segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

178) SANTA MÔNICA

"Por maior que seja o temor da morte, deve vence-lo a força do amor com que se ama aquele que, sendo nossa vida, quis sofrer até a morte por nós."  Sto Agostinho

Santa Mônica: 
(mãe de Santo Agostinho, padroeira dos Pais)

   Nasceu no ano 332 em Tegaste na Argélia. Desde criança foi religiosa e caridosa demonstrando paciência e mansidão.
Casou-se com o nobre Patrício, homem rude e violento, motivo de muito sofrimento.
    Teve 3 filhos. O mais velho, Agostinho, lhe causou muita tristeza. Sempre com perseverança nunca desistiu da fé cristã e rezou durante 30 anos pela conversão de Agostinho. Suas orações foram ouvidas e viu todos os filhos e também o marido convertidos.
Morreu aos 56 anos em Óstia na Itália; mesmo ano da conversão de Santo Agostinho. Este escreveu sobre sua mãe: “Ela foi meu alicerce espiritual que me conduziu em direção a Fé verdadeira”.
    Mônica foi canonizada por ter sido a responsável pela conversão do filho, mostrando a importância da intervenção feminina no interior da família e que tudo pode ser mudado pela força da Oração.

Oração :
   Nobilíssima Santa Mônica, rogai por todas as mães, principalmente por aquelas mães que se esquecem que ser mãe é sacrificar-se.
Rogai, virtuosa Santa Mônica, para que abram-se as almas de todas as mães, para que elas enxerguem a beleza da vocação materna e assumam seus filhos com coragem.
Rogai, Santa Mônica, para que todas as mães saibam abraçar com Fé o sofrimento e a dor como instrumento de santificação para as famílias, e para sua própria santificação. Amém.

                                        Túmulo de Santa Mônica na 
Basílica de Sto Agostinho em Roma
                                                                                         - Rione Sant'Eustachio- Roma- Itália
                                                                                            

                                                Paróquia Santa Mônica - Av Ataulfo de Paiva 527 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ

Provérbio:
Todo mundo pode dominar uma dor, exceto quem a sente. ( William Shakespeare)


177) SANTO AGOSTINHO DE HIPONA

"Que deseja a alma com mais veemência que a verdade?" Sto Agostinho

comemora-se em 28 de agosto

Santo Agostinho de Hipona
    Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste (atual Argélia), em 13 de agosto de 354. Sua mãe era tão fervorosa em sua fé que também tornou-se santa: Santa Mônica.
    Agostinho não se importava com a fé e vivia uma vida pagã. Experimentou diversas doutrinas ao longo da vida e Santa Mônica sempre orava para que o filho se convertesse.
    Agostinho se tornou um brilhante professor de retórica em Cartago. Mais tarde, foi, às escondidas, para Roma e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor em uma importante universidade. Em Milão começaria também sua busca por respostas que a vida intelectual não oferecia. 
    Sua mãe mudou-se para Milão e exerceu certa influência sobre seu comportamento. Nesse tempo Agostinho aproximou-se do bispo Ambrósio (Santo Ambrósio de Milão). A princípio, queria apenas ouvir a retórica excelente do bispo mas foi se convencendo da verdade sobre Jesus Cristo pelas pregações de Santo Ambrósio. Sua mãe, ao mesmo tempo, não cessava de orar por ele. Agostinho finalmente conheceu a mensagem de Jesus e se admirou com a sua coerência.
    De volta a terra natal, Junto com alguns amigos de fé, deu início a uma comunidade monástica cujas regras foram escritas por ele mesmo. Deste embrião nasceram várias ordens e congregações religiosas masculinas e femininas, todas seguindo as regras e a inspiração “Agostiniana”.
    Anos mais tarde, assumiu o cargo de Bispo de Hipona, dedicando-se a escrever sobre filosofia e poesia religiosa. Por causa da sua influência no mundo cristão, foi considerado "Doutor da Igreja" e um dos filósofos mais importantes do cristianismo primitivo. 

 Agostinho converteu-se aos 33 anos, e faleceu em 430, aos 76 anos de idade. Seus restos mortais são venerados na igreja de São Pedro do Céu de Ouro na cidade de Pávia, na Itália. 

Pensamentos de santo Agostinho:
    “Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu fora. Estavas comigo e não eu contigo. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.”
    “Que eu te conheça, ó conhecedor meu! Que eu também te conheça como sou conhecido! Tu, ó força de minha alma, entra dentro dela, ajusta-a a ti, para a teres e possuíres sem mancha nem ruga.”
    “Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.”
    “Grandes coisas o Senhor nos promete no futuro! Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que, um dia, os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu pelos homens.”
    “Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre.”

