele havia ajudado ou, até mesmo, apenas tocado com a sua vida repleta de Deus.
 "Não reconheço meu filho!", murmurou o pai, impressionado com a multidão presente . Seu pai, Alfredo Frassati, ,somente no momento em que o perdeu para sempre, compreendeu o filho. Desta forma, o pai se aproximou da fé, que amadureceu no fim da sua vida - ele faleceu em 1961 - provocando-lhe uma conversão poderosa e maravilhosa, que muitos consideraram, talvez, com razão, o "primeiro" milagre de Pier Giorgio.

            Frassati foi beatificado em 20 de maio de 1990 por Papa João Paulo II, ocasião em que também foi descrito como o Homem das oito Bem-aventuranças( As oito Bem-aventuranças são uma lista de atitudes e qualidades que Jesus apresenta no Sermão da Montanha (Mateus 5:3-12) Elas incluem ser humilde de espírito, chorar, ser manso, ter fome e sede de justiça, ser misericordioso, ser puro de coração, ser pacificador e ser perseguido por causa da justiça, prometendo a recompensa de Deus para cada).
Nesta ocasião ele também foi declarado Patrono dos desportistas.

            Foi canonizado, juntamente com São Carlo Acutis, no dia 07 de setembro de 2025, pelo Papa Leão XIV, durante a Santa Missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano.
            Sua memória litúrgica é celebrada no dia 4 de julho, em alusão à data de sua morte, em 1925. Encontra-se enterrado na Catedral de Turim.


 Oração a Pier Giorgio Frassati:
Senhor Jesus, dai-nos a coragem de voar alto,
fugir da tentação da mediocridade e da banalidade;
tornai-nos capazes, como Pier Giorgio,
de aspirar às coisas mais nobres,
com tenacidade e constância,
e acolher, com alegria, o vosso convite à santidade.
Livrai-nos do medo de não conseguir
ou da falsa modéstia de não ser chamados por Vós.
Concedei-nos a graça,
que vos pedimos, por intercessão de Pier Giorgio,
e a força para continuar, com fidelidade,
no caminho, que conduz, verdadeiramente, “ao alto".
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Frases de Frassati em cartas:
         “Nós — que, por graça de Deus, somos católicos — não devemos gastar os anos mais belos da nossa vida como desgraçadamente fazem tantos jovens infelizes que se preocupam com gozar os bens terrenos e não produzem nada de bom, mas que apenas fazem frutificar a imoralidade da nossa sociedade moderna.”
        “Infelizmente uma por uma das amizades terrenas produzem dores no nosso coração pelo afastamento. Por isso, queria que fizéssemos um pacto indestrutível que não conhece limites temporais nem fronteiras físicas: a aliança da oração.”

 
Movimentos e iniciativas religiosas sob o patrocínio de Pier Giorgio Frassati:

Juventude Frassati – movimento juvenil ligado à Casa de Ranquines, ativo em várias cidades de Alagoas, Brasil.
Frassati Fellowship of Catholic Young Adults – grupo de evangelização e serviço para jovens profissionais na Arquidiocese de Nova Iorque, Estados Unidos.
Frassati USA – apostolado leigo com sede no Tennessee, dedicado à difusão da espiritualidade de Frassati e ao apoio de obras de caridade.
Compagnia dei Tipi Loschi "Pier Giorgio Frassati" – associação católica italiana que retoma o espírito do grupo fundado pelo próprio Frassati em 1924.
Frassati Society – denominação adotada por diversos capítulos paroquiais de jovens adultos nos Estados Unidos (por exemplo, Our Lady of Mount Carmel, Indiana).
Frassati Leadership Program (Diocese de Hamilton, Canadá) – programa anual de formação para jovens líderes católicos do ensino médio inspirado na vida e nos ideais do beato.

Provérbio:
"Pensar em fazer grandes coisas é o melhor pretexto para não fazer as pequenas."  (Jacinto Benavente)