"Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!" Salmos 26:14
Desde muito jovem, a mística Gemma conversava com anjos e Nossa Senhora das Dores. Recebeu no corpo os estigmas de Cristo, que lhe trouxeram terríveis sofrimentos e muitos julgamentos da Igreja e da sociedade.
Nascida em Camigliano (Toscana) em 12 de março de 1878,Gemma Galgani teve uma infância feliz, cercada de atenção pela mãe, que lhe ensinava as orações e o amor a Jesus.
Órfã, caiu doente e só suplantou a grave enfermidade graças a bondade por parte da família Giannini, que a tratou nos seus últimos anos de vida, depois da morte do pai, como uma filha adotiva.
Quando rezava, Gemma era constantemente vista rodeada de uma luz divina. Conversava com anjos e recebia a visita de São Gabriel, de Nossa Senhora das Dores, devoção passionista, como ela desejara ser. Logo lhe apareceram no corpo os estigmas de Cristo, que lhe trouxeram terríveis sofrimentos, mas que era tudo o que ela mais desejava.
Gemma Galgani morreu muito doente, aos vinte e cinco anos, dia 11 de abril de 1903.
Imediatamente após sua morte, começou a devoção e veneração à “Virgem de Luca”, como passou a ser conhecida. Estão registradas muitas graças operadas com a intercessão de Gemma Galgani, que foi canonizada em 1940 pelo Papa Pio XII, declarando-a modelo para a juventude da Igreja e autorizando sua festa litúrgica para o dia de sua morte.
Ela é considerada como a primeira santa do século XX.