domingo, 25 de outubro de 2020

188) SANTO AMARO OU SÃO MAURO

"Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas"Salmo36:7

Comemora-se em 15 de janeiro


Santo Amaro foi um dos primeiros discípulos de São Bento, e tudo o que sabemos a respeito dele está contido em trechos da vida de São Bento, escrita por São Gregório Magno e em uma biografia apócrifa(Texto ou obra que não tem reconhecimento como autoridade canônica.) escrita na metade do século IX.

Santo Amaro ou São Mauro, nasceu em Roma no final do século V. Seu pai, o senador Equício o confiou, ainda jovem, aos cuidados do monge São Bento. Realidade daquele tempo, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade.

Homem de grande virtude, modelo de obediência, humildade e caridade, Santo Amaro era austero consigo, porém bondoso e caridoso com os outros. Sua regra de vida consistia na leitura meditada da Palavra de Deus, trabalho e intensa caridade fraterna.

Santo Amaro freqüentava o monastério do Subíaco, convivendo e aprendendo a vivência cristã com São Bento. Acompanhou o mestre até que este se fixou em Monte cassino. Por indicação de São Bento, Santo Amaro tornou-se o primeiro superior e administrador do Monastério.

Conta-se, como seu milagre:

“Enquanto estava imerso em oração, São Bento percebeu, em visão, que o menino Plácido, que tinha ido buscar água num lago, tinha caído e corria o risco de se afogar. O santo abade chamou Amaro e lhe disse: “Meu irmão Amaro, corre porque aquele mongezinho que foi buscar água caiu e a onda o carrega”. Amaro, em incondicional obediência, partiu imediatamente: correu ao lago e foi ao encontro de Plácido no meio do lago, tomou-o pelos cabelos e o carregou até a terra. Só então percebeu haver caminhado sobre as ondas, como o apóstolo São Pedro no lago de Tiberíades.”



A pedido do bispo de Le Mans , na França, Santo Amaro, após uma grande jornada, ond realizou muitos milagres de cura, Santo Amaro ou São Mauro, fundou a Abadia de Glanfeuil como o primeiro mosteiro Beneditino na França. Ela se localiza no banco sul do Rio Loire, a alguns poucos quilômetros a leste de Angers, onde viveu até a sua morte aos setenta e dois anos. Amaro foi acometido por uma peste que também havia levado a morte muitos dos monges que com ele viviam.

Posteriormente, a abadia ficou tão conhecida que batizou a cidade segundo o nome de seu fundador, Saint- Maur. 
Daquele mosteiro restam a nave da igreja, algumas vinhas (que deram origem ao vinho chenin) e uma parede com um crucifixo, tido como Cruz de Santo Amaro 

A devoção a Santo Amaro é amplamente divulgada em toda a França, sendo o patrono de muitas cidades. 
No Brasil as festividades de maior notoriedade, em honra a Santo Amaro, ocorrem em Santo Amaro (Bahia) e no distrito de Santo Amaro em São Paulo.

Oração:

        Ó Santo Amaro, fiel filho de são Bento, servo de nosso senhor Jesus Cristo, que pela virtude da obediência andastes sobre a água e não afundastes que pela fé na cruz de cristo, e por tua ardente caridade, curastes cegos, aleijados, mudos e todos os que a vós recorriam saíam aliviados de seus fardos.
        Hoje, recorro a vós, santo Amaro, e assim como são Plácido, em apuros, se afogando no lago, peço-vos socorro.
        Assim como são Plácido, agarrai-me pelos cabelos e colocai-me num lugar seguro, que meus pensamentos, palavras e atos andem sempre pelas margens tranquilas e seguras da vontade e da graça de Deus.
        Esteja ao meu lado, Santo Amaro, e com o poder do sinal da cruz afastai de mim todos os males (Faça o sinal da Cruz) do corpo e da alma, toda inveja ou maus pensamentos, todas as armadilhas dos inimigos visíveis e invisíveis, sejam destruídas pelo poder do sinal da nossa redenção (Faça o sinal da cruz), se há alguma enfermidade que ela se acabe pelo poder do sinal de cristo (Faça o sinal da cruz), pois por este sinal fizestes milagres outrora, ó Santo Amaro, e, hoje, continuais a fazer a todos que em vós se confiam e se valem de vossa intercessão.
        Pela intercessão de santo Amaro, livre-nos Deus de todos os males da alma e do corpo.