Provérbio:
Minhas mãos, vou vesti-las de paz, para distribuir perdão sem medida. (Charles Pepper)
Resultado de imagem para barrinhas decorativas

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

176) SANTA APOLÔNIA


"Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida: estendes a mão contra a ira dos meus inimigos: a tua destra me salva." Salmos, 138:7

comemora-se em 9 de Fevereiro

Santa Apolônia viveu por volta de 250 d. C. em Alexandria, no Egito. Sua região era dominada pelo império romano e ela foi perseguida sob as leis de Décio, imperador que perseguiu ferozmente os cristãos. 

Presa pelo simples fato de ser cristã, Apolônia teve a chance de ser libertada se renegasse a fé em Cristo. Porém, ela não renegou Jesus. Então, foi submetida a horríveis torturas em praça pública. Primeiro, arrancaram-lhe os dentes. Depois, quebraram-lhe a face com socos e pedras. Vendo que ela não negaria Jesus, resolveram queima-la viva ,mas ela jogou-se voluntariamente na fogueira. Deus a protegeu do fogo. Então os carrascos decapitaram-na.

O gesto da mártir Apolônia, a sua vida reclusa dedicada à caridade cristã, provocou grande emoção e devoção na província africana inteira, onde ela consumou o seu sacrifício. Passou a ser venerada, porque foi justamente o seu apostolado desenvolvido entre os pobres da comunidade que a colocou na mira do ódio e da perseguição dos pagãos.

Santa Apolônia foi canonizada no ano 300. Seu culto é mais conhecido e divulgado na Europa, principalmente na Alemanha, França e Itália. Na Alemanha, Apolônia faz parte dos 14 Santos Auxiliadores escolhidos como os patronos da vida diária.
imagem do meu acervo 

Sua festa litúrgica é realizada no dia 9 de fevereiro. Ela é padroeira da Odontologia e dos cirurgiões-dentistas, dos que sofrem de dores na boca e problemas nos dentes.

Cenácolo di Sant' Appollonia
Monastério Beneditino de Santa Apolônia
Via27 Aprile nº1 - Florença- Itália


ORAÇÃO A SANTA APOLÔNIA

Ó bom Deus. Rogamos que a intercessão da gloriosa mártir de Alexandria, Santa Apolônia, nos livre de todas as enfermidades do rosto e da boca. Lembrai-vos principalmente das criaturas inocentes e indefesas. Afastai, se possível, a amargura das dores de dente. Iluminai, fortificai e protegei os cirurgiões-dentistas, para que sempre se dediquem ao próximo com o amor que de vós emana, e nos seja dado usufruir de vosso reino. Santa Apolônia, intercedei a Deus por nós. Amém.

Provérbio:
A oração é a vitamina para o espírito. ( Marcos Ângelo Mininel)
Resultado de imagem para barrinhas decorativas

terça-feira, 21 de agosto de 2018

175) SÃO JOÃO BATISTA

"O Senhor firma os passos de um homem, cuja conduta o agrada, ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão." Salmos 37: 23-24

comemora-se em 24 de junho

São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Ele foi o precursor de Jesus. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista.
Por causa de seu carisma, algumas vezes o povo pensava que São João Batista era o Messias. Mas ele sempre dizia: Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias. (Jo. 1-27).
Quando o próprio Jesus foi ao encontro de João Batista para ser batizado, São João disse: Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mt3-14), Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo.1-29)
Nas pregações,  São João não poupava o rei local, Herodes Antipas, Rei fantoche de Roma na Peréia e na Galileia. João denunciava a vida desregrada e adultera do rei. Herodes tinha se unido a Herodíades, sua cunhada.
São Marcos em seu evangelho narra que Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes. O rei ficou deslumbrado com ela e disse que daria tudo o que lhe pedisse. Então Salomé fala com sua mãe e pede a cabeça de São João Batista numa bandeja. Herodes fez como havia prometido diante dos convivas. (Mar 6.14-29)

São Agostinho faz a observação de que a Igreja celebra a festa dos santos na dia de sua morte, porém no caso de São João Batista, faz uma exceção e
comemora o dia de seu nascimento, porque foi santificado na ventre sua mãe.
São João Batista é um dos santos mais queridos do Brasil, tanto que o mês de junho é conhecido como o mês de São João no país. Quando Isabel estava grávida de João, ela havia combinado com Maria que quando o menino nascesse, iria avisar a prima pedindo ao marido que acendesse uma fogueira a frente da casa e erguendo um mastro em sinal do seu nascimento. Em uma noite estrelada, João nasceu e seu pai fez este sinal que se tornou símbolo das festas juninas.

