sábado, 11 de julho de 2020

187)SANTA SARA KALI

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho". Salmos 119:105




    Uma tradição cristã bastante antiga identifica Santa Sara como a servente de uma das três Marias que acompanharam Jesus Cristo na via dolorosa e permaneceram firmes ao lado dele até o momento de sua crucificação e morte.

    A tradição diz ainda que, por causa da perseguição contra os primeiros cristãos em Israel, Santa Sara, Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João), Maria Jacobina (irmã de Nossa Senhora), Maria Madalena, os irmãos Marta, Maria e Lazaro, e um cristão chamado Maximino, foram colocados num barco e este foi solto à deriva no mar mediterrâneo, sem remos e sem velas. Era por volta do ano 48 d. C.

    O barco à deriva chegou à França com todos milagrosamente sãos e salvos. A pequena embarcação chegou à cidade francesa que hoje se chama Sante Maries de La Mer (Santas Marias do Mar) em homenagem às santas mulheres que ali chegaram conduzidas pela providência divina.

    Santa Sara foi canonizada em 1712. A grande festa da Santa é celebrada em dois dias, 24 e 25 de maio. Um grande número de devotos de Santa Sara que vão para a pequena cidade da França. Lá, realizam uma grande procissão da igreja até o mar com muitas orações e cantos alegres. Depois voltam em festa para a igreja de Santa Sara.

    Santa Sara Kali (kali em hebraico quer dizer negra) é representada como uma mulher de pele escura, trazendo sobre a cabeça o seu famoso lenço, símbolo de sua pureza e consagração a Deus.

    A imagem de Santa Sara está depositada na cripta da igreja de Saint Michel. Lá também estão depositados os ossos da Santa, guardados como relíquias sagradas.




Esta Igreja de Saint Michel é a de Notre Dame de La Mer, em Saintes-Maries-de-La-Mer, situada em Camargue - Provence - France. ( blog: Dicas de Francês para Brasileiros)

    Os devotos que têm seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço . Centenas de lenços se acumulam aos seus pés

    Santa Sara, padroeira do povo cigano, das mulheres que querem engravidar, do bom parto, dos exilados e dos desesperados.

Oração a Santa Sara

        Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
         Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. 
        Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos. 
        Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. 
        Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos. 
        Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. 
        Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
         Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.
         Santa Sara, rogai por nós. Amém.
Fonte: Site Cruz Terra Santa – Santos e Ícones Católicos.

Provérbio:
"Podes enganar a vida muito tempo, mas ela acaba sempre por fazer de nós aquilo  pra que somos feitos"