Provérbio:
"As mais ricas heranças que os filhos recebem dos pais é a lição viva do amor." (Frei Anselmo)

sábado, 11 de julho de 2020

187)SANTA SARA KALI

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho". Salmos 119:105




    Uma tradição cristã bastante antiga identifica Santa Sara como a servente de uma das três Marias que acompanharam Jesus Cristo na via dolorosa e permaneceram firmes ao lado dele até o momento de sua crucificação e morte.

    A tradição diz ainda que, por causa da perseguição contra os primeiros cristãos em Israel, Santa Sara, Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago e João), Maria Jacobina (irmã de Nossa Senhora), Maria Madalena, os irmãos Marta, Maria e Lazaro, e um cristão chamado Maximino, foram colocados num barco e este foi solto à deriva no mar mediterrâneo, sem remos e sem velas. Era por volta do ano 48 d. C.

    O barco à deriva chegou à França com todos milagrosamente sãos e salvos. A pequena embarcação chegou à cidade francesa que hoje se chama Sante Maries de La Mer (Santas Marias do Mar) em homenagem às santas mulheres que ali chegaram conduzidas pela providência divina.

    Santa Sara foi canonizada em 1712. A grande festa da Santa é celebrada em dois dias, 24 e 25 de maio. Um grande número de devotos de Santa Sara que vão para a pequena cidade da França. Lá, realizam uma grande procissão da igreja até o mar com muitas orações e cantos alegres. Depois voltam em festa para a igreja de Santa Sara.

    Santa Sara Kali (kali em hebraico quer dizer negra) é representada como uma mulher de pele escura, trazendo sobre a cabeça o seu famoso lenço, símbolo de sua pureza e consagração a Deus.

    A imagem de Santa Sara está depositada na cripta da igreja de Saint Michel. Lá também estão depositados os ossos da Santa, guardados como relíquias sagradas.




Esta Igreja de Saint Michel é a de Notre Dame de La Mer, em Saintes-Maries-de-La-Mer, situada em Camargue - Provence - France. ( blog: Dicas de Francês para Brasileiros)

    Os devotos que têm seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço . Centenas de lenços se acumulam aos seus pés

    Santa Sara, padroeira do povo cigano, das mulheres que querem engravidar, do bom parto, dos exilados e dos desesperados.

Oração a Santa Sara

        Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
         Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. 
        Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos. 
        Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. 
        Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos. 
        Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. 
        Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
         Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.
         Santa Sara, rogai por nós. Amém.
Fonte: Site Cruz Terra Santa – Santos e Ícones Católicos.

Provérbio:
"Podes enganar a vida muito tempo, mas ela acaba sempre por fazer de nós aquilo  pra que somos feitos" 

sexta-feira, 1 de maio de 2020

186) NHÁ CHICA

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."Salmos 1:1

Comemora-se em 14 de junho

ORAÇÃO Á BEM AVENTURADA FRANCISCA DE PAULA JESUS - NHÁ - CHICA

          Deus nosso Pai, vós revelais as riquezas de vosso Reino aos pobres e simples.
Assim agraciastes a Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, com inúmeros dons: Fé profunda, Amor ao próximo e grande sabedoria. 
 Amou a Igreja e manteve uma filial devoção à Imaculada Conceição.
Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos (pedir a graça).
        Por Cristo , Nosso Senhor. Amém

NOVENA À SANTÍSSIMA TRINDADE

(Para obter graça pela intercessão da Serva de Deus Francisca Paula de Jesus - Nhá Chica)

I -    Deus, Pai Celeste, nosso Criador e Senhor, nós Vos agradecemos por ter enriquecido a vossa serva Francisca Paula de Jesus, Nhá-Chica, com os tesouros da fé e da caridade, que ela difundiu entre todos aqueles que dela se acercavam ou com ela tratavam.Concedei também a nós uma fé viva e ardente caridade a fim de que nos conservemos sempre unidos a Vós pela graça santificante.
3 GLÓRIA PATRI.
Pai Celeste que sois Deus, tende Piedade de nós.

II -    Deus Filho, nosso Amabilíssimo Redentor, nós Vos agradecemos por terdes feito a vossa serva Francisca Paula de Jesus instrumento da vossa misericórdia na conversão dos pecadores, pelos quais ela tanto trabalhou com suas orações, penitências e conselhos, conseguindo a volta a Deus de muitas almas; pedimos a Vós, ó Jesus nosso Salvador, nos concedais a graça do arrependimento de nossos pecados e o perdão a fim de vivermos sempre unidos a vós pela fidelidade aos nossos deveres de cristãos.
3 GLÓRIA PATRI ...
Deus Redentor do mundo, tende piedade de nós. .