Oração de São João Batista para o dia 24 de junho:
“São João Batista, voz que clama no deserto: ‘Endireitai os caminhos do Senhor… fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo.
São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.
São João, alegria do povo, rogai por nós.
Amém.”

sites consultados: Cruz Terra Santa; Canção Nova

Provérbio:
A palavra é para o ouvido o que a luz é para os olhos. (Madame Lambert)

Resultado de imagem para barrinhas decorativas


quarta-feira, 13 de junho de 2018

174) SANTA HELENA


Louvem o nome do senhor, louvem-nos todos, porque somente o seu nome é excelso. Salmo 148;7.


comemora-se em 18 de Agosto

Santa Helena foi mãe de Constantino Magno, o primeiro imperador romano cristão. 
Constantino, que sempre fora contra a perseguição dos cristãos, tornou-se cristão de fato quando durante uma batalha sem perspectivas de vitória, teve uma visão de uma cruz luminosa com os dizeres:" Com este sinal vencerás". mandou pintar nas suas bandeiras uma cruz e venceu a batalha contra seu adversário Maxêncio. Mandou acabar oficialmente com a perseguição aos cristãos assinando o Édito de Milão no ano 313.
Santa Helena abraçou o cristianismo vivendo na fé e na caridade. Aos 77 anos foi à Palestina conhecer os lugares santos. Em circunstâncias milagrosas encontrou a verdadeira cruz de Cristo sendo instituída a festa litúrgica de Santa Cruz. Ajudou a construir várias igrejas e mosteiros pela Europa. Ela mesma vivia em um convento na Palestina. transladou a "Escada Santa" para Roma.
Trata-se da escada do Palácio de Pôncio Pilatos, pela qual subiu Jesus quando foi apresentado à turba ululante depois da Flagelação. – o “Ecce Homo”

Morreu aos 80 anos e seus restos mortais se encontram no Vaticano.

Oração:

“Gloriosa Santa Helena, mãe do imperador Constantino,
que recebeste a valiosa graça
de descobrires o local onde estava oculta
a Santa Cruz onde Nosso Senhor Jesus Cristo
derramou o seu sagrado sangue pela redenção da Humanidade.

Eu Vos peço, Santa Helena,
defendei-me das tentações,
dos perigos, das aflições,
dos maus pensamentos e dos pecados.

Guiai-me nos meus caminhos,
dai-me força para  suportar as provas
que me forem impostas por Deus,
livrai-me do mal.
Assim seja.”

Ao fim desta oração de Santa Helena, reze um Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Salve Rainha.

Provérbio:
 Todo ser humano é um pobre que necessita pedir tudo a Deus. (São João Maria Vianney)

Resultado de imagem para barrinhas decorativas para blog

 

sábado, 5 de maio de 2018

173) SÃO JOÃO NEPOMUCENO


"A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes." Salmo 18; 19




comemora-se em 16 de maio

São João Nepomuceno: Mártir do segredo da Confissão

São João Nepomuceno nasceu na cidade de Nepomuk, Boêmia, Tchocoeslováquia em 1345. Culto e formado em direito Canônico tornou-se vigário geral da importante arquidiocese da Catedral de São Vito.

Sua segurança doutrinária demonstrada em seus sermões tornaram-no o confessor oficial da piedosa rainha.
escultura sobre a ponte Carlos - Praga - República Tcheca

O rei, dado a violentos acessos de fúria e infundadas desconfianças, mandou trazer o confessor á sua presença exigindo-lhe contar o que lhe confidenciava a rainha. São João Nepomuceno com firmeza o recusou:

“O que é dito dentro das santas paredes do confessionário é o mais estrito dos segredos. As palavras pelo penitente declinadas ante o sacerdote, sendo a matéria para a absolvição da alma pecadora, ali mesmo morrem. Disso tudo, somente Deus é testemunha,”

Tomado de fúria o rei ordenou a tortura do fiel confessor que manteve-se irredutível. Por fim o rei mandou atirá-lo de uma das pontes de Praga ao rio Moldava, perecendo afogado na noite de 20 de março de 1393.


Museu Nacional de Varsóvia - Polônia 

túmulo de São João Nepomuceno na catedral de São Vito - Praga
Foi canonizado em 1729, após a exumação do seu corpo, naturalmente desfeito pelo tempo, com exceção da língua que se manteve intacta.
No Brasil temos a cidade de São João Nepomuceno, na zona da mata mineira perto de Juiz de Fora, que ao completar 200 anos recebeu os restos mortais do Santo vindo diretamente do seu túmulo de prata, que fica na Catedral de São Vito, em Praga, na capital da República Tcheca em 16 de maio de 2015.