III -    Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo que pelas orações da vossa serva Francisca Paula de Jesus, concedestes e ainda concedeis tantas graças àqueles que Vos invocam em seu nome, dignai- Vos ouvir benignamente nossas súplicas e concedei-nos a graça................ .
de que necessitamos e nela seja glorificado o vosso santo nome.
3 GLÓRIA PATRI ...
Santíssima Trindade que sois um só Deus,tende piedade de nós.

ORAÇÃO A N. S. DA CONCEIÇÃO


       Ó nossa boa Mãe do Céu, não nos abandoneis, protegei-nos, defendei-nos, salvai-nos. Assim seja.Ó Maria Imaculada, Senhora da Conceição, Filha predileta do Eterno e Divino Pai, Mãe Santíssima do Eterno Divino Filho,    Esposa Imaculada do Espírito Santo, Nossa Senhora, pela devoção e amor terníssimo que para convosco teve a serva de Deus, Francisca Paula de Jesus, erguendo em vossa honra uma Capela, intercedei junto à Santíssima  Trindade e alcançai-nos as graças que com viva fé vos pedimos.
3 Ave Marias e Salve Rainha.

Dados Biográficos de Francisca Paula de Jesus (Nhá Chica)


Nasceu em S. João Del-Rei, (Estado de Minas Gerais), no ano de 1808. Ainda jovem mudou-se para Baependi. Órfã aos dez anos, fiel aos conselhos maternos, recusou casar-se para melhor servir a Deus e praticar a caridade. Viveu sempre escondida aos olhos do mundo numa humilde choupana, atrás da Capela que se ergue em honra de Nossa Senhora da Conceição. Sua vida pobre transcorrera serena entre trabalho e oração.



Apesar de sua humildade não pôde ficar oculta aos olhos do mundo; suas virtudes cristãs irradiavam tal esplendor que, do seu modesto retiro atraía muitas almas que buscavam luzes e orações. Morreu piedosamente no dia 14 de junho de 1895, com a idade de 87 anos, sendo sepultada na capela que ela mesma levantou em honra de Nossa Senhora da Conceição, e, depois de sua morte, diversas vezes reformada.


Ali a piedade dos fiéis ergueu -lhe um mausoléu de mármore.
É continuamente visitado pelos devotos que a invocam como intercessora junto a Deus.

Instituto Nhá Chica - Acolher, cuidar e promover a vida de crianças e adolescentes com mãos e coração maternos. - Rua da Conceição 165 - centro - Baependi MG - e-mail: faleconosco@nhachica.org.br
Aos fiéis que receberem graças pela intercessão da Serva de Deus, "Nhá Chica", pedimos comunicá-las às Irmãs Terceiras Franciscanas de Nosso Senhor. "Fundação Nhá Chica" 
- Baependí - Minas Gerais. - Caixa Postal, 61.

No Rio de Janeiro Nhá Chica é venerada na Paróquia de Santo Expedito. Tel.: (21) 2270-7464

Provérbio:
"Se carregares tua cruz com ânimo, ela te carregará"


terça-feira, 14 de abril de 2020

185) SÃO JOÃO GABRIEL PERBOYRE


"Porque a mim se confiou hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece, e ao seu lado estarei em suas dores."
Salmo 90.


(Família Vicentina - A família Vicentina é o conjunto de todos os grupos religiosos que encontraram inspiração em são Vicente de Paulo, principalmente na sua dedicação, pregada e praticada, a serviço dos pobres. São chamados também de Lazaristas. Nascida há 400 anos, a F. V. está presente em 80 países com 225 ramos de várias comunidades, seguindo sempre o exemplo de seu fundador: São Vicente de Paulo – Padroeiro Universal das obras de Caridade.)

        João Gabriel Perboyre nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (França), numa família de agricultores, numerosa e profundamente cristã. 

        Aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote.

        Ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem.

        Em Paris,foi professor e diretor nos seminários vicentinos. Porém seu desejo era ser um missionário na China, onde os vicentinos atuavam e onde, recentemente, Padre Clet fora martirizado.

        Em 1832, seu irmão, Padre Luís foi designado para lá. Mas ele morreu em pleno mar, antes de chegar às Missões na China. Foi assim que João Gabriel pediu para substituí-lo. Foi atendido e, três anos depois, em 1835, chegou em Macau, deixando assim registrado: “Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe”. "Não sei o que me espera no caminho que se abre diante de mim: sem dúvida a cruz, que é o pão cotidiano do missionário. O que se pode desejar para melhor pregar um Deus crucificado?"

        Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé. Entretanto foi denunciado e preso na revolta de 1839 com a perseguição aos europeus e católicos. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

        João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.


Oração a São João Gabriel Perboyre

         Deus eterno e todo-poderoso, que destes ao Beato João Gabriel Perboyre a graça de lutar pela justiça até a morte; concedei-nos, por sua intercessão, suportar por Vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de Vós que sois a nossa vida. 
        Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Provérbio:
"Buscando o bem de nossos semelhantes, encontraremos o nosso" (Platão)


Resultado de imagen de barras separadoras flores verdes | Barro

sexta-feira, 13 de março de 2020

184) O HOMEM INTEGRAL 2

"Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer."Salmos 33:12



REFLEXÕES RETIRADAS DO LIVRO "O HOMEM INTEGRAL" DE JOANNA DE ANGELIS - PSIC. POR DIVALDO FRANCO

1) O homem livre sonha e trabalha, confia e persevera, semeando a feliz colheita que virá. Meta a meta ele ascende, fazendo opções mais audaciosas no campo do belo, do útil, do humano.
Somente uma atitude saudável e uma emoção equilibrada, sem vestígios de ódio ou desejo de vingança, podem planejar para o bem, o êxito, a felicidade.




2) A liberdade não se herda de gerações passadas. Cada indivíduo a conquista lentamente acumulando experiências e amadurecimento.
Esvaziados de objetivos elevados, o indivíduo ou os grupos sociais proporcionam a anarquia, que se mascara em liberdade. Sem ideal, sem consciência ética, permanecem vazios e presos a desejos que nunca satisfazem.



3) Medos, aspirações e sofrimentos, estereotipam-se em forma mitológica como, por exemplo, a mitologia grega expõe.
Os mitos modernos criados pela mídia e tecnologia (super-homens, He-Man, robôs heróis etc.) geram personalidades extraordinárias permitindo que a ficção leve os jovens modernos a confundir suas possibilidades limitadas com as remotas conquistas de fantasia, dando margem a uma cultura superficial e vandálica.
A extravagância torna-se modelo de autorrealização, desde que choque e agrida o convívio social.



4) Breve os mitos cederão lugar a realidades, que já se apresentam como conquistas desafiadoras. Estas se incorporarão pouco a pouco ao cotidiano, ensinando disciplina, controle, respeito por si mesmo, aos outros e as autoridades, que no homem se fazem indispensáveis para a feliz coexistência pacífica.



5) O homem realmente não se conhece. Identifica e persegue metas exteriores sem uma identificação íntima, sem uma mente aberta aos valores morais internos. Assim se encontra desestruturado, sem a resistência necessária para suportar as vicissitudes que a todos surpreendem: enfermidades graves, golpes afetivos e a inexorabilidade da morte.



6) A experiência do Amor é essencial ao autodescobrimento, pois somente através dele se rompe a couraça do primitivismo, predominante ainda na natureza humana.
O Amor se expande como força cocriadora, estimulando todas as expressões e formas de vida. Possuidor de vitalidade multiplica-a naquele que o desenvolve quanto na pessoa a quem dirige. Energia pulsante é o próprio hálito da vida a sustentá-la.



7) Amar torna-se um hábito edificante, que leva à renúncia sem frustração, ao respeito sem submissão humilhante, à compreensão dinâmica, por revelar-se uma experiência de alta magnitude, sempre melhor para quem o exterioriza e dele se nutre.



8) A autoconsciência é o conhecimento lógico do que fazer e como executá-lo. Mas que não se torne uma obsessão, em face do excesso de cuidados, para não correr o risco lamentável do perfeccionismo. É uma forma de dilatação daquilo que já se sabe, aumentando espontaneamente a criatividade, levando a mais realizações efetivas.



9) A atitude apressada de viver emocionalmente acontecimentos futuros, que se darão ou não, prejudica a vivência confortadora das realidades presentes. Para esta conduta ansiosa Jesus recomendava que “a cada dia baste a sua aflição”, isto é significa manter-se a cada hora com equilíbrio e vive-la conforme se apresente.

10) A introspecção é um processo de conduzir a atenção para dentro, para análise das possibilidades íntimas.
A meditação desenvolve as forças latentes e não precisa afastar o homem para lugares especiais ou para comportamentos exóticos, desligando- se do mundo objetivo e caindo em alienação.
A introspecção cria o clima de segurança emocional para realizar uma ação de cada vez. Ajuda a manter a calma e a valorizar a sucessão das horas.
O homem introspectivo é comedido e atua conforme o momento, com serenidade, confiança e vigor.