Provérbio:
A mentira reside na língua, o roubo na mão, as extorsões no coração. (Santo Antônio de Pádua)


Resultado de imagem para barrinhas decorativas para blog

terça-feira, 20 de março de 2018

172) NOSSA SENHORA DA PAZ


"Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha."Salmos 18:1




Virgem Branca- catedral de Toledo
   A devoção à Nossa Senhora da Paz tem 2 versões: Uma delas nasceu na cidade de Toledo, Espanha, no século XI. Os mouros invadiram a Espanha e transformaram um templo consagrado a Maria Santíssima em uma mesquita. Quando os cristãos retomaram Toledo fez parte do acordo com o rei espanhol a manutenção do templo como mesquita.
 A rainha seguida pela população saiu às ruas, todos vestidos de luto e pediram a Virgem que houvesse um entendimento entre o Rei e os mouros para que a Igreja fosse devolvida. A graça foi alcançada e a imagem da Virgem foi entronizada na igreja. Desde então passou a ser venerada como Nossa Senhora da Paz e celebrada em 9 de Julho.

A segunda versão data de 1682, quando na cidade de Vila do Mar em El Salvador encontraram uma pesada caixa de madeira que não conseguiram abrir. Julgando haver ali um valioso tesouro levaram-na no lombo de um burro para São Miguel a fim de registra-la como proprietários. Ao passar na frente da igreja da cidade o burro empacou e a caixa abriu-se facilmente. Dentro dela havia uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços. O povo, que estava em guerra com povos vizinhos, considerou a imagem como um sinal divino e cessaram a luta restabelecendo-se a paz. 
O grande milagre foi a restauração da fé.
 Outros milagres se sucederam, como quando a lava do vulcão Chaparrastique  desviou milagrosamente da cidade após os moradores pedirem a intercessão de Nossa Senhora. A vila passou a chamar-se Milagro de La Paz.

                                                                                     ORAÇÃO:
altar igreja Nossa Senhora da Paz - Ipanema - Rio - Brasil


Ô Maria, doce Mãe de Jesus Cristo “Príncipe da Paz”,
eis a Vossos pés Vossos filhos tristes,
perturbados e cheios de confusão,
pois afastou-se de nós a paz pelos nossos pecados.
Intercedei por nós, para que gozemos a paz com Deus
e nosso próximo, por Vosso Filho Jesus Cristo.
Ninguém pode dá-la, senão esse Jesus que recebemos de Vossas mãos.
Quando nasceu em Belém, os anjos nos anunciaram a paz.
Quando Ele abandonou-a no mundo, prometeu e deixou-a como Sua herança.
Vós, ó Rainha da Paz, estabelecei entre nós o reino
e reinai com Vosso filho no meio do Vosso povo,
que cheio de confiança se recomenda a Vossa proteção.
Afastai para longe de nós os sentimentos de amor próprio,
expulsai de nós o espírito de inveja, maldição, de discórdia.
Fazei-nos humildes na fortuna, fortes nos sofrimentos,
em paciência e caridade, firmes e confiantes na divina providência.
Abençoai-nos, dirigindo os nossos passos no caminho da paz,
da união e mútua caridade, para que, formando aqui a Vossa família,
possamos no céu bendizer-Vos e a Vosso divino filho, por toda a eternidade.
Assim seja. Amém.

Igreja Nossa Senhora da Paz - Ipanema - Rio de Janeiro - Brasil

Provérbio:
Se somos calmos e pacientes, encontraremos não só a nós mesmos, mas também a nossa alma e com essa, Deus (São Pio de Pietrelcina)
Imagem relacionada

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

171) SÃO BRÁS

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." Salmos 91:1




Oração de São Brás:
O sacerdote cruza duas velas perto do pescoço dos fiéis e diz: “Pelas orações e méritos  de São Brás, bispo e mártir, Deus te livre do mal da garganta e de qualquer outro mal.”
A Igreja acata esta tradição segundo a qual este santo sarou um menino sufocado por uma espinha de peixe a pedido da mãe afita.

São Brás nasceu na Armênia, Turquia, no século III. Foi bispo de Sebaste, tinha fama de santidade e taumaturgo (aquele que faz milagres). Exercia a profissão de médico e viveu numa época de perseguições aos católicos ao tempo do Imperador Licínio. Foi perseguido e martirizado dando exemplo de firmeza e fé.

Provérbio:
É bom ser importante, mas é muito importante ser bom. (Padre Antônio Vieira)

Resultado de imagem para barrinhas decorativas para blog