11) As ações humanísticas são o passo que revelam a consciência ética do indivíduo que não se contenta com a experiência do prazer pessoal, dando-se conta das necessidades que lhe vigoram em volta, aguardando sua contribuição.
A consciência ética é a conquista de iluminação, da lucidez intelecto-moral, do dever solidário e humano. 



12) A religião se destina ao conforto moral e á preservação dos valores espirituais do homem. Desvelar os segredos da vida após a morte demonstra-lhe o prosseguimento das aspirações e valores humanos noutra dimensão, dentro da mesma realidade.
Ao lado da Ciência a religião deve favorecer a investigação em torno dos fundamentos existenciais, das origens do ser e do destino humano.
O desafio consiste na coragem da análise de conteúdo da religião, das suas teses e propostas, para que haja um relacionamento criativo entre o crente e a fé, a religiosidade e a religião.



13) A religiosidade é uma conquista que ultrapassa a adoção de uma religião, que independe do formalismo, que aproxima o indivíduo de Deus em toda sua plenitude, através de um inter-relacionamento integrador com a natureza e com todas as formas viventes ou não.



14) Fruto de um contexto imediatista-consumista, a sobrevivência do Homem está baseada nas falsas propostas de ‘ter” para “poder” e “parecer”; Formando assim uma sociedade de apresentação, sem profundidade, sem estrutura psicológica.



15) Ninguém é indispensável em lugar nenhum. Ao aposentar-se a desincumbência do dever reflete-lhe a nobreza de sua consciência. Além do dever o homem deve abraçar ideal de enobrecimento pessoal e grupal, participar, envolver-se emocionalmente, fazer-se presente na comunidade como complemento de sua conduta existencial.

Provérbio:
O coração não se encontra onde palpita, mas sim onde ama. (Sara Bronzino)


Resultado de imagem para barras decorativas

domingo, 23 de fevereiro de 2020

183) PRECE PELOS ENTES QUERIDOS


"É feliz quem não segue o conselho dos maus, não se detém no caminho dos pecadores, nem toma parte nas reuniões dos zombadores, mas na lei de Jevé encontra sua alegria e nela medita dia e noite." - Salmo 1:1


PRECE PELOS ENTES QUERIDOS


Senhor Jesus!
Concedeste-nos os entes queridos por tesouros que nos empresta.
Ensinai-nos a considerá-los e aceitá-los em suas verdadeiras condição de filhos de Deus, tanto quanto nós,  com necessidades e esperanças semelhante ás nossas.
Faze-nos , porém, observar que aspiram a gêneros de felicidade diferente da nossa e ajuda-nos a não lhes violentar o sentimento em nome do amor, no propósito inconsciente de escravizá-los aos nossos pontos de vista.
Emmanuel - Psicografia de Chico Xavier
livro: Mãos Unidas
Oração da Família

    Senhor, nós, aqui reunidos, pensando em Ti, Te reconhecemos como nosso Deus e nosso Pai.
    Cada um de nós tem um trabalho a fazer. Desejamos ficar unidos na alegria de nos sentirmos uma família. Todo o sacrifício, todas as preocupações de cada um nos ajudem a aumentar nossa união.
    Quando tudo correr bem, bendito sejas, Senhor! Quando a doença ou qualquer dificuldade atingir nossa casa, fica presente junto de nós, dando-nos força e coragem!
    Faze que o amor do esposo e da esposa seja conforto mútuo e satisfação para os filhos. Que os filhos cresçam como irmãos solidários, sempre dispostos a manter a chama de amor que une a todos.
    Que os filhos se preparem para a vida com decisão e constância. Ninguém seja peso para os outros, mas cada um ajude a todos a levar adiante seus ideais.
Conserva em nossos corações a fé, a confiança em Ti, o amor à Tua vontade.
Mons. Paulo Daher

Prece pelos filhos

   Mãe Santíssima, em tuas mãos coloco meus filhos (dizer os nomes) , protege-os, livrai-os de todo mal e perigo, concede-lhes a saúde e guie-os por um bom caminho. Em tuas mãos coloco todas as suas necessidades, para que as remedeies, que tu como mãe nossa bem conheces.

   Abençoada seja a tua pureza e eternamente seja, pois só um Deus se recria em tão grandiosa beleza, a ti celestial princesa, virgem sagrada.

   Maria eu te ofereço neste dia, alma, vida e coração, olhe para nós com compaixão, não nos deixe, mãe nossa e de-nos a sua santa benção que a recebemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Provérbio:
A primeira obrigação do amor é ouvir. ( Paulo Tillick)

Resultado de imagem para barras decorativas para textos